Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868 |
Resumo: | A volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade. |
id |
UNIFAP-1_5e49f55009078891b077499c1fb593b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7868 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades EducacionaisA volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade.Universidade Federal do AmapáGonçalves, Danyelle NilinSilva, David Junior de Souza2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/786810.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7868Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
title |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
spellingShingle |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais Gonçalves, Danyelle Nilin |
title_short |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
title_full |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
title_fullStr |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
title_full_unstemmed |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
title_sort |
Apresentação do Dossiê Ensino de Sociologia: Intervenções e Materiais Didáticos para Diferentes Espaços e Modalidades Educacionais |
author |
Gonçalves, Danyelle Nilin |
author_facet |
Gonçalves, Danyelle Nilin Silva, David Junior de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, David Junior de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Danyelle Nilin Silva, David Junior de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A volta da Sociologia aos bancos escolares, promovida pela lei 11.684/2008, após anos de mobilização de docentes, entidades científicas e políticos, proporcionou a milhões de adolescentes e jovens brasileiros o acesso à essa ciência na última etapa da escolarização básica, nas três séries de ensino. Essa “nova” realidade proporcionou aos professores inserirem temas a serem trabalhados em sala de aula, testarem novas metodologias e estratégias de ensino, criarem materiais didáticos e de apoio, além de refletir sobre os processos avaliativosOs cinco artigos que o compõem tratam exatamente de experiências e propostas vividas sob o chão da escola ou tendo em mente os espaços escolares, seja os regulares ou espaços não convencionais de ensino, como os ligados ao sistema socioeducativo, e ainda, de experiências oferecidas na extensão universitária. Todos os artigos têm em comum o fato de tratarem sobre o papel que a disciplina de Sociologia vem desempenhando para os discentes, sejam eles adolescentes e jovens ou adultos que fazem parte do que se convencionou chamar de terceira idade.Os textos também se articulam em torno dos temas presentes na disciplina, como Cidadania, Consumo, Capitalismo, Estranhamento, Desnaturalização. Dado o papel que as reflexões ensejadas pela sociologia promovem, percebe-se em todos os textos, a preocupação dos autores em aperfeiçoar estratégias e práticas, construir materiais didáticos condizentes com o público a ser atingido e promover avaliações pertinentes, tendo o discente como prioridade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868 10.18468/pracs.2022v15n1.p%p |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2022v15n1.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7868/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256307241222144 |