Avaliação do tempo de evacuação de salas de aula com diferentes soluções de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nappi, Manuela Marques Lalane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moser, Ivana Righetto, Souza, João Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/4644
Resumo: Sabe-se que o comportamento de pedestres em situações de emergência apresenta grande influência no tempo total de evacuação, tornando-o foco de muitas pesquisas no campo da física. Por outro lado, experimentos que reproduzam situações de pânico com seres humanos mostram-se impraticáveis devido a preocupações éticas e de segurança. Tem-se como objetivo, portanto, a simulação computacional de cinco diferentes cenários para uma sala de aula de 32 alunos, a fim de comparar os fluxos de pedestres quando da existência de uma ou duas saídas, além de duas disposições diferentes de mobiliário. Analisa-se ainda a correspondência dos resultados com uma situação real de evacuação registrada por câmera de vídeo e orientada pelo professor, descrita em Yang, Wu e Li (2011). As simulações foram realizadas em um software baseado em Forças Sociais e os resultados apontam a efetividade dos cenários com duas saídas, bem como a relevância do treinamento dos usuários.
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spelling Avaliação do tempo de evacuação de salas de aula com diferentes soluções de projetoAssessment of the evacuation time of classrooms with different project solutionsArquitetura, Urbanismo e Design; InterdisciplinarArchitecture; Emergency evacuation; Simulation of flows; Design solutions; Users’ trainingSabe-se que o comportamento de pedestres em situações de emergência apresenta grande influência no tempo total de evacuação, tornando-o foco de muitas pesquisas no campo da física. Por outro lado, experimentos que reproduzam situações de pânico com seres humanos mostram-se impraticáveis devido a preocupações éticas e de segurança. Tem-se como objetivo, portanto, a simulação computacional de cinco diferentes cenários para uma sala de aula de 32 alunos, a fim de comparar os fluxos de pedestres quando da existência de uma ou duas saídas, além de duas disposições diferentes de mobiliário. Analisa-se ainda a correspondência dos resultados com uma situação real de evacuação registrada por câmera de vídeo e orientada pelo professor, descrita em Yang, Wu e Li (2011). As simulações foram realizadas em um software baseado em Forças Sociais e os resultados apontam a efetividade dos cenários com duas saídas, bem como a relevância do treinamento dos usuários.It is known that the behavior of pedestrians in emergency situations has a great influence on the total evacuation time, making it the focus of much research in the field of physics. On the other hand, experiments that reproduce situations of panic with humans are impractical due to ethical and safety concerns. Therefore, the purpose of this research is the computational simulation of five different scenarios for a classroom of 32 students, in order to compare pedestrian flows when one or two exits exist, in addition to two different furniture arrangements. It is also analyzed the correspondence of the results with a real situation of evacuation registered by video camera and guided by the teacher, described in Yang, Wu e Li (2011). The simulations were carried out in software based on Social Forces and the results point to the effectiveness of the scenarios with two outputs, as well as the relevance of users’ training.Universidade Federal do AmapáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ)Nappi, Manuela Marques LalaneMoser, Ivana RighettoSouza, João Carlos2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/464410.18468/estcien.2019v9n1.p39-49Estação Científica (UNIFAP); v. 9, n. 1 (2019); 39-49Estação Científica (UNIFAP); v. 9, n. 1 (2019); 39-492179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/4644/manuelav9n1.pdfDireitos autorais 2019 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T12:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4644Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2019-10-04T12:51:33Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
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