Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486 |
Resumo: | Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado. |
id |
UNIFEBE-1_3d7409b1ad3a6845888a6a813fed6c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/486 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismoEstratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.EmpreendedorismoEste artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.UNIFEBE2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 20 (2017); 22-422177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486/395Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Daiana RansanMartins, Eduardo ToledoHoeckesfeld, LenoirHahn, Ivanete Schneider2017-05-03T12:14:39Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/486Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-05-03T12:14:39Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
title |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
spellingShingle |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo Martins, Daiana Ransan Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão. Empreendedorismo |
title_short |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
title_full |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
title_fullStr |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
title_full_unstemmed |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
title_sort |
Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo |
author |
Martins, Daiana Ransan |
author_facet |
Martins, Daiana Ransan Martins, Eduardo Toledo Hoeckesfeld, Lenoir Hahn, Ivanete Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Eduardo Toledo Hoeckesfeld, Lenoir Hahn, Ivanete Schneider |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Daiana Ransan Martins, Eduardo Toledo Hoeckesfeld, Lenoir Hahn, Ivanete Schneider |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão. Empreendedorismo |
topic |
Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão. Empreendedorismo |
description |
Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486/395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 20 (2017); 22-42 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891673673728 |