Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Patrícia Zogbi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Benvenutti, Jeisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820
Resumo: Para a formação em Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm por finalidade nortear a formação de psicólogos. Tais Diretrizes evidenciam competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da formação. Com o objetivo de identificar classes de comportamentos a serem desenvolvidas em acadêmicos de Psicologia, foi realizada a derivação inicial de comportamentos. Foram listados verbos relativos a cada situação e que especificam ações de acadêmicos em processo de formação. Foi utilizada a noção de sentenças gramaticais completas e a noção de comportamento como uma complexa relação entre seus elementos constituintes: classes de respostas do sujeito e as classes de estímulos antecedentes e consequentes a essa classe de respostas. As classes gerais de comportamentos descobertas, tais como: atuar; interpretar; manejar; produzir; avaliar; identificar, dentre outras, revelam dimensões importantes durante a formação profissional. Os resultados evidenciaram que, verificá-los à luz da análise do comportamento permite uma maior compreensão das relações entre comportamento, atuação profissional e processo de ensino. Assim, acadêmicos, docentes e gestores de cursos poderão compreender e planejar condições de ensino e aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento dos comportamentos que compõem o exercício profissional.
id UNIFEBE-1_8c2e46162b4ed9b0efab5a909f548e07
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/820
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do PsicólogoPara a formação em Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm por finalidade nortear a formação de psicólogos. Tais Diretrizes evidenciam competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da formação. Com o objetivo de identificar classes de comportamentos a serem desenvolvidas em acadêmicos de Psicologia, foi realizada a derivação inicial de comportamentos. Foram listados verbos relativos a cada situação e que especificam ações de acadêmicos em processo de formação. Foi utilizada a noção de sentenças gramaticais completas e a noção de comportamento como uma complexa relação entre seus elementos constituintes: classes de respostas do sujeito e as classes de estímulos antecedentes e consequentes a essa classe de respostas. As classes gerais de comportamentos descobertas, tais como: atuar; interpretar; manejar; produzir; avaliar; identificar, dentre outras, revelam dimensões importantes durante a formação profissional. Os resultados evidenciaram que, verificá-los à luz da análise do comportamento permite uma maior compreensão das relações entre comportamento, atuação profissional e processo de ensino. Assim, acadêmicos, docentes e gestores de cursos poderão compreender e planejar condições de ensino e aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento dos comportamentos que compõem o exercício profissional.UNIFEBE2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 26 (2022): Revista da UNIFEBE: Edição Saúde e Bem-estar2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820/542Copyright (c) 2022 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Patrícia ZogbiBenvenutti, Jeisa2023-11-29T18:08:44Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/820Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2023-11-29T18:08:44Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
title Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
spellingShingle Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
dos Santos, Patrícia Zogbi
title_short Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
title_full Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
title_fullStr Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
title_full_unstemmed Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
title_sort Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo
author dos Santos, Patrícia Zogbi
author_facet dos Santos, Patrícia Zogbi
Benvenutti, Jeisa
author_role author
author2 Benvenutti, Jeisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Patrícia Zogbi
Benvenutti, Jeisa
description Para a formação em Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm por finalidade nortear a formação de psicólogos. Tais Diretrizes evidenciam competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da formação. Com o objetivo de identificar classes de comportamentos a serem desenvolvidas em acadêmicos de Psicologia, foi realizada a derivação inicial de comportamentos. Foram listados verbos relativos a cada situação e que especificam ações de acadêmicos em processo de formação. Foi utilizada a noção de sentenças gramaticais completas e a noção de comportamento como uma complexa relação entre seus elementos constituintes: classes de respostas do sujeito e as classes de estímulos antecedentes e consequentes a essa classe de respostas. As classes gerais de comportamentos descobertas, tais como: atuar; interpretar; manejar; produzir; avaliar; identificar, dentre outras, revelam dimensões importantes durante a formação profissional. Os resultados evidenciaram que, verificá-los à luz da análise do comportamento permite uma maior compreensão das relações entre comportamento, atuação profissional e processo de ensino. Assim, acadêmicos, docentes e gestores de cursos poderão compreender e planejar condições de ensino e aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento dos comportamentos que compõem o exercício profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820/542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 26 (2022): Revista da UNIFEBE: Edição Saúde e Bem-estar
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218348716294144