Comportamentos Profissionais Na Formação E Prática Do Psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Patrícia Zogbi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Benvenutti, Jeisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/820
Resumo: Para a formação em Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm por finalidade nortear a formação de psicólogos. Tais Diretrizes evidenciam competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da formação. Com o objetivo de identificar classes de comportamentos a serem desenvolvidas em acadêmicos de Psicologia, foi realizada a derivação inicial de comportamentos. Foram listados verbos relativos a cada situação e que especificam ações de acadêmicos em processo de formação. Foi utilizada a noção de sentenças gramaticais completas e a noção de comportamento como uma complexa relação entre seus elementos constituintes: classes de respostas do sujeito e as classes de estímulos antecedentes e consequentes a essa classe de respostas. As classes gerais de comportamentos descobertas, tais como: atuar; interpretar; manejar; produzir; avaliar; identificar, dentre outras, revelam dimensões importantes durante a formação profissional. Os resultados evidenciaram que, verificá-los à luz da análise do comportamento permite uma maior compreensão das relações entre comportamento, atuação profissional e processo de ensino. Assim, acadêmicos, docentes e gestores de cursos poderão compreender e planejar condições de ensino e aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento dos comportamentos que compõem o exercício profissional.
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