A produção de histórias em quadrinhos digitais no ensino-aprendizagem da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/991 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de propor a produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) digitais como possibilidade de desenvolvimento das habilidades de escrita e oralidade no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, através de uma sequência didática (SD) que contempla a realização de uma oficina de produção de HQs digitais implementada por meio da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), além da análise das produções dos alunos. Encontra-se ancorada pela Abordagem Comunicativa e pela Aprendizagem Significativa; nas histórias em quadrinhos como recurso educacional; numa proposta de multiletramentos: linguístico, literário e digital; na Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) como metodologia ativa; na sequência didática para direcionamento das ações pedagógicas; e nos resultados obtidos na revisão sistemática de literatura desenvolvida para essa finalidade. Os participantes são 77 alunos do nono ano de uma escola pública municipal, com idades entre 14 e 17 anos. A pesquisa é de natureza qualitativa, dialética, empírica, intervencionista, por meio da pesquisa-ação. Foi desenvolvida por intermédio de uma oficina para produção das HQs digitais, mediada por uma SD. A partir da análise dos dados coletados por meio das produções iniciais livres de HQs, as produções de HQs digitais, alguns questionários e atividades de sensibilização do gênero HQ e de autoavaliação, constatou-se a viabilidade de uso da produção de HQs digitais, em Língua Inglesa, contribuindo para o desenvolvimento de multiletramentos, favorecendo a criatividade, a motivação, a construção de repertório lexical e os momentos de discussão, além de atender a indicadores de competências e habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
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A produção de histórias em quadrinhos digitais no ensino-aprendizagem da língua inglesaEsta pesquisa tem o objetivo de propor a produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) digitais como possibilidade de desenvolvimento das habilidades de escrita e oralidade no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, através de uma sequência didática (SD) que contempla a realização de uma oficina de produção de HQs digitais implementada por meio da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), além da análise das produções dos alunos. Encontra-se ancorada pela Abordagem Comunicativa e pela Aprendizagem Significativa; nas histórias em quadrinhos como recurso educacional; numa proposta de multiletramentos: linguístico, literário e digital; na Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) como metodologia ativa; na sequência didática para direcionamento das ações pedagógicas; e nos resultados obtidos na revisão sistemática de literatura desenvolvida para essa finalidade. Os participantes são 77 alunos do nono ano de uma escola pública municipal, com idades entre 14 e 17 anos. A pesquisa é de natureza qualitativa, dialética, empírica, intervencionista, por meio da pesquisa-ação. Foi desenvolvida por intermédio de uma oficina para produção das HQs digitais, mediada por uma SD. A partir da análise dos dados coletados por meio das produções iniciais livres de HQs, as produções de HQs digitais, alguns questionários e atividades de sensibilização do gênero HQ e de autoavaliação, constatou-se a viabilidade de uso da produção de HQs digitais, em Língua Inglesa, contribuindo para o desenvolvimento de multiletramentos, favorecendo a criatividade, a motivação, a construção de repertório lexical e os momentos de discussão, além de atender a indicadores de competências e habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).UNIFEBE2024-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/991Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/991/768de Araújo, Célia Maria Domingos dos Santos Júnior, Israel info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T00:42:16Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/991Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2024-06-18T00:42:16Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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