Os impactos que interferem na qualidade de vida de crianças com epilepsia: Uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maria Rita Santos de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Araujo, Maria Joana Pinto, Santos, Kétsia Lohanna Sousa dos, Diniz, Rayane Fortes, Gomes, Natacha da Silva, Barros, Layara Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45216
Resumo: Observar nos indícios científicos os impactos que interferem na qualidade de vida de crianças com epilepsia. Revisão integrativa realizada nas seguintes bases: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). A amostra foi constituída de 10 estudos primário, que foram delineados no espaço temporal de 2008 a 2023 e nos idiomas português, espanhol e inglês. Para análise e síntese de resultados, foi utilizado um método descritivo. Ao observar os impactos mencionados na literatura, destaca-se aqueles relativos ao aprendizado sendo a dificuldade de aprender, a memória e a falta de atenção, impactos sociais, como relação com amigos e sociedade, autonomia e o comportamento da criança;No que se refere a impactos psicológicos predominasse aqueles advindos com a epilepsia ou aqueles que se iniciam após descoberta do diagnóstico em virtude das dificuldades e sentimentos.  Evidencia-se impactos familiares como a proteção e o cuidado que a família possui, levando a sobrecarga e estresse, acarretando no sentimento de culpa sentido pela criança devido a realidade vivenciada pela família. Diante dos impactos observados, ressalta-se que os principais são os relacionados a vivencia escolar, relação social, aspectos psicológicos e familiares que são importantes na vida e no desenvolvimento de uma criança.
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spelling Os impactos que interferem na qualidade de vida de crianças com epilepsia: Uma revisão integrativaThe impacts that interfere with the quality of life of children with epilepsy: An integrative reviewLos impactos que interferen en la calidad de vida de los niños con epilepsia: Una revisión integrativaCriançaEpilepsiaQualidade de vida.ChildEpilepsyQuality of life. NiñoEpilepsiaCalidad de vida.Observar nos indícios científicos os impactos que interferem na qualidade de vida de crianças com epilepsia. Revisão integrativa realizada nas seguintes bases: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). A amostra foi constituída de 10 estudos primário, que foram delineados no espaço temporal de 2008 a 2023 e nos idiomas português, espanhol e inglês. Para análise e síntese de resultados, foi utilizado um método descritivo. Ao observar os impactos mencionados na literatura, destaca-se aqueles relativos ao aprendizado sendo a dificuldade de aprender, a memória e a falta de atenção, impactos sociais, como relação com amigos e sociedade, autonomia e o comportamento da criança;No que se refere a impactos psicológicos predominasse aqueles advindos com a epilepsia ou aqueles que se iniciam após descoberta do diagnóstico em virtude das dificuldades e sentimentos.  Evidencia-se impactos familiares como a proteção e o cuidado que a família possui, levando a sobrecarga e estresse, acarretando no sentimento de culpa sentido pela criança devido a realidade vivenciada pela família. Diante dos impactos observados, ressalta-se que os principais são os relacionados a vivencia escolar, relação social, aspectos psicológicos e familiares que são importantes na vida e no desenvolvimento de uma criança.To look at the scientific evidence on the impacts that interfere with the quality of life of children with epilepsy. Integrative review carried out on the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Scientific Electronic Library Online (Scielo). The sample consisted of 10 primary studies, which were conducted between 2008 and 2023 and in Portuguese, Spanish and English. A descriptive method was used to analyze and synthesize the results.When observing the impacts mentioned in the literature, those related to learning stand out, including difficulty learning, memory and lack of attention, social impacts, such as relationships with friends and society, autonomy and the child's behavior; With regard to psychological impacts, those arising with epilepsy or those that begin after discovering the diagnosis due to difficulties and feelings predominate. Family impacts are evident, such as the protection and care that the family has, leading to overload and stress, resulting in a feeling of guilt felt by the child due to the reality experienced by the family. Given the impacts observed, the main ones are those related to school experience, social relationships, psychological and family aspects that are.Analizar la evidencia científica sobre los impactos en la calidad de vida de los niños con epilepsia.Revisión integrativa realizada en las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) y Scientific Electronic Library Online (Scielo). La muestra consistió en 10 estudios primarios, realizados entre 2008 y 2023 y en portugués, español e inglés. Se utilizó un método descriptivo para analizar y sintetizar los resultados. Al observar los impactos mencionados en la literatura, se destacan los relacionados con el aprendizaje, siendo la dificultad de aprender, la memoria y la falta de atención, los impactos sociales, como las relaciones con los amigos y la sociedad, la autonomía y el comportamiento del niño; En cuanto a los impactos psicológicos, fueron predominantemente los que vienen con la epilepsia o los que comienzan después de que se descubre el diagnóstico debido a las dificultades y sentimientos.  Los impactos familiares son evidentes, como la protección y el cuidado que la familia proporciona, lo que lleva a la sobrecarga y al estrés, dando lugar a sentimientos de culpa en el niño debido a la realidad vivida por la familia.Teniendo en cuenta los impactos observados, los principales son los relacionados con la experiencia escolar, las relaciones.Research, Society and Development2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4521610.33448/rsd-v13i3.45216Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e3513345216Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e3513345216Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e35133452162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45216/36084Copyright (c) 2024 Maria Rita Santos de Siqueira; Maria Joana Pinto Araujo; Kétsia Lohanna Sousa dos Santos; Rayane Fortes Diniz; Natacha da Silva Gomes; Layara Fernandes Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Maria Rita Santos de Araujo, Maria Joana Pinto Santos, Kétsia Lohanna Sousa dos Diniz, Rayane Fortes Gomes, Natacha da Silva Barros, Layara Fernandes 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45216Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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