Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriele Francisca da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leandro, Gabriela da Silva, Costa, Elson Ferreira, Caldas, Ivete Furtado Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41456
Resumo: O desenvolvimento da linguagem infantil é um processo dinâmico, gradativo e contínuo, determinado pela interação de fatores genéticos, sociais e ambientais. Objetivo: Avaliar a associação de fatores socioeconômicos e socioculturais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças em uma creche pública no município de Marabá (PA). Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, realizada com 62 crianças entre 3 a 6 anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, o Instrumento de Medição do Nível de Pobreza e o Questionário de Características Biopsicossociais da Criança. Para análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Fisher, Teste G e Teste U, todos com nível de significância de 5%. Além disso, foi realizada a Análise de Cluster para criar agrupamentos na amostra. Resultados: Em relação ao nível de pobreza, 56 (90.32%) das crianças apresentavam renda baixa superior. Quanto ao Denver II, (24.20%) apresentaram desfecho linguístico com atraso e 13 (20.97%) resultado risco, assim, 28 (45.17%) foram reunidas no grupo questionável. Onze (57.90%) das crianças que foram abandonadas totalmente pelo pai, obtiveram resultado na área da linguagem questionável, juntamente com 20 (60.60%) cujos pais trabalhavam por tarefa. Através da Análise de Cluster, verificou-se a existência de três grupos diferentes de indivíduos, averiguou-se que as variáveis selecionadas são significativamente discriminantes, e, que a própria função discriminante é altamente significante. Conclusão: Fatores socioeconômicos e variáveis sociais possuem influência direta sobre o desenvolvimento da linguagem infantil.
id UNIFEI_02caa18bac9ea9a89cea5be58e8ce870
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41456
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturaisChild language development and the influence of socioeconomic and sociocultural factorsEl desarrollo del lenguaje infantil y la influencia de factores socioeconómicos y socioculturalesChildrenLanguage developmentSocial factorsSocioeconomic factors.CriançasDesenvolvimento da linguagemFatores sociaisFatores socioeconômicos. NiñosDesarrollo del lenguajeFactores socialesFactores socioeconómicos.O desenvolvimento da linguagem infantil é um processo dinâmico, gradativo e contínuo, determinado pela interação de fatores genéticos, sociais e ambientais. Objetivo: Avaliar a associação de fatores socioeconômicos e socioculturais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças em uma creche pública no município de Marabá (PA). Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, realizada com 62 crianças entre 3 a 6 anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, o Instrumento de Medição do Nível de Pobreza e o Questionário de Características Biopsicossociais da Criança. Para análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Fisher, Teste G e Teste U, todos com nível de significância de 5%. Além disso, foi realizada a Análise de Cluster para criar agrupamentos na amostra. Resultados: Em relação ao nível de pobreza, 56 (90.32%) das crianças apresentavam renda baixa superior. Quanto ao Denver II, (24.20%) apresentaram desfecho linguístico com atraso e 13 (20.97%) resultado risco, assim, 28 (45.17%) foram reunidas no grupo questionável. Onze (57.90%) das crianças que foram abandonadas totalmente pelo pai, obtiveram resultado na área da linguagem questionável, juntamente com 20 (60.60%) cujos pais trabalhavam por tarefa. Através da Análise de Cluster, verificou-se a existência de três grupos diferentes de indivíduos, averiguou-se que as variáveis selecionadas são significativamente discriminantes, e, que a própria função discriminante é altamente significante. Conclusão: Fatores socioeconômicos e variáveis sociais possuem influência direta sobre o desenvolvimento da linguagem infantil.The development of children's language is a dynamic, gradual and continuous process, determined by the interaction of genetic, social and environmental factors. Objective: To evaluate the association of socioeconomic and sociocultural factors on the language development of children in a public day care center in the city of Marabá (PA). Method: This is a cross-sectional study, carried out with 62 children between 3 and 6 years old. The instruments used were the Denver II Developmental Screening Test, the Poverty Level Measurement Instrument and the Child's Biopsychosocial Characteristics Questionnaire. For statistical analysis, Chi-square, Fisher, G Test and U Test were used, all with a significance level of 5%. In addition, Cluster Analysis was performed to create groupings in the sample. Results: Regarding the level of poverty, 56 (90.32%) of the children had a higher low income. As for Denver II, (24.20%) had delayed linguistic outcome and 13 (20.97%) risk result, thus, 28 (45.17%) were gathered in the questionable group. Eleven (57.90%) of the children who were completely abandoned by their fathers scored in the area of questionable language, along with 20 (60.60%) whose fathers worked piecework. Through the Cluster Analysis, it was verified the existence of three different groups of individuals, it was verified that the selected variables are significantly discriminant, and that the discriminant function itself is highly significant. Conclusion: Socioeconomic factors and social variables have a direct influence on children's language development.El desarrollo del lenguaje infantil es un proceso dinámico, gradual y continuo, determinado por la interacción de factores genéticos, sociales y ambientales. Objetivo: Evaluar la asociación de factores socioeconómicos y socioculturales en el desarrollo del lenguaje de niños de una guardería pública del municipio de Marabá (PA). Método: Se trata de un estudio transversal, realizado con 62 niños entre 3 y 6 años. Los instrumentos utilizados fueron el Test de Screening de Desarrollo Denver II, el Instrumento de Medición del Nivel de Pobreza y el Cuestionario de Características Biopsicosociales del Niño. Para el análisis estadístico se utilizaron Chi-cuadrado, Fisher, G Test y U Test, todos con un nivel de significancia del 5%. Además, se realizó un análisis de conglomerados para crear agrupaciones en la muestra. Resultados: En cuanto al nivel de pobreza, 56 (90.32%) de los niños tenían una renta baja superior. En cuanto a Denver II, (24.20%) tuvieron resultado lingüístico tardío y 13 (20.97%) resultado de riesgo, así, 28 (45.17%) se encuadraron en el grupo cuestionable. Once (57.90%) de los niños que fueron completamente abandonados por sus padres puntuaron en el área de lenguaje cuestionable, junto con 20 (60.60%) cuyos padres trabajaban a destajo. Mediante el análisis de conglomerados se comprobó la existencia de tres grupos diferentes de individuos, se comprobó que las variables seleccionadas son significativamente discriminantes y que la función discriminante en sí es altamente significativa. Conclusión: Los factores socioeconómicos y las variables sociales tienen una influencia directa en el desarrollo del lenguaje de los niños.Research, Society and Development2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4145610.33448/rsd-v12i6.41456Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e14412641456Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e14412641456Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e144126414562525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41456/34111Copyright (c) 2023 Adriele Francisca da Silva Souza; Gabriela da Silva Leandro; Elson Ferreira Costa; Ivete Furtado Ribeiro Caldashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriele Francisca da Silva Leandro, Gabriela da Silva Costa, Elson Ferreira Caldas, Ivete Furtado Ribeiro 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41456Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
Child language development and the influence of socioeconomic and sociocultural factors
El desarrollo del lenguaje infantil y la influencia de factores socioeconómicos y socioculturales
title Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
spellingShingle Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
Souza, Adriele Francisca da Silva
Children
Language development
Social factors
Socioeconomic factors.
Crianças
Desenvolvimento da linguagem
Fatores sociais
Fatores socioeconômicos.
Niños
Desarrollo del lenguaje
Factores sociales
Factores socioeconómicos.
title_short Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
title_full Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
title_fullStr Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
title_full_unstemmed Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
title_sort Desenvolvimento da linguagem infantil e a influência de fatores socioeconômicos e socioculturais
author Souza, Adriele Francisca da Silva
author_facet Souza, Adriele Francisca da Silva
Leandro, Gabriela da Silva
Costa, Elson Ferreira
Caldas, Ivete Furtado Ribeiro
author_role author
author2 Leandro, Gabriela da Silva
Costa, Elson Ferreira
Caldas, Ivete Furtado Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriele Francisca da Silva
Leandro, Gabriela da Silva
Costa, Elson Ferreira
Caldas, Ivete Furtado Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Children
Language development
Social factors
Socioeconomic factors.
Crianças
Desenvolvimento da linguagem
Fatores sociais
Fatores socioeconômicos.
Niños
Desarrollo del lenguaje
Factores sociales
Factores socioeconómicos.
topic Children
Language development
Social factors
Socioeconomic factors.
Crianças
Desenvolvimento da linguagem
Fatores sociais
Fatores socioeconômicos.
Niños
Desarrollo del lenguaje
Factores sociales
Factores socioeconómicos.
description O desenvolvimento da linguagem infantil é um processo dinâmico, gradativo e contínuo, determinado pela interação de fatores genéticos, sociais e ambientais. Objetivo: Avaliar a associação de fatores socioeconômicos e socioculturais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças em uma creche pública no município de Marabá (PA). Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, realizada com 62 crianças entre 3 a 6 anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, o Instrumento de Medição do Nível de Pobreza e o Questionário de Características Biopsicossociais da Criança. Para análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Fisher, Teste G e Teste U, todos com nível de significância de 5%. Além disso, foi realizada a Análise de Cluster para criar agrupamentos na amostra. Resultados: Em relação ao nível de pobreza, 56 (90.32%) das crianças apresentavam renda baixa superior. Quanto ao Denver II, (24.20%) apresentaram desfecho linguístico com atraso e 13 (20.97%) resultado risco, assim, 28 (45.17%) foram reunidas no grupo questionável. Onze (57.90%) das crianças que foram abandonadas totalmente pelo pai, obtiveram resultado na área da linguagem questionável, juntamente com 20 (60.60%) cujos pais trabalhavam por tarefa. Através da Análise de Cluster, verificou-se a existência de três grupos diferentes de indivíduos, averiguou-se que as variáveis selecionadas são significativamente discriminantes, e, que a própria função discriminante é altamente significante. Conclusão: Fatores socioeconômicos e variáveis sociais possuem influência direta sobre o desenvolvimento da linguagem infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41456
10.33448/rsd-v12i6.41456
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41456
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.41456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41456/34111
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e14412641456
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e14412641456
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e14412641456
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052623486976000