ESTUDO DE FEIRAS EMPRESARIAIS COMO LOCUS DE INOVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiber, Dusan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/253
Resumo: Sob qualquer perspectiva de análise - a frequência, o número de participantes, sejam expositores, frequentadores leigos ou especialistas, a variedade de produtos e serviços apresentados, entre outros - exponencial é a palavra que melhor expressa o crescimento que nos últimos anos têm experimentado as Feiras de Negócios. Entretanto, as Feiras de Negócios ainda carecem de pesquisas, sobretudo, das que ultrapassem a mera dimensão comercial - enfoque da quase totalidade dos estudos. Historicamente concebidas como espaço para a troca de mercadorias, as Feiras têm evoluído para um ambiente que revela, também, outras funcionalidades e significados, trazendo novas oportunidades para as empresas participantes. O presente trabalho tem por objetivo redirecionar o estudo sobre as Feiras de Negócios, salientando o seu papel como espaços de inovação. Trata-se de um ensaio teórico amparado na literatura especializada sobre marketing, sociologia, inteligência competitiva, inovação e, por fim, sobre o processo de construção e gestão do conhecimento; e respaldado na experiência do autor em atividade de consultoria empresarial. Parte-se do princípio de que somente as pessoas prévia e devidamente orientadas apreenderão das Feiras as suas dimensões inovadoras para, na sequência, internalizar e aprimorar nas organizações a amplitude e a integralidade dos seus benefícios.
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