Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5785 |
Resumo: | No presente estudo destacamos a etnia Guajajara/Tenetehar residente nos limites da cidade de Grajaú-MA, com pesquisa de campo na aldeia “Bacurizinho”. De acordo com informações da SESAI, a referida comunidade é constituída por aproximadamente 800 habitantes distribuídos numa área de 82.423 ha, que foi reconhecida como terra indígena por meio do Decreto 88.610 de 11 de agosto de 1983. A pesquisa foi realizada exclusivamente com professores que atuam no CEI Raimundo Lopes. As questões que nortearam a pesquisa versaram sobre três eixos: 1. Os processos pedagógicos no contexto escolar local dialogam com a realidade cultural circundante? 2. Como os profissionais de educação atuantes na comunidade lidam com o duplo desafio de preservar e valorizar a cultura local e ao mesmo tempo instruir na cultura abrangente da sociedade brasileira? 3. Como a conjugação de saberes, tradição e organização política pode ser eficaz na luta local contra a lógica neoliberal? Espera-se que com essas questões, em diálogo com as teorias decoloniais de Mignolo (2008; 2017), Quijano (1992; 2005), Rivera-Cusicanqui (2010), Escobar (2003; 2005) et alli permita (re)pensar os processos de (re)produção da vida material e cultural em contexto de sociedade tradicional indígena. |
id |
UNIFAP-1_2f177811611018eeccc23815e6112b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5785 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MAEducação Indígena; Decolonial; GuajajaraNo presente estudo destacamos a etnia Guajajara/Tenetehar residente nos limites da cidade de Grajaú-MA, com pesquisa de campo na aldeia “Bacurizinho”. De acordo com informações da SESAI, a referida comunidade é constituída por aproximadamente 800 habitantes distribuídos numa área de 82.423 ha, que foi reconhecida como terra indígena por meio do Decreto 88.610 de 11 de agosto de 1983. A pesquisa foi realizada exclusivamente com professores que atuam no CEI Raimundo Lopes. As questões que nortearam a pesquisa versaram sobre três eixos: 1. Os processos pedagógicos no contexto escolar local dialogam com a realidade cultural circundante? 2. Como os profissionais de educação atuantes na comunidade lidam com o duplo desafio de preservar e valorizar a cultura local e ao mesmo tempo instruir na cultura abrangente da sociedade brasileira? 3. Como a conjugação de saberes, tradição e organização política pode ser eficaz na luta local contra a lógica neoliberal? Espera-se que com essas questões, em diálogo com as teorias decoloniais de Mignolo (2008; 2017), Quijano (1992; 2005), Rivera-Cusicanqui (2010), Escobar (2003; 2005) et alli permita (re)pensar os processos de (re)produção da vida material e cultural em contexto de sociedade tradicional indígena.Universidade Federal do AmapáDuarte, Samuel CorreaGuajajara, Taywan Morais Clemente2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/578510.18468/pracs.2020v13n2.p145-163PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 145-163PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 145-1631984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5785/samuelv13n2.pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/5785/958Direitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:42:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5785Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-02-16T17:42:08PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
title |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
spellingShingle |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA Duarte, Samuel Correa Educação Indígena; Decolonial; Guajajara |
title_short |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
title_full |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
title_fullStr |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
title_full_unstemmed |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
title_sort |
Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial – o caso da CEI Raimundo Lopes na Terra Indígena Guajajara em Grajaú-MA |
author |
Duarte, Samuel Correa |
author_facet |
Duarte, Samuel Correa Guajajara, Taywan Morais Clemente |
author_role |
author |
author2 |
Guajajara, Taywan Morais Clemente |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Samuel Correa Guajajara, Taywan Morais Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indígena; Decolonial; Guajajara |
topic |
Educação Indígena; Decolonial; Guajajara |
description |
No presente estudo destacamos a etnia Guajajara/Tenetehar residente nos limites da cidade de Grajaú-MA, com pesquisa de campo na aldeia “Bacurizinho”. De acordo com informações da SESAI, a referida comunidade é constituída por aproximadamente 800 habitantes distribuídos numa área de 82.423 ha, que foi reconhecida como terra indígena por meio do Decreto 88.610 de 11 de agosto de 1983. A pesquisa foi realizada exclusivamente com professores que atuam no CEI Raimundo Lopes. As questões que nortearam a pesquisa versaram sobre três eixos: 1. Os processos pedagógicos no contexto escolar local dialogam com a realidade cultural circundante? 2. Como os profissionais de educação atuantes na comunidade lidam com o duplo desafio de preservar e valorizar a cultura local e ao mesmo tempo instruir na cultura abrangente da sociedade brasileira? 3. Como a conjugação de saberes, tradição e organização política pode ser eficaz na luta local contra a lógica neoliberal? Espera-se que com essas questões, em diálogo com as teorias decoloniais de Mignolo (2008; 2017), Quijano (1992; 2005), Rivera-Cusicanqui (2010), Escobar (2003; 2005) et alli permita (re)pensar os processos de (re)produção da vida material e cultural em contexto de sociedade tradicional indígena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5785 10.18468/pracs.2020v13n2.p145-163 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5785 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2020v13n2.p145-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5785/samuelv13n2.pdf https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/5785/958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 145-163 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 145-163 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218328647598080 |