Proposta curricular para a escola pública de Santa Catarina: considerações históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busnardo Buemo, Eliani Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/520
Resumo: Este artigo apresenta as considerações históricas do processo de implantação da Proposta Curricular para a escola pública de Santa Catarina, no período entre 1983 a 1998. O movimento social e político iniciado no país na década de 80, abriu novos espaços de luta pela volta da democracia. Esta década é considerada como uma das mais fecundas sob o ponto de vista da organização educacional. As eleições diretas para os governadores dos estados em 1982, repercutiram favoravelmente sobre a educação brasileira. Principalmente no que diz respeito ao significado da educação, do qual decorre a busca por uma escola pública que garanta o acesso e a permanência dos alunos. Em Santa Catarina não foi diferente, os professores mobilizados desencadearam em l983, após uma greve da categoria, uma série de seminários municipais e regionais. O que resultou no levantamento e registro das principais reivindicações entendidas como prioritárias para a educação pública estadual. O resgate histórico, permite uma análise das principais ações dos governos no sentido de proporcionar ao povo catarinense uma educação voltada para a construção da cidadania.
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