Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Danyelle Nilin
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, David Junior de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868
Resumo: A volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade.
id UNIFAP-1_5e49f55009078891b077499c1fb593b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7868
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades EducacionaisA volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade.Universidade Federal do AmapáGonçalves, Danyelle NilinSilva, David Junior de Souza2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/786810.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7868Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
title Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
spellingShingle Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
Gonçalves, Danyelle Nilin
title_short Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
title_full Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
title_fullStr Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
title_full_unstemmed Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
title_sort Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
author Gonçalves, Danyelle Nilin
author_facet Gonçalves, Danyelle Nilin
Silva, David Junior de Souza
author_role author
author2 Silva, David Junior de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Danyelle Nilin
Silva, David Junior de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv
description A volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868
10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256307241222144