Bildung e método: notas sobre Hegel e Goethe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/4780 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se trabalhar com alguns elementos do método em Hegel, mais especificamente aqueles da sua Fenomenologia do espírito, e da literatura de Goethe, lançando mão, principalmente, de Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, com o fito de mostrar semelhanças importantes entre a forma do romance goethiano e a forma filosófica do texto hegeliano. Para tal, privilegiaremos a relação de ambos os livros com a formação, ou bildung. Com este propósito abordaremos: i) uma pequena introdução sobre o tema; ii) uma breve revisão sobre o conceito de Bildung na cultura alemã; iii) algumas notas sobre o romance de formação ou Bildunsgroman; iv) alguns pontos sobre o método hegeliano e sua relação com a Bildung; v) considerações finais as quais retomam o que fora sedimentado sobre o tema, aproximando Hegel e Goethe. |
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Bildung e método: notas sobre Hegel e Goetheteoria política; filosofia alemã; pensamento político e social alemão; literatura alemã; Bildung (formação); dialética.Neste artigo pretende-se trabalhar com alguns elementos do método em Hegel, mais especificamente aqueles da sua Fenomenologia do espírito, e da literatura de Goethe, lançando mão, principalmente, de Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, com o fito de mostrar semelhanças importantes entre a forma do romance goethiano e a forma filosófica do texto hegeliano. Para tal, privilegiaremos a relação de ambos os livros com a formação, ou bildung. Com este propósito abordaremos: i) uma pequena introdução sobre o tema; ii) uma breve revisão sobre o conceito de Bildung na cultura alemã; iii) algumas notas sobre o romance de formação ou Bildunsgroman; iv) alguns pontos sobre o método hegeliano e sua relação com a Bildung; v) considerações finais as quais retomam o que fora sedimentado sobre o tema, aproximando Hegel e Goethe.Universidade Federal do AmapáMarino, Rafael2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/478010.18468/estcien.2019v9n2.p87-102Estação Científica (UNIFAP); v. 9, n. 2 (2019); 87-102Estação Científica (UNIFAP); v. 9, n. 2 (2019); 87-1022179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/4780/rafaelv9n2.pdfDireitos autorais 2019 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T04:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4780Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2019-11-22T04:08:55Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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Neste artigo pretende-se trabalhar com alguns elementos do método em Hegel, mais especificamente aqueles da sua Fenomenologia do espírito, e da literatura de Goethe, lançando mão, principalmente, de Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, com o fito de mostrar semelhanças importantes entre a forma do romance goethiano e a forma filosófica do texto hegeliano. Para tal, privilegiaremos a relação de ambos os livros com a formação, ou bildung. Com este propósito abordaremos: i) uma pequena introdução sobre o tema; ii) uma breve revisão sobre o conceito de Bildung na cultura alemã; iii) algumas notas sobre o romance de formação ou Bildunsgroman; iv) alguns pontos sobre o método hegeliano e sua relação com a Bildung; v) considerações finais as quais retomam o que fora sedimentado sobre o tema, aproximando Hegel e Goethe. |
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