Proposta curricular para a escola pública de Santa Catarina: considerações históricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/520 |
Resumo: | Este artigo apresenta as considerações históricas do processo de implantação da Proposta Curricular para a escola pública de Santa Catarina, no período entre 1983 a 1998. O movimento social e político iniciado no país na década de 80, abriu novos espaços de luta pela volta da democracia. Esta década é considerada como uma das mais fecundas sob o ponto de vista da organização educacional. As eleições diretas para os governadores dos estados em 1982, repercutiram favoravelmente sobre a educação brasileira. Principalmente no que diz respeito ao significado da educação, do qual decorre a busca por uma escola pública que garanta o acesso e a permanência dos alunos. Em Santa Catarina não foi diferente, os professores mobilizados desencadearam em l983, após uma greve da categoria, uma série de seminários municipais e regionais. O que resultou no levantamento e registro das principais reivindicações entendidas como prioritárias para a educação pública estadual. O resgate histórico, permite uma análise das principais ações dos governos no sentido de proporcionar ao povo catarinense uma educação voltada para a construção da cidadania. |
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