Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, João Ricardo Souza do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Junior, Felipe Magno da Cruz, Araújo, Maria Gabriella da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913
Resumo: O uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos.  Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química.
id UNIFAP-2_c6b04494af81aed0ce094c7385c8db8a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de QuímicaUse of playful games in the teaching-learning process in Chemistry classesAlunos; Ensino fundamental; DidáticaStudents; Elementary school; TeachingO uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos.  Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química.The use of playful games in the process of teaching learning in chemistry classes is a way found by teachers so that teaching becomes pedagogical in the daily life of students. Thus, this article has a brief discussion about the concept of playful games, and how these games can influence the daily learning of teaching chemistry, made through a structured questionnaire, presented and answered by students of the 9° year of the college São Paulo, situated in Belém, State of Pará. As a methodology was used a structured questionnaire of objective character to better understands the students’ vision regarding the practice of games as a model of teaching of chemistry. It is concluded that the use of teaching games is a teaching tool that facilitates learning by arousing the student’s interest and motivating him to learn in more pleasurable way. The results obtaines suggest that educational games act as efficient tools in the teaching and learning process of chemistry.Universidade Federal do AmapáRêgo, João Ricardo Souza doJunior, Felipe Magno da CruzAraújo, Maria Gabriella da Silva2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/291310.18468/estcien.2017v7n2.p149-157Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-1572179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913/joaov7n2.pdfDireitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T13:10:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2017-10-02T13:10:40Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
Use of playful games in the teaching-learning process in Chemistry classes
title Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
spellingShingle Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
Rêgo, João Ricardo Souza do
Alunos; Ensino fundamental; Didática
Students; Elementary school; Teaching
title_short Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
title_full Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
title_fullStr Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
title_full_unstemmed Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
title_sort Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química
author Rêgo, João Ricardo Souza do
author_facet Rêgo, João Ricardo Souza do
Junior, Felipe Magno da Cruz
Araújo, Maria Gabriella da Silva
author_role author
author2 Junior, Felipe Magno da Cruz
Araújo, Maria Gabriella da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, João Ricardo Souza do
Junior, Felipe Magno da Cruz
Araújo, Maria Gabriella da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos; Ensino fundamental; Didática
Students; Elementary school; Teaching
topic Alunos; Ensino fundamental; Didática
Students; Elementary school; Teaching
description O uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino de torne didático no cotidiano dos alunos.  Assim, este artigo tem uma breve discussão sobre qual o conceito de jogos lúdicos, e de que maneira esses jogos podem influenciar no cotidiano da aprendizagem do ensino de Química, feita através de um questionário estruturado, apresentado e respondido por alunos do 9° ano do Colégio São Paulo. Como metodologia foi usada questionário estruturado de caráter objetivo para melhor compreensão da visão dos alunos quanto as prática de jogos como modelo de ensino de química. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino e aprendizagem da Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913
10.18468/estcien.2017v7n2.p149-157
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913
identifier_str_mv 10.18468/estcien.2017v7n2.p149-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2913/joaov7n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157
Estação Científica (UNIFAP); v. 7, n. 2 (2017); 149-157
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201753124864