PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ristow, Marielle
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: dos Santos, Luana, Fronza Beims, Daniela, Ângela Nottar Nesello, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181
Resumo: A insatisfação com a própria imagem corporal, talvez seja um dos principais motivos que levem as pessoas a iniciar um programa de atividade física. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção corporal de praticantes de musculação em academias do município de Itajaí-SC. A fim de caracterizar a amostra, foi aplicado um questionário estruturado, contendo informações sobre o estilo de vida, antropometria e imagem corporal. Os parâmetros antropométricos utilizados foram: peso e estatura, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e para estimar a autopercepção da imagem corporal foram utilizados dois conjuntos de silhuetas. Para análise estatística descritiva dos dados foram utilizadas a frequência absoluta e relativa das variáveis coletadas. Foram avaliados 284 praticantes de musculação do gênero masculino, com idade média de 26,31 ± 6,03 anos, e mais de doze anos de estudo; 156 indivíduos relataram atividade física mais de três vezes por semana. Quanto ao IMC, os valores médios encontrados foram: 24,93 + 2,51 kg/m2. Em relação à satisfação corporal, 42,3% dos praticantes de musculação mostravam-se insatisfeitos com a aparência física. Observou-se que a variável insatisfação corporal estava vinculada à preocupação com a forma física. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mais estudos sobre a percepção corporal, bem como, da inserção de profissionais de nutrição em academias de ginástica para promover o bem estar de forma mais equilibrada.
id UNIFEBE-1_38dc5cf9486d170e3a8cfcdb68142f62
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/181
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃOImagem corporal. Academias de ginástica. Musculação.A insatisfação com a própria imagem corporal, talvez seja um dos principais motivos que levem as pessoas a iniciar um programa de atividade física. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção corporal de praticantes de musculação em academias do município de Itajaí-SC. A fim de caracterizar a amostra, foi aplicado um questionário estruturado, contendo informações sobre o estilo de vida, antropometria e imagem corporal. Os parâmetros antropométricos utilizados foram: peso e estatura, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e para estimar a autopercepção da imagem corporal foram utilizados dois conjuntos de silhuetas. Para análise estatística descritiva dos dados foram utilizadas a frequência absoluta e relativa das variáveis coletadas. Foram avaliados 284 praticantes de musculação do gênero masculino, com idade média de 26,31 ± 6,03 anos, e mais de doze anos de estudo; 156 indivíduos relataram atividade física mais de três vezes por semana. Quanto ao IMC, os valores médios encontrados foram: 24,93 + 2,51 kg/m2. Em relação à satisfação corporal, 42,3% dos praticantes de musculação mostravam-se insatisfeitos com a aparência física. Observou-se que a variável insatisfação corporal estava vinculada à preocupação com a forma física. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mais estudos sobre a percepção corporal, bem como, da inserção de profissionais de nutrição em academias de ginástica para promover o bem estar de forma mais equilibrada. UNIFEBE2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 11 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181/80Ristow, Marielledos Santos, LuanaFronza Beims, DanielaÂngela Nottar Nesello, Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:16:07Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/181Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:16:07Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
title PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
spellingShingle PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Ristow, Marielle
Imagem corporal. Academias de ginástica. Musculação.
title_short PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
title_full PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
title_fullStr PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
title_sort PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
author Ristow, Marielle
author_facet Ristow, Marielle
dos Santos, Luana
Fronza Beims, Daniela
Ângela Nottar Nesello, Luciane
author_role author
author2 dos Santos, Luana
Fronza Beims, Daniela
Ângela Nottar Nesello, Luciane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ristow, Marielle
dos Santos, Luana
Fronza Beims, Daniela
Ângela Nottar Nesello, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem corporal. Academias de ginástica. Musculação.
topic Imagem corporal. Academias de ginástica. Musculação.
description A insatisfação com a própria imagem corporal, talvez seja um dos principais motivos que levem as pessoas a iniciar um programa de atividade física. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção corporal de praticantes de musculação em academias do município de Itajaí-SC. A fim de caracterizar a amostra, foi aplicado um questionário estruturado, contendo informações sobre o estilo de vida, antropometria e imagem corporal. Os parâmetros antropométricos utilizados foram: peso e estatura, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e para estimar a autopercepção da imagem corporal foram utilizados dois conjuntos de silhuetas. Para análise estatística descritiva dos dados foram utilizadas a frequência absoluta e relativa das variáveis coletadas. Foram avaliados 284 praticantes de musculação do gênero masculino, com idade média de 26,31 ± 6,03 anos, e mais de doze anos de estudo; 156 indivíduos relataram atividade física mais de três vezes por semana. Quanto ao IMC, os valores médios encontrados foram: 24,93 + 2,51 kg/m2. Em relação à satisfação corporal, 42,3% dos praticantes de musculação mostravam-se insatisfeitos com a aparência física. Observou-se que a variável insatisfação corporal estava vinculada à preocupação com a forma física. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mais estudos sobre a percepção corporal, bem como, da inserção de profissionais de nutrição em academias de ginástica para promover o bem estar de forma mais equilibrada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/181/80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 11 (2013)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891251097600