Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula da Silva, Maria Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aula
id UNIFAP-2_f4520d017b45a7a8c6b01ed3f155b74f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1468
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aulaO presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aulaUniversidade Federal do AmapáPaula da Silva, Maria Rita2015-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-952179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468/mariav4n1.pdfDireitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1468Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:38:56Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
title Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
spellingShingle Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
Paula da Silva, Maria Rita
title_short Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
title_full Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
title_fullStr Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
title_full_unstemmed Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
title_sort Os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais em sala de aula
author Paula da Silva, Maria Rita
author_facet Paula da Silva, Maria Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula da Silva, Maria Rita
description O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da violência intrafamiliar sobre as relações interpessoais: um estudo exploratório em sala de aula: de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola da zona urbana. A pesquisa foi realizada dentro do referencial quanti-qualitativo utilizando como método o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionários com perguntas abertas e fechadas. Por questões éticas considerou-se a necessidade de solicitar, antes do início de cada entrevista a permissão dos sujeitos envolvidos neste estudo. As respostas foram posteriormente analisadas, agrupadas em categorias, assim como ilustradas a partir de análise descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores presencia a violência em sala de aula e essa prática vem influenciando negativamente o desempenho escolar das crianças e acreditam que esta violência é um reflexo familiar. Ao analisarmos as respostas dadas pelos pais percebe-se que estes por sua vez responsabilizam a escola pelos atos de violência cometida por seus filhos. Nas respostas dos alunos constatou-se que a maioria sofre violência física e psicológica em casa por seus pais e parentes o que os deixa revoltados e estimulados a praticar atos desagradáveis em sala de aula
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1468/mariav4n1.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95
Estação Científica (UNIFAP); v. 4, n. 1 (2014); 79-95
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201673433088