Reflexão sobre o tempo de tela e a qualidade do sono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Jaqueline Gonçalves Larrea
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Frozza, Marjorie Fernanda Rocha, Alencar, Telma Soares de, Souza, José Carlos Rosa Pires de, Machado, Alessandra Aparecida Vieira, Cunha , Lucas Rasi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36527
Resumo: A luz azul-violeta é emitida por diversos equipamentos eletrônicos tais como computadores, tablets e smartphones. Essa luz estimula várias regiões cerebrais e interfere no funcionamento natural do organismo. Objetivos: avaliar as consequências do tempo de tela na qualidade do sono dos estudantes da escola estadual João de Paula Ribeiro. Metodologia: o presente artigo se trata de um estudo quantitativo, realizado por meio da aplicação de três questionários online entre os estudantes. O primeiro questionário foi elaborado pelos autores e contém variáveis sociodemográficas. Para a identificação da qualidade do sono entre os estudantes, foi aplicado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI).  Os responsáveis por cada estudante incluído na pesquisa autorizaram a participação destes por meio do preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: dos 57 estudantes que participaram da pesquisa, 33,3% passam mais do que 6h diante da tela (tablet, celular, computador, televisão, entre outros). Embora apenas 19,3% dos estudantes tenham classificado sua qualidade de sono como “ruim” ou “muito ruim”, cerca de 26% tiveram dificuldade de dormir porque não conseguiu adormecer em 30 minutos, na frequência de três ou mais vezes na semana. Conclusão: o tempo maior de exposição às telas leva a maiores prejuízos nos aspectos relacionados ao sono, com distúrbios como a insônia e a sonolência diurna excessiva; estes, por conseguinte, levam a sérios comprometimentos cognitivos e acadêmicos.
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Para a identificação da qualidade do sono entre os estudantes, foi aplicado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI).  Os responsáveis por cada estudante incluído na pesquisa autorizaram a participação destes por meio do preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: dos 57 estudantes que participaram da pesquisa, 33,3% passam mais do que 6h diante da tela (tablet, celular, computador, televisão, entre outros). Embora apenas 19,3% dos estudantes tenham classificado sua qualidade de sono como “ruim” ou “muito ruim”, cerca de 26% tiveram dificuldade de dormir porque não conseguiu adormecer em 30 minutos, na frequência de três ou mais vezes na semana. Conclusão: o tempo maior de exposição às telas leva a maiores prejuízos nos aspectos relacionados ao sono, com distúrbios como a insônia e a sonolência diurna excessiva; estes, por conseguinte, levam a sérios comprometimentos cognitivos e acadêmicos.Violet-blue light is emitted by several electronic equipment such as computers, tablets, and smartphones. This light stimulates various brain regions and interferes with the natural functioning of the organism. Objectives: to evaluate the consequences of screen time on the sleep quality of students from the public school João de Paula Ribeiro. Methodology: the present article is a quantitative study, held through three online questionnaires that were applied to the students. The first questionnaire was elaborated by the authors and contains sociodemographic variables. To identify the sleep quality among the students, the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). The person responsible for each student that participated in the research authorized their participation by filling the Informed Consent Form. Results: of the 57 students that participated in the research, 33,3% spend more than 6h in front of the screen (tablet, cellphone, computer, television, etc.). Although only 19,3% of the students classified their sleep quality as “bad” or “very bad”, about 26% had difficulties on sleeping because they could not fall asleep in less than 30 minutes, and it happened three times or more in a week. Conclusion: longer exposure to screens leads to greater harm in aspects related to sleep, with disorders as insomnia and excessive daytime sleepiness; therefore, these aspects lead to serious cognitive and academic impairment.La luz violeta-azul es emitida por varios equipos electrónicos como computadoras, tabletas y teléfonos inteligentes. Esta luz estimula diversas regiones del cerebro e interfiere en el funcionamiento natural del organismo. Objetivos: evaluar las consecuencias del tiempo de pantalla en la calidad del sueño de alumnos de la escuela pública João de Paula Ribeiro. Metodología: el presente artículo es un estudio cuantitativo, realizado a través de tres cuestionarios en línea que se aplicaron a los estudiantes. El primer cuestionario fue elaborado por los autores y contiene variables sociodemográficas. Para identificar la calidad del sueño entre los estudiantes, el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh (PSQI). El responsable de cada estudiante que participó en la investigación autorizó su participación mediante el llenado del Formulario de Consentimiento Informado. Resultados: de los 57 estudiantes que participaron en la investigación, el 33,3% pasan más de 6h frente a la pantalla (tablet, celular, computadora, televisión etc.). Si bien solo el 19,3% de los estudiantes clasificó su calidad de sueño como “mala” o “muy mala”, alrededor del 26% tuvo dificultades para conciliar el sueño porque no lograba conciliar el sueño en menos de 30 minutos, y esto sucedió tres veces o más en una semana. Conclusión: una exposición más prolongada a las pantallas genera mayores perjuicios en aspectos relacionados con el sueño, con trastornos como el insomnio y la somnolencia diurna excesiva; por tanto, estos aspectos conducen a un grave deterioro cognitivo y académico.Research, Society and Development2023-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3652710.33448/rsd-v12i4.36527Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e7912436527Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e7912436527Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e79124365272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36527/33417Copyright (c) 2023 Jaqueline Gonçalves Larrea Figueredo; Marjorie Fernanda Rocha Frozza; Telma Soares de Alencar; José Carlos Rosa Pires de Souza; Alessandra Aparecida Vieira Machado; Lucas Rasi Cunha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Jaqueline Gonçalves Larrea Frozza, Marjorie Fernanda Rocha Alencar, Telma Soares de Souza, José Carlos Rosa Pires deMachado, Alessandra Aparecida Vieira Cunha , Lucas Rasi 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36527Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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