Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913 |
Resumo: | O uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos. Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química. |
id |
UNIFAP-2_c6b04494af81aed0ce094c7385c8db8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de QuímicaUse of playful games in the teaching-learning process in Chemistry classesAlunos; Ensino fundamental; DidáticaStudents; Elementary school; TeachingO uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos. Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química.The use of playful games in the process of teaching learning in chemistry classes is a way found by teachers so that teaching becomes pedagogical in the daily life of students. Thus, this article has a brief discussion about the concept of playful games, and how these games can influence the daily learning of teaching chemistry, made through a structured questionnaire, presented and answered by students of the 9° year of the college São Paulo, situated in Belém, State of Pará. As a methodology was used a structured questionnaire of objective character to better understands the students’ vision regarding the practice of games as a model of teaching of chemistry. It is concluded that the use of teaching games is a teaching tool that facilitates learning by arousing the student’s interest and motivating him to learn in more pleasurable way. The results obtaines suggest that educational games act as efficient tools in the teaching and learning process of chemistry.Universidade Federal do AmapáRêgo, João Ricardo Souza doJunior, Felipe Magno da CruzAraújo, Maria Gabriella da Silva2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/291310.18468/estcien.2017v7n2.p149-157Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-1572179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913/joaov7n2.pdfDireitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T13:10:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2017-10-02T13:10:40Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química Use of playful games in the teaching-learning process in Chemistry classes |
title |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
spellingShingle |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química Rêgo, João Ricardo Souza do Alunos; Ensino fundamental; Didática Students; Elementary school; Teaching |
title_short |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
title_full |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
title_fullStr |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
title_full_unstemmed |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
title_sort |
Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química |
author |
Rêgo, João Ricardo Souza do |
author_facet |
Rêgo, João Ricardo Souza do Junior, Felipe Magno da Cruz Araújo, Maria Gabriella da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Felipe Magno da Cruz Araújo, Maria Gabriella da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, João Ricardo Souza do Junior, Felipe Magno da Cruz Araújo, Maria Gabriella da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos; Ensino fundamental; Didática Students; Elementary school; Teaching |
topic |
Alunos; Ensino fundamental; Didática Students; Elementary school; Teaching |
description |
O uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos. Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913 10.18468/estcien.2017v7n2.p149-157 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913 |
identifier_str_mv |
10.18468/estcien.2017v7n2.p149-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913/joaov7n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157 Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201753124864 |