Considerações aos iniciantes cientí­ficos: desencantamento, humanização e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancaglion, Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6883
Resumo: Este texto, de caráter ensaístico, parte da análise da condição de iniciante científico para tecer considerações a partir dos campos da epistemologia e da sociologia da ciência. Autores e autoras de diferentes perspectivas teóricas, desde canônicos, como Popper e Kuhn, até a sociologia do conhecimento, passando pela Antropologia, são cotejados com o objetivo de desencantar a pesquisa científica: no lugar de noções idealizadas do fazer científico, que afastam os iniciantes, apresenta-se a pesquisa como ofício, humanizado, visando à democratização da participação no debate científico ao ampliar a autorização epistemológica. As obras consultadas constroem um contraponto às estratégias cientificistas de desumanização, concluindo com a defesa de que humanizar e desencantar a ciência são processos que esclarecem ao iniciante sua condição de insegurança como produto da provisoriedade intrínseca à própria ciência, autorizando-o a submeter ao debate científico suas interpretações concebidas de forma criativa, isto é, subjetivamente forjada, mas seguindo veredas coletivamente descerradas. 
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