O papel do Estado na garantia do direito à educação para pessoas privadas de liberdade na Amazônia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7179 |
Resumo: | As polÃticas públicas educacionais, enquanto direcionadoras de educação de qualidade para a prisão, são o tema em discussão neste artigo. Assim, empreendeu-se um esforço para evidenciar o dever do Estado na efetivação deste direito para as pessoas privadas de liberdade na Amazônia brasileira, o que é feito por meio da técnica de análise de conteúdo como instrumento de entendimento dos documentos. O trabalho é de caráter documental, por utilizar as normativas legais e infralegais, bem como o Plano Estadual de Educação nas Prisões. O estudo aponta a necessidade de acompanhamento das metas dos planos estaduais, para que seja possÃvel avançar na polÃtica em busca da qualidade da educação nas prisões, visto que ainda existe uma disparidade entre o proposto nas normas e a realidade vivenciada no interior da escola, pois os dados oficiais revelam a insuficiência de atividades educacionais. |
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O papel do Estado na garantia do direito à educação para pessoas privadas de liberdade na AmazôniaEducação de qualidade. Amazônia. Planos estaduais de educação nas prisõesAs polÃticas públicas educacionais, enquanto direcionadoras de educação de qualidade para a prisão, são o tema em discussão neste artigo. Assim, empreendeu-se um esforço para evidenciar o dever do Estado na efetivação deste direito para as pessoas privadas de liberdade na Amazônia brasileira, o que é feito por meio da técnica de análise de conteúdo como instrumento de entendimento dos documentos. O trabalho é de caráter documental, por utilizar as normativas legais e infralegais, bem como o Plano Estadual de Educação nas Prisões. O estudo aponta a necessidade de acompanhamento das metas dos planos estaduais, para que seja possÃvel avançar na polÃtica em busca da qualidade da educação nas prisões, visto que ainda existe uma disparidade entre o proposto nas normas e a realidade vivenciada no interior da escola, pois os dados oficiais revelam a insuficiência de atividades educacionais.Universidade Federal do AmapáPantoja Ferreira, Josianeda Silva, Roberto2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7179PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 119-135PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 119-1351984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7179/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7179Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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