A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2693 |
Resumo: | O artigo analisou a estrutura curricular do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá, no que concerne a relação de unidade entre os conhecimentos teóricos e práticos, uma vez que no ensino de biologia deve se valorizar esta relação reciproca, que tem o dever de se apresentar de maneira clara e coerente, contribuindo na formação dos futuros professores de biologia. A abordagem qualitativa direcionou a pesquisa bibliográfica e documental. O resultado desta análise é satisfatória, pois se pode constatar elementos que atendem a legislação, como a lista das disciplinas obrigatórias do campo pedagógico, das disciplinas específicas e das atividades complementares, respeitando a carga horaria proposta. Sendo assim, é possível concluir que a composição da estrutura curricular deve focalizar na unidade teoria e prática mediante as disciplinas de práticas de ensino e dos estágios supervisionado para fomentar a formação acadêmica e profissional, afim de atender as com qualidade e compromisso ao mercado de trabalho e aos anseios da sociedade. |
id |
UNIFAP-2_f07c6b775074352ca6f71f700344b6bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2693 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do AmapáThe relation theoretical and practical outline of the curricular structure of the biology science graduation of the Federal University of AmapáTeoria e Prática. Currículo. BiologiaTheory and practice; Curriculum; BiologyO artigo analisou a estrutura curricular do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá, no que concerne a relação de unidade entre os conhecimentos teóricos e práticos, uma vez que no ensino de biologia deve se valorizar esta relação reciproca, que tem o dever de se apresentar de maneira clara e coerente, contribuindo na formação dos futuros professores de biologia. A abordagem qualitativa direcionou a pesquisa bibliográfica e documental. O resultado desta análise é satisfatória, pois se pode constatar elementos que atendem a legislação, como a lista das disciplinas obrigatórias do campo pedagógico, das disciplinas específicas e das atividades complementares, respeitando a carga horaria proposta. Sendo assim, é possível concluir que a composição da estrutura curricular deve focalizar na unidade teoria e prática mediante as disciplinas de práticas de ensino e dos estágios supervisionado para fomentar a formação acadêmica e profissional, afim de atender as com qualidade e compromisso ao mercado de trabalho e aos anseios da sociedade.This article has analyzed the curricular structure of the Full Degree Course in Biological Sciences of the Federal University of Amapá regarding the relation of unity between theoretical and practical knowledge, since in biology teaching this reciprocal relationship must be valued, which it has the duty to present itself in a clear and coherent way, contributing to the training of future biology teachers. The qualitative approach guided bibliographical and documentary research. The result of this analysis is satisfactory, since it is possible to verify elements that comply with the legislation, such as the list of compulsory subjects in the pedagogical field, the specific subjects and complementary activities, respecting the proposed timetable. Thus, it is possible to conclude that the composition of the curricular structure should focus on the unit theory and practice through the disciplines of teaching practices and supervised internships to foster academic and professional education, in order to meet to with quality and commitment the job market and the yearnings of society.Universidade Federal do AmapáDavid, Everson dos SantosOliveira, Izabel Lúcia dos Santos2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/269310.18468/estcien.2018v8n1.p31-45Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 31-45Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 31-452179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2693/eversonv8n1.pdfDireitos autorais 2018 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-29T14:19:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2693Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2018-05-29T14:19:04Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá The relation theoretical and practical outline of the curricular structure of the biology science graduation of the Federal University of Amapá |
title |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
spellingShingle |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá David, Everson dos Santos Teoria e Prática. Currículo. Biologia Theory and practice; Curriculum; Biology |
title_short |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
title_full |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
title_fullStr |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
title_full_unstemmed |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
title_sort |
A relação teoria e prática esboçada na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá |
author |
David, Everson dos Santos |
author_facet |
David, Everson dos Santos Oliveira, Izabel Lúcia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Izabel Lúcia dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Everson dos Santos Oliveira, Izabel Lúcia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria e Prática. Currículo. Biologia Theory and practice; Curriculum; Biology |
topic |
Teoria e Prática. Currículo. Biologia Theory and practice; Curriculum; Biology |
description |
O artigo analisou a estrutura curricular do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá, no que concerne a relação de unidade entre os conhecimentos teóricos e práticos, uma vez que no ensino de biologia deve se valorizar esta relação reciproca, que tem o dever de se apresentar de maneira clara e coerente, contribuindo na formação dos futuros professores de biologia. A abordagem qualitativa direcionou a pesquisa bibliográfica e documental. O resultado desta análise é satisfatória, pois se pode constatar elementos que atendem a legislação, como a lista das disciplinas obrigatórias do campo pedagógico, das disciplinas específicas e das atividades complementares, respeitando a carga horaria proposta. Sendo assim, é possível concluir que a composição da estrutura curricular deve focalizar na unidade teoria e prática mediante as disciplinas de práticas de ensino e dos estágios supervisionado para fomentar a formação acadêmica e profissional, afim de atender as com qualidade e compromisso ao mercado de trabalho e aos anseios da sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2693 10.18468/estcien.2018v8n1.p31-45 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2693 |
identifier_str_mv |
10.18468/estcien.2018v8n1.p31-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2693/eversonv8n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 31-45 Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 31-45 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201972277248 |