Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Irenildo Costa da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4881
Resumo: Durante os primeiros anos do século XXI a sociedade brasileira apresentou avanços socioeconômicos, com o acesso de muitos indivíduos e famílias a melhores condições de renda, o que possibilitou a aquisição de bens de consumo materiais e imateriais por milhões de pessoas. Dentro desse contexto, muitas análises, em particular as economicistas, saíram no discurso de que o Brasil havia se tornado um país de classe média, atendendo, assim interpretamos, aos interesses políticos e de mercado. No entanto, no mesmo ponto de largada saíram, por outro lado, outras análises, aqui discutidas as sociológicas, as quais, por sua vez, buscavam mostrar que os números socioeconômicos não representavam uma tão propalada “nova” classe média, mas se tratava apenas do fato de que milhares de brasileiros saíram da extrema condição de vulnerabilidade. O nosso objetivo aqui é perpassar por entre essas duas perspectivas a partir de trabalhos em cada área, na tentativa de identificar e alinhar elementos que sejam recorrentes em cada uma dessas perspectivas, considerados para delimitar os debates em torno do que é a “nova” classe média no Brasil, nos questionando se são adequados em suas delimitações.
id UNIFAP-1_a8e67f149a02bc4a972d8c19efe2ee8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4881
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no BrasilClasse média; Economia; Sociologia.Durante os primeiros anos do século XXI a sociedade brasileira apresentou avanços socioeconômicos, com o acesso de muitos indivíduos e famílias a melhores condições de renda, o que possibilitou a aquisição de bens de consumo materiais e imateriais por milhões de pessoas. Dentro desse contexto, muitas análises, em particular as economicistas, saíram no discurso de que o Brasil havia se tornado um país de classe média, atendendo, assim interpretamos, aos interesses políticos e de mercado. No entanto, no mesmo ponto de largada saíram, por outro lado, outras análises, aqui discutidas as sociológicas, as quais, por sua vez, buscavam mostrar que os números socioeconômicos não representavam uma tão propalada “nova” classe média, mas se tratava apenas do fato de que milhares de brasileiros saíram da extrema condição de vulnerabilidade. O nosso objetivo aqui é perpassar por entre essas duas perspectivas a partir de trabalhos em cada área, na tentativa de identificar e alinhar elementos que sejam recorrentes em cada uma dessas perspectivas, considerados para delimitar os debates em torno do que é a “nova” classe média no Brasil, nos questionando se são adequados em suas delimitações.Universidade Federal do AmapáSilva, Irenildo Costa da2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/488110.18468/pracs.2019v12n3.p75-89PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 12, n. 3 (2019); 75-89PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 12, n. 3 (2019); 75-891984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4881/irenildov12n3.pdfDireitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:16:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4881Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-02-16T17:16:30PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
title Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
spellingShingle Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
Silva, Irenildo Costa da
Classe média; Economia; Sociologia.
title_short Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
title_full Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
title_fullStr Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
title_full_unstemmed Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
title_sort Reflexões sobre o debate da “nova” classe média no Brasil
author Silva, Irenildo Costa da
author_facet Silva, Irenildo Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Irenildo Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Classe média; Economia; Sociologia.
topic Classe média; Economia; Sociologia.
description Durante os primeiros anos do século XXI a sociedade brasileira apresentou avanços socioeconômicos, com o acesso de muitos indivíduos e famílias a melhores condições de renda, o que possibilitou a aquisição de bens de consumo materiais e imateriais por milhões de pessoas. Dentro desse contexto, muitas análises, em particular as economicistas, saíram no discurso de que o Brasil havia se tornado um país de classe média, atendendo, assim interpretamos, aos interesses políticos e de mercado. No entanto, no mesmo ponto de largada saíram, por outro lado, outras análises, aqui discutidas as sociológicas, as quais, por sua vez, buscavam mostrar que os números socioeconômicos não representavam uma tão propalada “nova” classe média, mas se tratava apenas do fato de que milhares de brasileiros saíram da extrema condição de vulnerabilidade. O nosso objetivo aqui é perpassar por entre essas duas perspectivas a partir de trabalhos em cada área, na tentativa de identificar e alinhar elementos que sejam recorrentes em cada uma dessas perspectivas, considerados para delimitar os debates em torno do que é a “nova” classe média no Brasil, nos questionando se são adequados em suas delimitações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4881
10.18468/pracs.2019v12n3.p75-89
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4881
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2019v12n3.p75-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4881/irenildov12n3.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 12, n. 3 (2019); 75-89
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 12, n. 3 (2019); 75-89
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218327676616704