Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ana Lucia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Daiany Alves Araujo, Teófilo, Lí­via Jorge Sales, Silva, Mônica Aparecida Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7031
Resumo: O dispêndio com saúde é analisado por especialistas em todo o mundo,especialmente porque cresceu a necessidade de aumentar o financiamento público em saúde devido à crise sanitária causada pela Covid-19. Este trabalho tem como objetivo analisar o financiamento da saúde pública dos municípios do Tocantins no período de 2006 a 2020. Destaca-se como a pandemia da Covid-19 se apresentou no Estado em 2020 e como os recursos foram liberados para esse fim. Os dados do trabalho constituem uma série histórica de 15 anos de financiamento do SUS no Tocantins (2006 a 2020) e foram retirados de bases secundárias de fontes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Os principais achados do trabalho mostram que houve aumento real no financiamento da saúde no Estado, mas perdeu força com a Emenda Constitucional Nº 95/2016. Os blocos que mais receberam recursos foram o de atenção básica e o de média e alta complexidade, tendo os pequenos e médios municípios recebido proporcionalmente um maior volume para a atenção básica e os cinco maiores municípios recebido proporcionalmente a maior parcela na atenção de alta e média complexidade. No que tange ao financiamento da Covid-19, foi possível perceber uma baixa associação entre os casos e óbitos registrados com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal/Saúde (IFDMS) e uma associação positiva e significativa entre o financiamento e o tamanho da população dos municípios.
id UNIFAP-1_81c54e5be5aabb1d444af6e9c24de0fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7031
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?Covid-19; Financiamento da saúde; MunicÃípiosO dispêndio com saúde é analisado por especialistas em todo o mundo,especialmente porque cresceu a necessidade de aumentar o financiamento público em saúde devido à crise sanitária causada pela Covid-19. Este trabalho tem como objetivo analisar o financiamento da saúde pública dos municípios do Tocantins no período de 2006 a 2020. Destaca-se como a pandemia da Covid-19 se apresentou no Estado em 2020 e como os recursos foram liberados para esse fim. Os dados do trabalho constituem uma série histórica de 15 anos de financiamento do SUS no Tocantins (2006 a 2020) e foram retirados de bases secundárias de fontes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Os principais achados do trabalho mostram que houve aumento real no financiamento da saúde no Estado, mas perdeu força com a Emenda Constitucional Nº 95/2016. Os blocos que mais receberam recursos foram o de atenção básica e o de média e alta complexidade, tendo os pequenos e médios municípios recebido proporcionalmente um maior volume para a atenção básica e os cinco maiores municípios recebido proporcionalmente a maior parcela na atenção de alta e média complexidade. No que tange ao financiamento da Covid-19, foi possível perceber uma baixa associação entre os casos e óbitos registrados com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal/Saúde (IFDMS) e uma associação positiva e significativa entre o financiamento e o tamanho da população dos municípios.Universidade Federal do AmapáMedeiros, Ana LuciaMoreira, Daiany Alves AraujoTeófilo, Lí­via Jorge SalesSilva, Mônica Aparecida Rocha2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/703110.18468/pracs.2022v15n2.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7031/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:27:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7031Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:27:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
title Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
spellingShingle Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
Medeiros, Ana Lucia
Covid-19; Financiamento da saúde; MunicÃípios
title_short Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
title_full Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
title_fullStr Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
title_full_unstemmed Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
title_sort Financiamento da saúde e da Covid-19 no Tocantins: o que os dados revelam sobre os municí­pios?
author Medeiros, Ana Lucia
author_facet Medeiros, Ana Lucia
Moreira, Daiany Alves Araujo
Teófilo, Lí­via Jorge Sales
Silva, Mônica Aparecida Rocha
author_role author
author2 Moreira, Daiany Alves Araujo
Teófilo, Lí­via Jorge Sales
Silva, Mônica Aparecida Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Ana Lucia
Moreira, Daiany Alves Araujo
Teófilo, Lí­via Jorge Sales
Silva, Mônica Aparecida Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19; Financiamento da saúde; MunicÃípios
topic Covid-19; Financiamento da saúde; MunicÃípios
description O dispêndio com saúde é analisado por especialistas em todo o mundo,especialmente porque cresceu a necessidade de aumentar o financiamento público em saúde devido à crise sanitária causada pela Covid-19. Este trabalho tem como objetivo analisar o financiamento da saúde pública dos municípios do Tocantins no período de 2006 a 2020. Destaca-se como a pandemia da Covid-19 se apresentou no Estado em 2020 e como os recursos foram liberados para esse fim. Os dados do trabalho constituem uma série histórica de 15 anos de financiamento do SUS no Tocantins (2006 a 2020) e foram retirados de bases secundárias de fontes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Os principais achados do trabalho mostram que houve aumento real no financiamento da saúde no Estado, mas perdeu força com a Emenda Constitucional Nº 95/2016. Os blocos que mais receberam recursos foram o de atenção básica e o de média e alta complexidade, tendo os pequenos e médios municípios recebido proporcionalmente um maior volume para a atenção básica e os cinco maiores municípios recebido proporcionalmente a maior parcela na atenção de alta e média complexidade. No que tange ao financiamento da Covid-19, foi possível perceber uma baixa associação entre os casos e óbitos registrados com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal/Saúde (IFDMS) e uma associação positiva e significativa entre o financiamento e o tamanho da população dos municípios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7031
10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7031
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7031/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218326796861440