Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kormann, Eliane
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Frantz, Julio Cesar, Baade, Joel Haroldo, Gripa, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004
Resumo: The article “Educational Technologies in the Active Methodologies Laboratory of the Pedagogy Course at UNIFEBE: An Experience Report” aims topresent a detailed account of the experiences gained with the application of active methodologies in the laboratory. These experiences included various activities in which integrated educational technologies, such as educational robotics, virtual reality glasses, and interactive screens, to enrich the learning process. These technologies aimed to create a more interactive, engaging, and 21st-century educational environment. Highly this article also explores the results of these initiatives through the application of a technology acceptance model, providing an understanding of the effectiveness and acceptance of these innovative resources by students and educators. This analysis reinforces the importance of adapting teaching practices to new technological realities. The active methodologies laboratory proved to be a key element in reformulating teaching methods, making a meaningful contribution to transforming the classroom into a more engaging and innovative space, highlighting its vital role in preparing future education professionals for a constantly evolvingeducational scenario.
id UNIFEBE-1_66b3d62bf292d60fae72a75cbd5f44e2
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/1004
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência The article “Educational Technologies in the Active Methodologies Laboratory of the Pedagogy Course at UNIFEBE: An Experience Report” aims topresent a detailed account of the experiences gained with the application of active methodologies in the laboratory. These experiences included various activities in which integrated educational technologies, such as educational robotics, virtual reality glasses, and interactive screens, to enrich the learning process. These technologies aimed to create a more interactive, engaging, and 21st-century educational environment. Highly this article also explores the results of these initiatives through the application of a technology acceptance model, providing an understanding of the effectiveness and acceptance of these innovative resources by students and educators. This analysis reinforces the importance of adapting teaching practices to new technological realities. The active methodologies laboratory proved to be a key element in reformulating teaching methods, making a meaningful contribution to transforming the classroom into a more engaging and innovative space, highlighting its vital role in preparing future education professionals for a constantly evolvingeducational scenario.O artigo “Tecnologias Educacionais do Laboratório de Metodologias Ativas do Curso de Pedagogia da UNIFEBE: Um Relato de Experiência” visa apresentar um relato detalhado das experiências adquiridas com a aplicação de metodologias ativas no laboratório. Essas experiências incluíram uma gama diversificada de atividades que integraram tecnologias educacionais, tais como: robótica educacional, óculos de realidade virtual e telas interativas, visando enriquecer o processo de aprendizagem. O uso dessas tecnologias foi direcionado para criar um ambiente educacional mais interativo, motivador e alinhado às demandas do século XXI. Importante destacar, que o artigo também explora os resultados dessas iniciativas por meio da aplicação de ummodelo de aceitação de tecnologias, proporcionando uma compreensão sobre a efetividade e a aceitação desses recursos inovadores por parte dos estudantes e educadores. Essa análise reforça a importância de adaptar as práticas pedagógicas às novas realidades tecnológicas. O laboratório de metodologias ativas demonstrou ser peça-chave na reformulação dos métodos de ensino, contribuindo significativamente para a transformação da sala de aula em um espaço mais engajador e inovador, evidenciando seu papel vital na preparação de futuros profissionais da educação para um cenário educacional em constante evolução.UNIFEBE2024-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004/779Kormann, ElianeFrantz, Julio CesarBaade, Joel Haroldo Gripa, Sidneiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T00:42:16Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/1004Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2024-06-18T00:42:16Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
title Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
spellingShingle Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
Kormann, Eliane
title_short Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
title_full Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
title_fullStr Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
title_full_unstemmed Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
title_sort Tecnologias educacionais do laboratório de metodologias ativas do curso de pedagogia da UNIFEBE: Um relato de experiência
author Kormann, Eliane
author_facet Kormann, Eliane
Frantz, Julio Cesar
Baade, Joel Haroldo
Gripa, Sidnei
author_role author
author2 Frantz, Julio Cesar
Baade, Joel Haroldo
Gripa, Sidnei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kormann, Eliane
Frantz, Julio Cesar
Baade, Joel Haroldo
Gripa, Sidnei
description The article “Educational Technologies in the Active Methodologies Laboratory of the Pedagogy Course at UNIFEBE: An Experience Report” aims topresent a detailed account of the experiences gained with the application of active methodologies in the laboratory. These experiences included various activities in which integrated educational technologies, such as educational robotics, virtual reality glasses, and interactive screens, to enrich the learning process. These technologies aimed to create a more interactive, engaging, and 21st-century educational environment. Highly this article also explores the results of these initiatives through the application of a technology acceptance model, providing an understanding of the effectiveness and acceptance of these innovative resources by students and educators. This analysis reinforces the importance of adapting teaching practices to new technological realities. The active methodologies laboratory proved to be a key element in reformulating teaching methods, making a meaningful contribution to transforming the classroom into a more engaging and innovative space, highlighting its vital role in preparing future education professionals for a constantly evolvingeducational scenario.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/1004/779
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464892424454144