Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Junior, Jacks de Mello
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Foster, Eugênia da Luz Silva, Kassia, Ruth de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706
Resumo: Em um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil.
id UNIFAP-1_2b62a159ca5b09e60079e94fcea965b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - APRacismo; Mídia; ComunicaçãoEm um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil.Universidade Federal do AmapáFaculdade Estácio de MacapáAndrade Junior, Jacks de MelloFoster, Eugênia da Luz SilvaKassia, Ruth de2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/670610.18468/pracs.2022v15n2.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:27:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:27:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
title Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
spellingShingle Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
Andrade Junior, Jacks de Mello
Racismo; Mídia; Comunicação
title_short Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
title_full Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
title_fullStr Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
title_full_unstemmed Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
title_sort Jornalismo, Educação e Representações Raciais: De George Floyd à Pedagoga Negra Agredida Por Policiais em Macapá - AP
author Andrade Junior, Jacks de Mello
author_facet Andrade Junior, Jacks de Mello
Foster, Eugênia da Luz Silva
Kassia, Ruth de
author_role author
author2 Foster, Eugênia da Luz Silva
Kassia, Ruth de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade Estácio de Macapá
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Junior, Jacks de Mello
Foster, Eugênia da Luz Silva
Kassia, Ruth de
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo; Mídia; Comunicação
topic Racismo; Mídia; Comunicação
description Em um cenário cada vez mais influenciado pela mídia, buscamos analisar como as recentes publicações envolvendo questões raciais podem influenciar a sociedade, como a representação midiática do negro, em conteúdos publicitários e jornalísticos, influencia a discriminação racial entre a população do Brasil. Enquanto uma pesquisa qualitativa, utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise de conteúdos midiáticos disponibilizados via internet no ano de 2020. Entendemos que a mídia possui grande influência no comportamento das pessoas e, de acordo com as publicações analisadas, percebemos que esse espaço pode se tornar um importante aliado na busca pela promoção da igualdade racial no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706
10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218327693393920