Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves de Almeida, Adriene
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7028
Resumo: Analisamos neste artigo, a Assembleia Legislativa do Amapá, que foi constituída em 1991. O interesse por estudar essa casa de leis se deu pela presença significativa de mulheres quando comparamos esta Assembleia em termos proporcionais com outras Assembleias no Brasil, as mulheres conseguiram ocupar 30% das cadeiras. Assim, propõe-se verificar se há uma especialização do trabalho feminino em temáticas sociais e se a atuação em relatorias também é especializada nessas temáticas, utilizando a Assembleia Legislativa do Amapá – ALAP. Para classificação das proposições em temáticas, utiliza-se as categorias analíticas de Figueiredo e Limongi (1999), que dividem a produção legislativa em cinco temáticas: administrativa, econômica, honorífica, político-institucional e social. A coleta do material foi realizada por meio do site oficial da ALAP, seguida de uma análise comparativa de gênero e, finalmente, a realização de um mapeamento da produção legislativa da Assembleia Legislativa do Amapá no ano de 2018. Percebe-se que há uma concentração das mulheres e homens na temática social, com as mulheres tendo mais da metade de sua produção nesta área. Em relação as relatorias, as mulheres são mais relatoras e a temática que mais atuam segue sendo a social.
id UNIFAP-1_bfdc6e88ca8a808c61174e861e1a6436
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7028
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?Assembleia Legislativa; proposições; gênero.Analisamos neste artigo, a Assembleia Legislativa do Amapá, que foi constituída em 1991. O interesse por estudar essa casa de leis se deu pela presença significativa de mulheres quando comparamos esta Assembleia em termos proporcionais com outras Assembleias no Brasil, as mulheres conseguiram ocupar 30% das cadeiras. Assim, propõe-se verificar se há uma especialização do trabalho feminino em temáticas sociais e se a atuação em relatorias também é especializada nessas temáticas, utilizando a Assembleia Legislativa do Amapá – ALAP. Para classificação das proposições em temáticas, utiliza-se as categorias analíticas de Figueiredo e Limongi (1999), que dividem a produção legislativa em cinco temáticas: administrativa, econômica, honorífica, político-institucional e social. A coleta do material foi realizada por meio do site oficial da ALAP, seguida de uma análise comparativa de gênero e, finalmente, a realização de um mapeamento da produção legislativa da Assembleia Legislativa do Amapá no ano de 2018. Percebe-se que há uma concentração das mulheres e homens na temática social, com as mulheres tendo mais da metade de sua produção nesta área. Em relação as relatorias, as mulheres são mais relatoras e a temática que mais atuam segue sendo a social.Universidade Federal do AmapáCNPqNeves de Almeida, Adriene2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/702810.18468/pracs.2022v15n2.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7028/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:27:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7028Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:27:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
title Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
spellingShingle Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
Neves de Almeida, Adriene
Assembleia Legislativa; proposições; gênero.
title_short Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
title_full Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
title_fullStr Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
title_full_unstemmed Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
title_sort Produção Legislativa no Amapá: as deputadas são especializadas em uma temática?
author Neves de Almeida, Adriene
author_facet Neves de Almeida, Adriene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves de Almeida, Adriene
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleia Legislativa; proposições; gênero.
topic Assembleia Legislativa; proposições; gênero.
description Analisamos neste artigo, a Assembleia Legislativa do Amapá, que foi constituída em 1991. O interesse por estudar essa casa de leis se deu pela presença significativa de mulheres quando comparamos esta Assembleia em termos proporcionais com outras Assembleias no Brasil, as mulheres conseguiram ocupar 30% das cadeiras. Assim, propõe-se verificar se há uma especialização do trabalho feminino em temáticas sociais e se a atuação em relatorias também é especializada nessas temáticas, utilizando a Assembleia Legislativa do Amapá – ALAP. Para classificação das proposições em temáticas, utiliza-se as categorias analíticas de Figueiredo e Limongi (1999), que dividem a produção legislativa em cinco temáticas: administrativa, econômica, honorífica, político-institucional e social. A coleta do material foi realizada por meio do site oficial da ALAP, seguida de uma análise comparativa de gênero e, finalmente, a realização de um mapeamento da produção legislativa da Assembleia Legislativa do Amapá no ano de 2018. Percebe-se que há uma concentração das mulheres e homens na temática social, com as mulheres tendo mais da metade de sua produção nesta área. Em relação as relatorias, as mulheres são mais relatoras e a temática que mais atuam segue sendo a social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7028
10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7028
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n2.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7028/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 2 (2022): Vol. 15, N. 2 (2022)
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328173641728