ESPÉCIES FIBROSAS EM MERCADOS DO DISTRITO FLORESTAL SUSTENTÁVEL DA BR-163
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biota Amazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/2139 |
Resumo: | Este trabalho objetivou registrar as espécies fibrosas utilizadas na confecção de artesanato comercializado em mercados e feiras livres de municípios localizados no DFS da BR163, bem como identificar e caracterizar a cadeia produtiva do principal recurso vegetal desta categoria na região. A pesquisa envolveu entrevistas semi-estruturadas junto a 20 feirantes e, para a caracterização da cadeia produtiva do cipó-titica, principal produto de origem fibrosa explorado localmente, foram aplicadas as técnicas de entrevistas semi-estruturadas e informais junto a três moradores da comunidade Cristo Rei, além da observação direta. Nos mercados foram identificadas sete etnoespécies, distribuídas em quatro famílias botânicas: Arecaceae, Araceae, Marantaceae e Cyclantaceae, com destaque para o cipó-titica por ter recebido o maior número de citações (18). Doze produtos confeccionados com fibras foram registrados. A comercialização do cipó-titica em Cristo Rei se dá enquanto matéria-prima bruta e beneficiada em forma de vassouras. Uma é destinada a compradores externos à comunidade e outra se destina ao público do mercado de Itaituba. O comércio de produtos fibrosos representa uma parte dos ingressos na renda familiar rural, mas seu aproveitamento requer melhores técnicas para o manejo e conservação das espécies utilizadas.Palavras-chave: Amazônia, comunidades rurais, distrito florestal, mercados públicos, produtos florestais não madeireiros. |
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ESPÉCIES FIBROSAS EM MERCADOS DO DISTRITO FLORESTAL SUSTENTÁVEL DA BR-163FIBROUS SPECIES SOLD AT MARKETS OF THE SUSTAINABLE FOREST DISTRICT AT BR-163Este trabalho objetivou registrar as espécies fibrosas utilizadas na confecção de artesanato comercializado em mercados e feiras livres de municípios localizados no DFS da BR163, bem como identificar e caracterizar a cadeia produtiva do principal recurso vegetal desta categoria na região. A pesquisa envolveu entrevistas semi-estruturadas junto a 20 feirantes e, para a caracterização da cadeia produtiva do cipó-titica, principal produto de origem fibrosa explorado localmente, foram aplicadas as técnicas de entrevistas semi-estruturadas e informais junto a três moradores da comunidade Cristo Rei, além da observação direta. Nos mercados foram identificadas sete etnoespécies, distribuídas em quatro famílias botânicas: Arecaceae, Araceae, Marantaceae e Cyclantaceae, com destaque para o cipó-titica por ter recebido o maior número de citações (18). Doze produtos confeccionados com fibras foram registrados. A comercialização do cipó-titica em Cristo Rei se dá enquanto matéria-prima bruta e beneficiada em forma de vassouras. Uma é destinada a compradores externos à comunidade e outra se destina ao público do mercado de Itaituba. O comércio de produtos fibrosos representa uma parte dos ingressos na renda familiar rural, mas seu aproveitamento requer melhores técnicas para o manejo e conservação das espécies utilizadas.Palavras-chave: Amazônia, comunidades rurais, distrito florestal, mercados públicos, produtos florestais não madeireiros.This study aimed to record the fibrous species used in making handicrafts sold in markets and open fairs of municipalities in the DFS of BR163, and to identify and characterize the productive chain of the main plant resource of this category in the region. The research involved semi-structured interviews with 20 market-sellers and the techniques of semi-structured and informal interviews with three residents of the community Cristo Rei, as well as direct observation, for characterization of the productive chain of the vine-titica, the main fibrous product locally exploited. Seven ethnospecies were identified in the markets, representing four botanical families: Arecaceae, Araceae, Marantaceae and Cyclantaceae, with emphasis to the vine-titica that had the highest number of citations (18). Twelve products made with fibers were recorded. The marketing of vine-titica in Cristo Rei happens in the form of raw material input and also processed in brooms. One is destined to foreing buyers to the community and the other is destined for the public of the Itaituba market. The trade of fibrous products is a relevant part of the rural household income, but its exploitation requires better techniques for the management and conservation of the species used.Keywords: Amazonia; forest districts; non-timber forest products; public marketplaces; rural communities. Universidade Federal do AmapáProjeto Integrado MCT-EMBRAPA-PIME, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).Santos, Ronize da SilvaCoelho-Ferreira, MárliaLima, Pedro Glécio Costa2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/213910.18561/2179-5746/biotaamazonia.v6n2p101-109Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 6, n. 2 (2016); 101-1092179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/2139/v6n2p101-109.pdfAmazônia, Pará, BrasilcronologicaLevantamento etnobotânicoDireitos autorais 2016 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-05T12:34:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2139Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2016-07-05T12:34:28Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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