Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria de Souza, Tiago Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sonaglio, Claudia Maria, Godoy, Vivian Letícia Aguero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859
Resumo: Este artigo propõe-se a emergir temas relacionados ao planejamento urbano fronteiriço nas cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), importante arranjo urbano internacional da América do Sul. A partir de dados secundários disponibilizados pela Dirección General de Estadística, Encuestas y Censos e Fundação João Pinheiro, tem-se como objetivo central, a interpretação e compreensão das distinções entre as composições do indicador déficit habitacional brasileiro e paraguaio, no intuito de corroborar e identificar os possíveis elementos inseridos na paisagem urbana. O levantamento bibliográfico teórico e legislativo auxilia na compreensão de que, o avançado aparato legislativo urbano brasileiro possibilita ao município de Ponta Porã (BR) maior condição de intervir em prol da função social da cidade, o que não necessariamente acontece, uma vez que o modelo de privatização neoliberal do direito à moradia desampara, ainda que de forma distinta, os dois lados desta fronteira. Já o território correspondente ao município de Pedro Juan Caballero (PY) apresenta um processo de expansão indiscriminado de sua mancha urbana a partir do surgimento de novos loteamentos residenciais, cuja infraestrutura se resume à disponibilidade de sistema de abastecimento de água potável e rede de energia elétrica domiciliar.
id UNIFAP-1_fa3fb25e8368eda4540385286826bcc2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6859
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)déficit habitacional; neoliberalismo; direito à cidade; cidades gêmeasEste artigo propõe-se a emergir temas relacionados ao planejamento urbano fronteiriço nas cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), importante arranjo urbano internacional da América do Sul. A partir de dados secundários disponibilizados pela Dirección General de Estadística, Encuestas y Censos e Fundação João Pinheiro, tem-se como objetivo central, a interpretação e compreensão das distinções entre as composições do indicador déficit habitacional brasileiro e paraguaio, no intuito de corroborar e identificar os possíveis elementos inseridos na paisagem urbana. O levantamento bibliográfico teórico e legislativo auxilia na compreensão de que, o avançado aparato legislativo urbano brasileiro possibilita ao município de Ponta Porã (BR) maior condição de intervir em prol da função social da cidade, o que não necessariamente acontece, uma vez que o modelo de privatização neoliberal do direito à moradia desampara, ainda que de forma distinta, os dois lados desta fronteira. Já o território correspondente ao município de Pedro Juan Caballero (PY) apresenta um processo de expansão indiscriminado de sua mancha urbana a partir do surgimento de novos loteamentos residenciais, cuja infraestrutura se resume à disponibilidade de sistema de abastecimento de água potável e rede de energia elétrica domiciliar.Universidade Federal do AmapáFaria de Souza, Tiago MachadoSonaglio, Claudia MariaGodoy, Vivian Letícia Aguero2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 3 (2021): CIDADES NAS (DAS) FRONTEIRAS, FRONTEIRAS NAS (DAS) CIDADES: CULTURA, MODOS DE VIDAS E PLURALIDADES URBANAS; 131-145PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 3 (2021): CIDADES NAS (DAS) FRONTEIRAS, FRONTEIRAS NAS (DAS) CIDADES: CULTURA, MODOS DE VIDAS E PLURALIDADES URBANAS; 131-1451984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-16T15:58:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6859Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-03-16T15:58:14PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
title Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
spellingShingle Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
Faria de Souza, Tiago Machado
déficit habitacional; neoliberalismo; direito à cidade; cidades gêmeas
title_short Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
title_full Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
title_fullStr Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
title_full_unstemmed Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
title_sort Privação do direito à moradia na fronteira Brasil/Paraguai: as cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
author Faria de Souza, Tiago Machado
author_facet Faria de Souza, Tiago Machado
Sonaglio, Claudia Maria
Godoy, Vivian Letícia Aguero
author_role author
author2 Sonaglio, Claudia Maria
Godoy, Vivian Letícia Aguero
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria de Souza, Tiago Machado
Sonaglio, Claudia Maria
Godoy, Vivian Letícia Aguero
dc.subject.por.fl_str_mv déficit habitacional; neoliberalismo; direito à cidade; cidades gêmeas
topic déficit habitacional; neoliberalismo; direito à cidade; cidades gêmeas
description Este artigo propõe-se a emergir temas relacionados ao planejamento urbano fronteiriço nas cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), importante arranjo urbano internacional da América do Sul. A partir de dados secundários disponibilizados pela Dirección General de Estadística, Encuestas y Censos e Fundação João Pinheiro, tem-se como objetivo central, a interpretação e compreensão das distinções entre as composições do indicador déficit habitacional brasileiro e paraguaio, no intuito de corroborar e identificar os possíveis elementos inseridos na paisagem urbana. O levantamento bibliográfico teórico e legislativo auxilia na compreensão de que, o avançado aparato legislativo urbano brasileiro possibilita ao município de Ponta Porã (BR) maior condição de intervir em prol da função social da cidade, o que não necessariamente acontece, uma vez que o modelo de privatização neoliberal do direito à moradia desampara, ainda que de forma distinta, os dois lados desta fronteira. Já o território correspondente ao município de Pedro Juan Caballero (PY) apresenta um processo de expansão indiscriminado de sua mancha urbana a partir do surgimento de novos loteamentos residenciais, cuja infraestrutura se resume à disponibilidade de sistema de abastecimento de água potável e rede de energia elétrica domiciliar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6859/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 3 (2021): CIDADES NAS (DAS) FRONTEIRAS, FRONTEIRAS NAS (DAS) CIDADES: CULTURA, MODOS DE VIDAS E PLURALIDADES URBANAS; 131-145
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 3 (2021): CIDADES NAS (DAS) FRONTEIRAS, FRONTEIRAS NAS (DAS) CIDADES: CULTURA, MODOS DE VIDAS E PLURALIDADES URBANAS; 131-145
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218327737434112