Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706 |
Resumo: | Em um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil. |
id |
UNIFAP-1_2b62a159ca5b09e60079e94fcea965b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - APRacismo; Mídia; ComunicaçãoEm um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil.Universidade Federal do AmapáFaculdade Estácio de MacapáAndrade Junior, Jacks de MelloFoster, Eugênia da Luz SilvaKassia, Ruth de2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/670610.18468/pracs.2022v15n2.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:27:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:27:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
title |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
spellingShingle |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP Andrade Junior, Jacks de Mello Racismo; Mídia; Comunicação |
title_short |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
title_full |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
title_fullStr |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
title_full_unstemmed |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
title_sort |
Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP |
author |
Andrade Junior, Jacks de Mello |
author_facet |
Andrade Junior, Jacks de Mello Foster, Eugênia da Luz Silva Kassia, Ruth de |
author_role |
author |
author2 |
Foster, Eugênia da Luz Silva Kassia, Ruth de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdade Estácio de Macapá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Junior, Jacks de Mello Foster, Eugênia da Luz Silva Kassia, Ruth de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo; Mídia; Comunicação |
topic |
Racismo; Mídia; Comunicação |
description |
Em um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706 10.18468/pracs.2022v15n2.p%p |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2022v15n2.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022) PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022) 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256308263583744 |