O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eliane M. L. M. de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200
Resumo: Resumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education.
id UNIDA-1_c721f6c683f236c9da17e26ccb0d61a2
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/200
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito EscolarResumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education.Faculdade Unida de Vitória2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/20010.20890/reflexus.v7i10.200REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 37-53REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 37-532358-487410.20890/reflexus.v7i10reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200/213Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eliane M. L. M. de2018-03-07T07:07:22Zoai:revista.fuv.edu.br:article/200Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:07:22Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
title O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
spellingShingle O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
Freitas, Eliane M. L. M. de
title_short O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
title_full O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
title_fullStr O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
title_full_unstemmed O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
title_sort O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
author Freitas, Eliane M. L. M. de
author_facet Freitas, Eliane M. L. M. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eliane M. L. M. de
description Resumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200
10.20890/reflexus.v7i10.200
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v7i10.200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 37-53
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 37-53
2358-4874
10.20890/reflexus.v7i10
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1798325270211461120