Comunidades quilombolas: elementos conceituais para sua compreensão
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/3880 |
Resumo: | As comunidades quilombolas têm sido alvo de uma série de estudos nos últimos anos, particularmente a partir dos anos 1990. Data desse período também a ampliação da quantidade de pedidos de certificação de comunidades rurais e urbanas como remanescentes de quilombos. Junto a esse processo, diferentes vertentes teóricas sobre os quilombolas vem sendo empregadas desde então e têm gerado variadas interpretações sobre o ser quilombola. Neste artigo, de caráter bibliográfico, pontuamos alguns elementos teórico-conceituais que nos auxiliam a compreender os sujeitos sociais pertencentes a essas comunidades por nós considerada, tomando como base as formulações de Barth (1969) como um grupo étnico. |
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Comunidades quilombolas: elementos conceituais para sua compreensãoAs comunidades quilombolas têm sido alvo de uma série de estudos nos últimos anos, particularmente a partir dos anos 1990. Data desse período também a ampliação da quantidade de pedidos de certificação de comunidades rurais e urbanas como remanescentes de quilombos. Junto a esse processo, diferentes vertentes teóricas sobre os quilombolas vem sendo empregadas desde então e têm gerado variadas interpretações sobre o ser quilombola. Neste artigo, de caráter bibliográfico, pontuamos alguns elementos teórico-conceituais que nos auxiliam a compreender os sujeitos sociais pertencentes a essas comunidades por nós considerada, tomando como base as formulações de Barth (1969) como um grupo étnico.Universidade Federal do AmapáMatos, Wesley Santos deEugenio, Benedito Gonçalves2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/388010.18468/pracs.2018v11n2.p141-153PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 141-153PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 141-1531984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/3880/wesleyv11n2.pdfDireitos autorais 2019 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T19:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3880Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2019-03-22T19:29:34PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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