Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aula |
id |
UNIFAP-2_f4520d017b45a7a8c6b01ed3f155b74f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1468 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aulaO presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aulaUniversidade Federal do AmapáPaula da Silva, Maria Rita2015-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-952179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468/mariav4n1.pdfDireitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1468Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:38:56Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
title |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
spellingShingle |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula Paula da Silva, Maria Rita |
title_short |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
title_full |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
title_fullStr |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
title_sort |
Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula |
author |
Paula da Silva, Maria Rita |
author_facet |
Paula da Silva, Maria Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula da Silva, Maria Rita |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aula |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468/mariav4n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95 Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201673433088 |