Desenvolvimento da Doutrina Social da Igreja no Magistério de João Paulo II
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2603 |
Resumo: | Este artigo apresenta os principiais fundamentos da Doutrina Social da Igreja desenvolvidos e aplicados ao pensamento social do Papa João Paulo II. Desde a Rerum Novarum (15 de maio de 1981), publicada por Leão XIII, a Igreja, de modo mais explicito, começou um labor de sistematizar seu pensamento social, cuja base de assenta, sem dúvidas, no Evangelho de Jesus. Objetiva-se, assim expor, as principais ideias do ensino social apresentadas em suas Encíclicas, notadamente, aquelas que possuem reflexão já incorporadas ao Magistério Social eclesial. O trabalho se divide em duas partes: a primeira, de cunho mais histórico, procurará colocar os principais fatores históricos, sociais e eclesiológicos que motivaram o surgimento do ensino social da Igreja e sua ressonância no Magistério, destacando: o papel de Leão XIII e a importância da Rerum Novarum (1891; de Pio XI com a Quadragesimo Anno (1931); as mensagens radiofônicas de Pio XII; João XXIII e a Mater et Magistra (1961) e Pacem in Terris (1963); Paulo VI com a Populorum Progressio (1967) e o Concílio Vaticano II com a Constituição Dogmática Gaudium et Spes (1965). Na segunda parte serão apontadas as principais temas e questões levantadas por João Paulo II em seu Magistério Social apresentadas na Laborem Exercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis (1987) e Centesimus Annus (1991). |
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Desenvolvimento da Doutrina Social da Igreja no Magistério de João Paulo IIEste artigo apresenta os principiais fundamentos da Doutrina Social da Igreja desenvolvidos e aplicados ao pensamento social do Papa João Paulo II. Desde a Rerum Novarum (15 de maio de 1981), publicada por Leão XIII, a Igreja, de modo mais explicito, começou um labor de sistematizar seu pensamento social, cuja base de assenta, sem dúvidas, no Evangelho de Jesus. Objetiva-se, assim expor, as principais ideias do ensino social apresentadas em suas Encíclicas, notadamente, aquelas que possuem reflexão já incorporadas ao Magistério Social eclesial. O trabalho se divide em duas partes: a primeira, de cunho mais histórico, procurará colocar os principais fatores históricos, sociais e eclesiológicos que motivaram o surgimento do ensino social da Igreja e sua ressonância no Magistério, destacando: o papel de Leão XIII e a importância da Rerum Novarum (1891; de Pio XI com a Quadragesimo Anno (1931); as mensagens radiofônicas de Pio XII; João XXIII e a Mater et Magistra (1961) e Pacem in Terris (1963); Paulo VI com a Populorum Progressio (1967) e o Concílio Vaticano II com a Constituição Dogmática Gaudium et Spes (1965). Na segunda parte serão apontadas as principais temas e questões levantadas por João Paulo II em seu Magistério Social apresentadas na Laborem Exercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis (1987) e Centesimus Annus (1991).Faculdade Unida de Vitória2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/260310.20890/reflexus.v17i1.2603REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 17 No. 1 (2023); 249-262REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 17 n. 1 (2023); 249-2622358-487410.20890/reflexus.v17i1reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2603/2421Copyright (c) 2023 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrezzato, AndersonBroleze, Adriano2023-07-04T12:34:53Zoai:revista.fuv.edu.br:article/2603Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2023-07-04T12:34:53Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
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