A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Civinski, Cristian
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Montibeller, André, Oliveira, André Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68
Resumo: O envelhecimento se refere a fenômenos biológicos, fisiológicos, sociais e psicológicos que agem em todos os seres vivos. Este estudo teve como objetivo geral investigar pelo método de pesquisa biográfica, os benefícios dos exercícios físicos para idosos e relacionar sua importância no processo de envelhecimento. A diminuição da capacidade funcional ao longo da vida está ligada e é influenciada por diferentes fatores: genéticos, estilo de vida e estado psicoemocional. A participação em um programa de exercícios físicos regulares é essencial, e uma forma efetiva para reduzir, prevenir e tratar declínios funcionais associados ao envelhecimento. Os exercícios físicos sendo estes aeróbios ou anaeróbios contribuem de maneira favorável e significativa, favorecendo assim, um envelhecimento mais saudável e seguro. Por meio da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos, a fim de que possam viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento. Para tal significado, é de suma importância o efetivo trabalho do profissional de Educação Física, na prescrição e orientação correta dos exercícios físicos a serem realizados com essa população e, com isso, eles possam ser beneficiados de modo condizente na melhoria e manutenção da saúde, pois, assim, é possível ter um envelhecimento menos incapacitante funcionalmente, e com uma expectativa de vida mais saudável. A prática regular de exercícios físicos é a essência da saúde para os idosos, pois desse modo essa população poderá minimizar as alterações fisiológicas associadas ao aumento da idade.
id UNIFEBE-1_474dca0ad36b44ceaf7177ab0eae8917
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/68
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTOAging. Physical Exercise. HealthO envelhecimento se refere a fenômenos biológicos, fisiológicos, sociais e psicológicos que agem em todos os seres vivos. Este estudo teve como objetivo geral investigar pelo método de pesquisa biográfica, os benefícios dos exercícios físicos para idosos e relacionar sua importância no processo de envelhecimento. A diminuição da capacidade funcional ao longo da vida está ligada e é influenciada por diferentes fatores: genéticos, estilo de vida e estado psicoemocional. A participação em um programa de exercícios físicos regulares é essencial, e uma forma efetiva para reduzir, prevenir e tratar declínios funcionais associados ao envelhecimento. Os exercícios físicos sendo estes aeróbios ou anaeróbios contribuem de maneira favorável e significativa, favorecendo assim, um envelhecimento mais saudável e seguro. Por meio da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos, a fim de que possam viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento. Para tal significado, é de suma importância o efetivo trabalho do profissional de Educação Física, na prescrição e orientação correta dos exercícios físicos a serem realizados com essa população e, com isso, eles possam ser beneficiados de modo condizente na melhoria e manutenção da saúde, pois, assim, é possível ter um envelhecimento menos incapacitante funcionalmente, e com uma expectativa de vida mais saudável. A prática regular de exercícios físicos é a essência da saúde para os idosos, pois desse modo essa população poderá minimizar as alterações fisiológicas associadas ao aumento da idade.UNIFEBE2011-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68/57Civinski, CristianMontibeller, AndréOliveira, André Luiz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:33:38Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/68Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:33:38Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
title A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
Civinski, Cristian
Aging. Physical Exercise. Health
title_short A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
title_full A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
title_sort A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO
author Civinski, Cristian
author_facet Civinski, Cristian
Montibeller, André
Oliveira, André Luiz de
author_role author
author2 Montibeller, André
Oliveira, André Luiz de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Civinski, Cristian
Montibeller, André
Oliveira, André Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Aging. Physical Exercise. Health
topic Aging. Physical Exercise. Health
description O envelhecimento se refere a fenômenos biológicos, fisiológicos, sociais e psicológicos que agem em todos os seres vivos. Este estudo teve como objetivo geral investigar pelo método de pesquisa biográfica, os benefícios dos exercícios físicos para idosos e relacionar sua importância no processo de envelhecimento. A diminuição da capacidade funcional ao longo da vida está ligada e é influenciada por diferentes fatores: genéticos, estilo de vida e estado psicoemocional. A participação em um programa de exercícios físicos regulares é essencial, e uma forma efetiva para reduzir, prevenir e tratar declínios funcionais associados ao envelhecimento. Os exercícios físicos sendo estes aeróbios ou anaeróbios contribuem de maneira favorável e significativa, favorecendo assim, um envelhecimento mais saudável e seguro. Por meio da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos, a fim de que possam viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento. Para tal significado, é de suma importância o efetivo trabalho do profissional de Educação Física, na prescrição e orientação correta dos exercícios físicos a serem realizados com essa população e, com isso, eles possam ser beneficiados de modo condizente na melhoria e manutenção da saúde, pois, assim, é possível ter um envelhecimento menos incapacitante funcionalmente, e com uma expectativa de vida mais saudável. A prática regular de exercícios físicos é a essência da saúde para os idosos, pois desse modo essa população poderá minimizar as alterações fisiológicas associadas ao aumento da idade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/68/57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891219640320