O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200 |
Resumo: | Resumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education. |
id |
UNIDA-1_c721f6c683f236c9da17e26ccb0d61a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fuv.edu.br:article/200 |
network_acronym_str |
UNIDA-1 |
network_name_str |
Reflexus (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito EscolarResumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education.Faculdade Unida de Vitória2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/20010.20890/reflexus.v7i10.200REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 37-53REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 37-532358-487410.20890/reflexus.v7i10reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200/213Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eliane M. L. M. de2018-03-07T07:07:22Zoai:revista.fuv.edu.br:article/200Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:07:22Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
title |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
spellingShingle |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar Freitas, Eliane M. L. M. de |
title_short |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
title_full |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
title_fullStr |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
title_full_unstemmed |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
title_sort |
O Ensino Religioso no Município de Cariacica - ES: O Processo de Construção das Diretrizes Curriculares e o Desafio de sua Implementação em Âmbito Escolar |
author |
Freitas, Eliane M. L. M. de |
author_facet |
Freitas, Eliane M. L. M. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Eliane M. L. M. de |
description |
Resumo: Este artigo procura elucidar o processo de construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso do município de Cariacica – ES e como se tem dado o processo de implementação das mesmas em âmbito escolar. Objetiva esclarecer sobre o perfil do professor, que deve primar pelas diferentes percepções e compreensão do fenômeno religioso assim como a sua identidade epistemológica; o perfil profissional e formação continuada, no sentido de promover o Ensino Religioso não proselitista como prescreve a legislação em vigor. Destaca-se dessa forma o exercício da ética profissional e do respeito à diversidade cultural e religiosa a fim de pensar os possíveis caminhos que compõe a docência. Tem-se como intenção pensar os desafios que se interpõem no desenvolvimento da disciplina tais como: atrelar o Ensino Religioso ao projeto político pedagógico da escola, discutir sobre a falta de recursos didáticos nesta área.Palavras-chave: Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares. Formação. Abstract: This paper aims to elucidate the process of building the Curriculum Guidelines of Religious Teaching in Cariacica – ES and how the process of its implementation was made. It tries to clarify the profile of the teacher who should excel by different perceptions and understanding of the religious phenomenon as well as its epistemological identity. Professional profile and continuing education must promote religious education not in a proselytizing way, as it is prescribed in the legislation. The paper highlights the exercise of professional ethics and respect for cultural and religious diversity in order to think possible paths involved in Religious Teaching. It intends to face the challenges involved in this Subject such as to link Religious Teaching to the political and pedagogical project of the school and to discuss the lack resources in this area.Keywords: Teaching Religious. Curriculum Guidelines. Continuing Education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200 10.20890/reflexus.v7i10.200 |
url |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200 |
identifier_str_mv |
10.20890/reflexus.v7i10.200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/200/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Eliane M. L. M. de Freitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
dc.source.none.fl_str_mv |
REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 37-53 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 37-53 2358-4874 10.20890/reflexus.v7i10 reponame:Reflexus (Online) instname:Faculdade Unida (UNIDA) instacron:UNIDA |
instname_str |
Faculdade Unida (UNIDA) |
instacron_str |
UNIDA |
institution |
UNIDA |
reponame_str |
Reflexus (Online) |
collection |
Reflexus (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br |
_version_ |
1798325270211461120 |