Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Magro, Cristian Bau
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scopel, Cristiane Inhaia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402
Resumo: A Controladoria surgiu com o propósito de suprir necessidades na geração de informações úteis, confiáveis e tempestivas para a tomada de decisões. Para tanto, cada organização impõem seu método de utilização e implantação da controladoria. Assim, diversas pesquisas foram realizadas com o intuito de oferecer aos administradores mecanismos que auxiliam no melhoramento das atividades provenientes da Controladoria. Diante deste fato, o presente trabalho buscou analisar o perfil da Controladoria como suporte informacional nas indústrias do Oeste de Santa Catarina. O método utilizado foi quantitativo, com pesquisa descritiva do tipo survey ou de levantamento. O instrumento de pesquisa foi composto por questões objetivas e descritivas e a amostra da pesquisa compreendeu 11 empresas. A análise dos dados foi realizada com o uso da estatística e da análise descritivas. Conclui-se que é possível obter resultados similares na determinação do perfil da Controladoria. Isso ocorre porque as variáveis ambientais, os objetivos organizacionais, a cultura da direção, a divergência de opiniões e principalmente a não exclusividade no quadro conceitual influenciam nas funções e atribuições do setor de Controladoria.  
id UNIFEBE-1_2cabbabcb1cb8bd43727b0bf9ce093c1
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/402
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa CatarinaA Controladoria surgiu com o propósito de suprir necessidades na geração de informações úteis, confiáveis e tempestivas para a tomada de decisões. Para tanto, cada organização impõem seu método de utilização e implantação da controladoria. Assim, diversas pesquisas foram realizadas com o intuito de oferecer aos administradores mecanismos que auxiliam no melhoramento das atividades provenientes da Controladoria. Diante deste fato, o presente trabalho buscou analisar o perfil da Controladoria como suporte informacional nas indústrias do Oeste de Santa Catarina. O método utilizado foi quantitativo, com pesquisa descritiva do tipo survey ou de levantamento. O instrumento de pesquisa foi composto por questões objetivas e descritivas e a amostra da pesquisa compreendeu 11 empresas. A análise dos dados foi realizada com o uso da estatística e da análise descritivas. Conclui-se que é possível obter resultados similares na determinação do perfil da Controladoria. Isso ocorre porque as variáveis ambientais, os objetivos organizacionais, a cultura da direção, a divergência de opiniões e principalmente a não exclusividade no quadro conceitual influenciam nas funções e atribuições do setor de Controladoria.  UNIFEBE2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 19 (2016); 33-522177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402/370Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal Magro, Cristian BauScopel, Cristiane Inhaia2017-02-13T21:08:52Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/402Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-02-13T21:08:52Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
title Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
spellingShingle Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
Dal Magro, Cristian Bau
title_short Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
title_full Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
title_fullStr Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
title_full_unstemmed Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
title_sort Controladoria como suporte informacional nas indústrias de Santa Catarina
author Dal Magro, Cristian Bau
author_facet Dal Magro, Cristian Bau
Scopel, Cristiane Inhaia
author_role author
author2 Scopel, Cristiane Inhaia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Magro, Cristian Bau
Scopel, Cristiane Inhaia
description A Controladoria surgiu com o propósito de suprir necessidades na geração de informações úteis, confiáveis e tempestivas para a tomada de decisões. Para tanto, cada organização impõem seu método de utilização e implantação da controladoria. Assim, diversas pesquisas foram realizadas com o intuito de oferecer aos administradores mecanismos que auxiliam no melhoramento das atividades provenientes da Controladoria. Diante deste fato, o presente trabalho buscou analisar o perfil da Controladoria como suporte informacional nas indústrias do Oeste de Santa Catarina. O método utilizado foi quantitativo, com pesquisa descritiva do tipo survey ou de levantamento. O instrumento de pesquisa foi composto por questões objetivas e descritivas e a amostra da pesquisa compreendeu 11 empresas. A análise dos dados foi realizada com o uso da estatística e da análise descritivas. Conclui-se que é possível obter resultados similares na determinação do perfil da Controladoria. Isso ocorre porque as variáveis ambientais, os objetivos organizacionais, a cultura da direção, a divergência de opiniões e principalmente a não exclusividade no quadro conceitual influenciam nas funções e atribuições do setor de Controladoria.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/402/370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 19 (2016); 33-52
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891640119296