Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Simone da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lindner, Edson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42770
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ensino das ciências em uma escola do estado de Santa Catarina. O trabalho se caracteriza como descritivo, com abordagem do problema de forma qualitativa. A estratégia de investigação é o estudo de caso, cujas fontes de evidências para a triangulação são: contextualização da escola, entrevista com os professores, planos de ensino e atividades do classroom. Os resultados demonstram que indicações da internet como fonte de informação se intensificaram no período da pandemia do Covid-19 (ano de 2020), ano letivo em que as aulas foram intermediadas pela tecnologia. Percebe-se que os professores apresentam compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. No entanto, evidenciam-se algumas lacunas, principalmente com relação à compreensão da natureza das ciências e ao entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, o que implica o fazer pedagógico dos professores. Fica aparente que os professores, em sua formação inicial (acadêmica), complementar e continuada tenham preocupação de se capacitarem, com o respaldo da IES, mas, no que se refere à alfabetização científica não se tem registro dessa formação. Conclui-se que fica aparente, neste estudo, lacunas quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.
id UNIFEI_048243eef8043000d42025cb1eff0759
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42770
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina schoolAlfabetização científica dos professores do Ensino Fundamental: Estudo de caso em escola de Santa CatarinaAlfabetización científica de docentes de Educación Primaria: Un estudio de caso en la escuela Santa CatarinaAlfabetización científicaConocimiento científicoInvestigación científicaFuentes de información de internet.Alfabetização científicaConhecimento científicoPesquisa científicaFontes de informação da internet.Scientific literacyScientific knowledgeScientific researchInternet information sources.O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ensino das ciências em uma escola do estado de Santa Catarina. O trabalho se caracteriza como descritivo, com abordagem do problema de forma qualitativa. A estratégia de investigação é o estudo de caso, cujas fontes de evidências para a triangulação são: contextualização da escola, entrevista com os professores, planos de ensino e atividades do classroom. Os resultados demonstram que indicações da internet como fonte de informação se intensificaram no período da pandemia do Covid-19 (ano de 2020), ano letivo em que as aulas foram intermediadas pela tecnologia. Percebe-se que os professores apresentam compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. No entanto, evidenciam-se algumas lacunas, principalmente com relação à compreensão da natureza das ciências e ao entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, o que implica o fazer pedagógico dos professores. Fica aparente que os professores, em sua formação inicial (acadêmica), complementar e continuada tenham preocupação de se capacitarem, com o respaldo da IES, mas, no que se refere à alfabetização científica não se tem registro dessa formação. Conclui-se que fica aparente, neste estudo, lacunas quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.The objective of this research is to understand, from the perspective of scientific literacy, how the internet is used by 4th and 5th grade elementary school teachers, as a source of information to aid science teaching in a school in the state of Santa Catarina. The work is characterized as descriptive, with a qualitative approach to the problem. The research strategy is the case study, whose sources of evidence for the triangulation are: contextualization of the school, interviews with teachers, teaching plans and classroom activities. The results show that indications of the internet as a source of information intensified during the period of the Covid-19 pandemic (year 2020), a school year in which classes were intermediated by technology. It is noticed that the teachers have a basic understanding of fundamental scientific terms, knowledge and concepts. However, some gaps are evident, mainly with regard to understanding the nature of science and understanding the existing relationships between science, technology, society and the environment, which implies the pedagogical work of teachers. It is apparent that teachers, in their initial (academic), complementary and continuing training, are concerned with training themselves, with the support of the HEI, but, with regard to scientific literacy, there is no record of this training. It is concluded that, in this study, gaps are apparent in terms of teacher training in terms of scientific literacy, research, use of sources and scientific rigor.El objetivo de esta investigación es comprender, a partir da perspectiva da alfabetización científica, como a internet é utilizada por profesores de 4° e 5° años de la Educación Primaria, como fuente de información no auxilio a enseñanza das ciencias en una escuela do estado de Santa Catarina. El trabajo se caracteriza por ser descriptivo, con un enfoque cualitativo del problema. La estrategia de investigación es el estudio de caso, cuyas fuentes de evidencia para la triangulación son: contextualización de la escuela, entrevistas a docentes, planes didácticos y actividades de aula. Los resultados muestran que los indicios de internet como fuente de información se intensificaron durante el período de la pandemia de Covid-19 (año 2020), año escolar en el que las clases fueron intermediadas por la tecnología. Se observa que los docentes tienen una comprensión básica de los términos, conocimientos y conceptos científicos fundamentales. Sin embargo, se evidencian algunos vacíos, principalmente en lo que se refiere a la comprensión de la naturaleza de la ciencia y la comprensión de las relaciones existentes entre ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente, lo que implica la labor pedagógica de los docentes. Es evidente que los docentes, en su formación inicial (académica), complementaria y continua, se preocupan por formarse a sí mismos, con el apoyo de la IES, pero, en lo que respecta a la alfabetización científica, no hay constancia de esta formación. Se concluye que, en este estudio, se evidencian brechas en cuanto a la formación docente en cuanto a alfabetización científica, investigación, uso de fuentes y rigor científico.Research, Society and Development2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4277010.33448/rsd-v12i8.42770Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e16612842770Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e16612842770Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e166128427702525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42770/34698Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindnerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Simone da SilvaLindner, Edson Luiz2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42770Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
Alfabetização científica dos professores do Ensino Fundamental: Estudo de caso em escola de Santa Catarina
Alfabetización científica de docentes de Educación Primaria: Un estudio de caso en la escuela Santa Catarina
title Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
spellingShingle Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
Conceição, Simone da Silva
Alfabetización científica
Conocimiento científico
Investigación científica
Fuentes de información de internet.
Alfabetização científica
Conhecimento científico
Pesquisa científica
Fontes de informação da internet.
Scientific literacy
Scientific knowledge
Scientific research
Internet information sources.
title_short Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
title_full Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
title_fullStr Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
title_full_unstemmed Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
title_sort Scientific literacy of Elementary Education teachers: A case study in Santa Catarina school
author Conceição, Simone da Silva
author_facet Conceição, Simone da Silva
Lindner, Edson Luiz
author_role author
author2 Lindner, Edson Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Simone da Silva
Lindner, Edson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetización científica
Conocimiento científico
Investigación científica
Fuentes de información de internet.
Alfabetização científica
Conhecimento científico
Pesquisa científica
Fontes de informação da internet.
Scientific literacy
Scientific knowledge
Scientific research
Internet information sources.
topic Alfabetización científica
Conocimiento científico
Investigación científica
Fuentes de información de internet.
Alfabetização científica
Conhecimento científico
Pesquisa científica
Fontes de informação da internet.
Scientific literacy
Scientific knowledge
Scientific research
Internet information sources.
description O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ensino das ciências em uma escola do estado de Santa Catarina. O trabalho se caracteriza como descritivo, com abordagem do problema de forma qualitativa. A estratégia de investigação é o estudo de caso, cujas fontes de evidências para a triangulação são: contextualização da escola, entrevista com os professores, planos de ensino e atividades do classroom. Os resultados demonstram que indicações da internet como fonte de informação se intensificaram no período da pandemia do Covid-19 (ano de 2020), ano letivo em que as aulas foram intermediadas pela tecnologia. Percebe-se que os professores apresentam compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. No entanto, evidenciam-se algumas lacunas, principalmente com relação à compreensão da natureza das ciências e ao entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, o que implica o fazer pedagógico dos professores. Fica aparente que os professores, em sua formação inicial (acadêmica), complementar e continuada tenham preocupação de se capacitarem, com o respaldo da IES, mas, no que se refere à alfabetização científica não se tem registro dessa formação. Conclui-se que fica aparente, neste estudo, lacunas quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42770
10.33448/rsd-v12i8.42770
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42770
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42770/34698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e16612842770
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e16612842770
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e16612842770
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628722515968