USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinzle, Roberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19
Resumo: Os Sistemas de Apoio à Decisão compõem uma classe de sistemas de informação caracterizados por fornecer instrumentos ou subsídios úteis ao processo decisórios esenvolvidos pelos gestores das organizações. Em sua versão contemporânea, eles empregam intensamente técnicas de inteligência artificial para oferecer suporte nos processos cognitivos desenvolvidos pelos gestores no âmbito da tomada de decisão. Busca-se com a aplicação dessas tecnologias minimizar as dificuldades relacionadas às limitações da capacidade de inteligência e de percepções da mente humana para considerar e tratar a totalidade de aspectos de valor e de conhecimento que podem ter importância num processo decisório. Para tal é crescente o emprego de ontologias como formalismo para a representação do conhecimento do domínio da aplicação do sistema, permanecendo ainda a dificuldade para o desenvolvimento do raciocínio não- monotônico sobre este conhecimento. Este artigo apresenta os resultados alcançados para integração do raciocínio não-monotônico nos SAD amparados por ontologias, com vista a torná-los mais efetivos no auxílio aos processos cognitivos desenvolvidos no contexto de um processo de tomada de decisão. Dessa forma, percebeu-se que os princípios que fundamentam a Teoria do Raciocínio de Peirce, podem ser aplicados para a criação do modelo proposto com tal finalidade.
id UNIFEBE-1_a5470a6639008b4a01d4392256fb0541
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/19
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃOSistemas de Apoio a Decisão. Raciocínio Não-monotônico.Abdução.Os Sistemas de Apoio à Decisão compõem uma classe de sistemas de informação caracterizados por fornecer instrumentos ou subsídios úteis ao processo decisórios esenvolvidos pelos gestores das organizações. Em sua versão contemporânea, eles empregam intensamente técnicas de inteligência artificial para oferecer suporte nos processos cognitivos desenvolvidos pelos gestores no âmbito da tomada de decisão. Busca-se com a aplicação dessas tecnologias minimizar as dificuldades relacionadas às limitações da capacidade de inteligência e de percepções da mente humana para considerar e tratar a totalidade de aspectos de valor e de conhecimento que podem ter importância num processo decisório. Para tal é crescente o emprego de ontologias como formalismo para a representação do conhecimento do domínio da aplicação do sistema, permanecendo ainda a dificuldade para o desenvolvimento do raciocínio não- monotônico sobre este conhecimento. Este artigo apresenta os resultados alcançados para integração do raciocínio não-monotônico nos SAD amparados por ontologias, com vista a torná-los mais efetivos no auxílio aos processos cognitivos desenvolvidos no contexto de um processo de tomada de decisão. Dessa forma, percebeu-se que os princípios que fundamentam a Teoria do Raciocínio de Peirce, podem ser aplicados para a criação do modelo proposto com tal finalidade.UNIFEBE2012-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19/17Heinzle, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:27:05Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/19Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:27:05Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
title USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
spellingShingle USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
Heinzle, Roberto
Sistemas de Apoio a Decisão. Raciocínio Não-monotônico.Abdução.
title_short USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
title_full USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
title_fullStr USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
title_full_unstemmed USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
title_sort USO DE ONTOLOGIAS E TRATAMENTO DA NÃO- MONOTONICIDADE NOS SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
author Heinzle, Roberto
author_facet Heinzle, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinzle, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Apoio a Decisão. Raciocínio Não-monotônico.Abdução.
topic Sistemas de Apoio a Decisão. Raciocínio Não-monotônico.Abdução.
description Os Sistemas de Apoio à Decisão compõem uma classe de sistemas de informação caracterizados por fornecer instrumentos ou subsídios úteis ao processo decisórios esenvolvidos pelos gestores das organizações. Em sua versão contemporânea, eles empregam intensamente técnicas de inteligência artificial para oferecer suporte nos processos cognitivos desenvolvidos pelos gestores no âmbito da tomada de decisão. Busca-se com a aplicação dessas tecnologias minimizar as dificuldades relacionadas às limitações da capacidade de inteligência e de percepções da mente humana para considerar e tratar a totalidade de aspectos de valor e de conhecimento que podem ter importância num processo decisório. Para tal é crescente o emprego de ontologias como formalismo para a representação do conhecimento do domínio da aplicação do sistema, permanecendo ainda a dificuldade para o desenvolvimento do raciocínio não- monotônico sobre este conhecimento. Este artigo apresenta os resultados alcançados para integração do raciocínio não-monotônico nos SAD amparados por ontologias, com vista a torná-los mais efetivos no auxílio aos processos cognitivos desenvolvidos no contexto de um processo de tomada de decisão. Dessa forma, percebeu-se que os princípios que fundamentam a Teoria do Raciocínio de Peirce, podem ser aplicados para a criação do modelo proposto com tal finalidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/19/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218347768381440