Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090 |
Resumo: | O presente artigo traz uma reflexão sobre a importância da temática “desastres naturais” e sua relação com o ensino de ciências. Com o propósito de aprofundar o tema, analisam-se as produções teóricas e os modos como estas conceituam a alfabetização científica buscando relacionar esses conceitos com o exercício da prática docente, na rede municipal de ensino do município de Blumenau/SC. O estudo caracteriza-se como qualitativo, sendo realizado a partir de revisão de literatura. Percebe-se, segundo Lenzi (2013), Oliveira (2012) e Faht (2011) que o tema “desastres naturais” nas escolas blumenauenses do ensino fundamental é considerado um produto educacional. No entanto, a temática não está voltada à formação de indivíduos capazes de reivindicar mudanças à minimização dessa problemática. Tomando-se como premissa a pouca efetividade das ações governamentais, bem como a pouca efetividade do modo como os desastres naturais são tratados na escola, evidencia-se, nesse texto, a importância de um ensino de ciências voltado à alfabetização científica como possibilidade para enfrentar as causas e consequências dos desastres naturais frequentes no município. |
id |
UNIFAP-2_f59c15de0a707ed6f72d29f56c59586c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2090 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SCScientific literacy: reflections on the possibilities for coping of natural disasters in the municipality of Blumenau / SCO presente artigo traz uma reflexão sobre a importância da temática “desastres naturais” e sua relação com o ensino de ciências. Com o propósito de aprofundar o tema, analisam-se as produções teóricas e os modos como estas conceituam a alfabetização científica buscando relacionar esses conceitos com o exercício da prática docente, na rede municipal de ensino do município de Blumenau/SC. O estudo caracteriza-se como qualitativo, sendo realizado a partir de revisão de literatura. Percebe-se, segundo Lenzi (2013), Oliveira (2012) e Faht (2011) que o tema “desastres naturais” nas escolas blumenauenses do ensino fundamental é considerado um produto educacional. No entanto, a temática não está voltada à formação de indivíduos capazes de reivindicar mudanças à minimização dessa problemática. Tomando-se como premissa a pouca efetividade das ações governamentais, bem como a pouca efetividade do modo como os desastres naturais são tratados na escola, evidencia-se, nesse texto, a importância de um ensino de ciências voltado à alfabetização científica como possibilidade para enfrentar as causas e consequências dos desastres naturais frequentes no município.This article presents a reflection on the importance of the theme "natural disasters" and its relation to the teaching of science. In order to examine the subject, theoretical productions are analyzed and the ways they conceptualize scientific literacy trying to relate these concepts to the practice of teaching practice in municipal schools in the city of Blumenau / SC. The study is characterized as qualitative, being held from literature review. It can be seen, according Lenzi (2013), Oliveira (2012) and Faht (2011) that the topic natural disasters in blumenauenses elementary schools is considered an educational product. However, the issue is not aimed at training individuals able to claim changes to minimize this problem. Taking as its premise the little effectiveness of government actions, and the little effectiveness of how natural disasters are treated at school, it is evident in this text, the importance of science education focused on the scientific literacy as a possibility to face the causes and consequences of frequent natural disasters in the cityUniversidade Federal do AmapáNão contou com financiamento.Milbratz, RaquellenProbst, Melissa2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 09-20Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 09-202179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090/melissav5n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T18:54:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2090Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-03-15T18:54:55Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC Scientific literacy: reflections on the possibilities for coping of natural disasters in the municipality of Blumenau / SC |
title |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
spellingShingle |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC Milbratz, Raquellen |
title_short |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
title_full |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
title_fullStr |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
title_sort |
Alfabetização científica: reflexões sobre as possibilidades para o enfrentamento dos desastres naturais no município de Blumenau/SC |
author |
Milbratz, Raquellen |
author_facet |
Milbratz, Raquellen Probst, Melissa |
author_role |
author |
author2 |
Probst, Melissa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não contou com financiamento. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milbratz, Raquellen Probst, Melissa |
description |
O presente artigo traz uma reflexão sobre a importância da temática “desastres naturais” e sua relação com o ensino de ciências. Com o propósito de aprofundar o tema, analisam-se as produções teóricas e os modos como estas conceituam a alfabetização científica buscando relacionar esses conceitos com o exercício da prática docente, na rede municipal de ensino do município de Blumenau/SC. O estudo caracteriza-se como qualitativo, sendo realizado a partir de revisão de literatura. Percebe-se, segundo Lenzi (2013), Oliveira (2012) e Faht (2011) que o tema “desastres naturais” nas escolas blumenauenses do ensino fundamental é considerado um produto educacional. No entanto, a temática não está voltada à formação de indivíduos capazes de reivindicar mudanças à minimização dessa problemática. Tomando-se como premissa a pouca efetividade das ações governamentais, bem como a pouca efetividade do modo como os desastres naturais são tratados na escola, evidencia-se, nesse texto, a importância de um ensino de ciências voltado à alfabetização científica como possibilidade para enfrentar as causas e consequências dos desastres naturais frequentes no município. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2090/melissav5n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 09-20 Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 09-20 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201231982592 |