Construção e validação de conteúdo de material educativo sobre gagueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kira, Camila Furukawa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alpes, Matheus Francoy, Mandrá, Patrícia Pupin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40925
Resumo: O objetivo foi construir e validar o conteúdo de material ilustrativo para aconselhar familiares e educadores de crianças com gagueira. Estudo com abordagem metodológica, seguindo as etapas preconizadas em literatura para a validação de material educativo. Foram selecionados três grupos de juízes: oito fonoaudiólogos, 10 educadores de educação infantil e 10 familiares de crianças e adolescentes gagos. Os juízes responderam um questionário autoaplicável para julgar o conteúdo, a linguagem, as ilustrações, o layout e a motivação dos materiais. E, após a leitura do folder deveriam assinalar um dos níveis de concordância (escala Likert): (1) discordo totalmente, (2) discordo, (3) não discordo nem concordo, (4) concordo, (5) concordo totalmente, e depois três questões dicotômicas (sim/não) associadas a um espaço para comentário/sugestões. Após a organização e categorização dos dados, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi aplicado para medir o grau de concordância entre os juízes com o ponto de corte de >0,78. Foram necessários ajustes nas categorias ilustração e layout (<0,78). Foram consideradas sugestões e comentários individuais dos juízes envolvendo conteúdo e linguagem. A versão final em folha A4, modo paisagem e com três abas, disposto da seguinte forma: capa, contracapa com a incidência e tipos (desenvolvimental, neurogênica e psicogênica), diagnóstico e tratamento, atitudes favoráveis e um lembrete sobre o bullying na gagueira, além da definição e principais manifestações da gagueira. O material foi construído e seu conteúdo validado, apresentando alto índice de aceitação e concordância entre os juízes, sendo um suporte para os profissionais da área de saúde e da educação e aos pais acerca da temática da gagueira. A próxima etapa do estudo contempla a determinação das propriedades psicométricas do material, a fim de validar os itens e torná-la completamente validada.
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E, após a leitura do folder deveriam assinalar um dos níveis de concordância (escala Likert): (1) discordo totalmente, (2) discordo, (3) não discordo nem concordo, (4) concordo, (5) concordo totalmente, e depois três questões dicotômicas (sim/não) associadas a um espaço para comentário/sugestões. Após a organização e categorização dos dados, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi aplicado para medir o grau de concordância entre os juízes com o ponto de corte de >0,78. Foram necessários ajustes nas categorias ilustração e layout (<0,78). Foram consideradas sugestões e comentários individuais dos juízes envolvendo conteúdo e linguagem. A versão final em folha A4, modo paisagem e com três abas, disposto da seguinte forma: capa, contracapa com a incidência e tipos (desenvolvimental, neurogênica e psicogênica), diagnóstico e tratamento, atitudes favoráveis e um lembrete sobre o bullying na gagueira, além da definição e principais manifestações da gagueira. O material foi construído e seu conteúdo validado, apresentando alto índice de aceitação e concordância entre os juízes, sendo um suporte para os profissionais da área de saúde e da educação e aos pais acerca da temática da gagueira. A próxima etapa do estudo contempla a determinação das propriedades psicométricas do material, a fim de validar os itens e torná-la completamente validada.The purpose was to build and validate the content of illustrative material to advise family members and educators of children who stutter. Study with a methodological approach, following the steps recommended in the literature for the validation of educational material. Three groups of judges were selected: eight speech therapists, 10 early childhood educators and 10 family members of stuttering children and adolescents. The judges answered a self-administered questionnaire to judge the content, language, illustrations, layout and motivation of the materials. And, after reading the folder, they should mark one of the levels of agreement (Likert scale): (1) strongly disagree, (2) disagree, (3) neither disagree nor agree, (4) agree, (5) strongly agree, and then three dichotomous questions (yes/no) associated with a space for comments/ suggestions. After organizing and categorizing the data, the Content Validity Index (CVI) was applied to measure the degree of agreement between the judges with the cut-off point of >0.78. Adjustments were necessary in the illustration and layout categories (<0.78). Individual judges' suggestions and comments involving content and language were considered. The final version in A4 sheet, landscape mode and with three tabs, arranged as follows: cover, back cover with incidence and types (developmental, neurogenic and psychogenic), diagnosis and treatment, favorable attitudes and a reminder about stuttering bullying, in addition to the definition and main manifestations of stuttering. The material was constructed and its content validated, showing a high level of acceptance and agreement among the judges, being a support for health and education professionals and parents about the theme of stuttering. The next stage of the study contemplates the determination of the psychometric properties of the material, in order to validate the items and make it completely validated.El objetivo fue construir y validar el contenido de material ilustrativo para asesorar a familias y educadores de niños tartamudos. Estudiar con enfoque metodológico, siguiendo los pasos recomendados en la literatura para la validación de material educativo. Se seleccionaron tres grupos de jueces: ocho logopedas, 10 educadoras infantiles y 10 familiares de niños y adolescentes tartamudos. Los jueces respondieron un juicio autoadministrado para juzgar el contenido, lenguaje, ilustraciones, diseño y motivación de los materiales. Y, tras leer la carpeta, deberán marcar uno de los niveles de acuerdo (escala Likert): (1) totalmente en desacuerdo, (2) en desacuerdo, (3) ni en desacuerdo ni de acuerdo, (4) de acuerdo, (5) totalmente de acuerdo , y luego tres preguntas dicotómicas (sí/no) asociadas a un espacio para comentarios/sugerencias. Después de la organización y categorización de los datos, se aplicó el Índice de Validez de Contenido (IVC) para medir el grado de acuerdo entre los jueces con un punto de corte de >0,78. Fueron necesarios ajustes en las categorías de ilustración y maquetación (<0,78). Se consideraron las sugerencias individuales y los comentarios de los jueces relacionados con el contenido y el lenguaje. La versión final en papel A4, en modo apaisado y con tres fichas, dispuestas de la siguiente manera: portada, contraportada con incidencia y tipos (evolutivo, neurogénico y psicógeno), diagnóstico y tratamiento, actitudes aceptadas y tratado sobre el bullying en la tartamudez, en además de la definición y principales manifestaciones de la tartamudez. El material fue construido y validado en su contenido, mostrando un alto índice de aceptación y acuerdo entre los jueces, siendo un apoyo para los profesionales del área de la salud, la educación y para los padres en el tema de la tartamudez. La siguiente etapa del estudio contempla la herencia de las propiedades psicométricas del material, con el fin de validar los ítems y hacerlo completamente validado.Research, Society and Development2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4092510.33448/rsd-v12i4.40925Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e13612440925Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e13612440925Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e136124409252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40925/33457Copyright (c) 2023 Camila Furukawa Kira; Matheus Francoy Alpes; Patrícia Pupin Mandráhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKira, Camila Furukawa Alpes, Matheus Francoy Mandrá, Patrícia Pupin 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40925Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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