Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jane Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41182
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as políticas adotadas pelo governo do Estado de Goiás na área da educação durante o período de restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, com foco no ano letivo de 2020. Em particular, discutiremos o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) para os alunos da rede estadual, oferecido por meio do portal oficial da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC), apontando os limites e as possibilidades desse modelo para uma educação de qualidade mediada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa realizada teve caráter exploratório e bibliográfico. Evidenciamos as regularidades, discrepâncias e intensidades das ações e políticas impulsionadas durante o período e publicadas na página oficial da SEDUC. Concluímos que existem muitos obstáculos à universalização e à permanência dos alunos nesse modelo de ensino mediado pelas novas TDICs e pelo contexto de restrições sanitárias. As desigualdades sociais são os principais limites dessa política, influenciando na condição de quem pode ou não acompanhar o ensino nessa modalidade, o que pode interferir no desenvolvimento educacional do estado nos próximos anos. Além disso, destacamos as possibilidades de utilização da internet e das novas tecnologias para incrementar a educação básica, construindo possibilidades de literacia e alfabetização digital para os estudantes, professores e gestores educacionais. Essas possibilidades devem ser exploradas de maneira mais ampla, permitindo a oferta de conteúdos diversificados, o desenvolvimento de habilidades e competências digitais e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos.
id UNIFEI_08b54c09f73a4778f8214ae2eccae741
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41182
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020Education in the context of health restrictions: analyzing the policies of the state of Goiás in basic education in 2020Educación en el contexto de restricciones sanitarias: analizando las políticas del estado de Goiás en educación básica en 2020Educación básicaPandemiaRestricciones SanitariasREANPSEDUCIR.Educação básicaPandemiaRestrições SanitáriasREANPSEDUC.Basic educationPandemicSanitary RestrictionsREANPSEDUC.O objetivo deste trabalho é analisar as políticas adotadas pelo governo do Estado de Goiás na área da educação durante o período de restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, com foco no ano letivo de 2020. Em particular, discutiremos o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) para os alunos da rede estadual, oferecido por meio do portal oficial da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC), apontando os limites e as possibilidades desse modelo para uma educação de qualidade mediada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa realizada teve caráter exploratório e bibliográfico. Evidenciamos as regularidades, discrepâncias e intensidades das ações e políticas impulsionadas durante o período e publicadas na página oficial da SEDUC. Concluímos que existem muitos obstáculos à universalização e à permanência dos alunos nesse modelo de ensino mediado pelas novas TDICs e pelo contexto de restrições sanitárias. As desigualdades sociais são os principais limites dessa política, influenciando na condição de quem pode ou não acompanhar o ensino nessa modalidade, o que pode interferir no desenvolvimento educacional do estado nos próximos anos. Além disso, destacamos as possibilidades de utilização da internet e das novas tecnologias para incrementar a educação básica, construindo possibilidades de literacia e alfabetização digital para os estudantes, professores e gestores educacionais. Essas possibilidades devem ser exploradas de maneira mais ampla, permitindo a oferta de conteúdos diversificados, o desenvolvimento de habilidades e competências digitais e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos.The objective of this work is to analyze the policies adopted by the government of the State of Goiás in the area of education during the period of sanitary restrictions caused by the Covid-19 pandemic, focusing on the 2020 school year. In particular, we will discuss the Special Class Regime (REANP) for students from the state network, offered through the official portal of the Goiás State Department of Education (SEDUC), pointing out the limits and possibilities of this model for quality education mediated by the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDICs). The research carried out had an exploratory and bibliographic character. We evidenced the regularities, discrepancies and intensities of the actions and policies promoted during the period and published on the official SEDUC page. We conclude that there are many obstacles to universalization and the permanence of students in this teaching model mediated by the new DICTs and the context of sanitary restrictions. Social inequalities are the main limits of this policy, influencing the condition of who can or cannot follow teaching in this modality, which can interfere with the educational development of the state in the coming years. In addition, we highlight the possibilities of using the internet and new technologies to enhance basic education, building possibilities for literacy and digital literacy for students, teachers and educational managers. These possibilities should be explored more widely, allowing the offer of diversified content, the development of digital skills and competences and access to quality education for all students.El objetivo de este trabajo es analizar las políticas adoptadas por el gobierno del Estado de Goiás en el área de educación durante el período de restricciones sanitarias causadas por la pandemia de Covid-19, con foco en el año escolar 2020. En particular, discutiremos el Régimen de Clase Especial (REANP) para estudiantes de la red estatal, ofrecido a través del portal oficial de la Secretaría de Educación del Estado de Goiás (SEDUC), señalando los límites y posibilidades de este modelo de educación de calidad mediada por el uso de Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDICs). La investigación realizada tuvo un carácter exploratorio y bibliográfico. Evidenciamos las regularidades, discrepancias e intensidades de las acciones y políticas impulsadas durante el período y publicadas en la página oficial de la SEDUC. Concluimos que existen muchos obstáculos para la universalización y la permanencia de los estudiantes en este modelo de enseñanza mediado por las nuevas DICT y el contexto de restricciones sanitarias. Las desigualdades sociales son los principales límites de esta política, incidiendo en la condición de quién puede o no seguir la docencia en esta modalidad, lo que puede interferir en el desarrollo educativo del estado en los próximos años. Además, destacamos las posibilidades del uso de internet y las nuevas tecnologías para potenciar la educación básica, construyendo posibilidades de alfabetización y alfabetización digital para estudiantes, docentes y gestores educativos. Estas posibilidades deben explorarse más ampliamente, permitiendo la oferta de contenidos diversificados, el desarrollo de habilidades y competencias digitales y el acceso a una educación de calidad para todos los estudiantes.Research, Society and Development2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4118210.33448/rsd-v12i4.41182Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e18812441182Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e18812441182Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e188124411822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41182/33510Copyright (c) 2023 Jane Alves Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Jane Alves 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41182Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
Education in the context of health restrictions: analyzing the policies of the state of Goiás in basic education in 2020
Educación en el contexto de restricciones sanitarias: analizando las políticas del estado de Goiás en educación básica en 2020
title Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
spellingShingle Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
Cardoso, Jane Alves
Educación básica
Pandemia
Restricciones Sanitarias
REANP
SEDUCIR.
Educação básica
Pandemia
Restrições Sanitárias
REANP
SEDUC.
Basic education
Pandemic
Sanitary Restrictions
REANP
SEDUC.
title_short Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
title_full Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
title_fullStr Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
title_full_unstemmed Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
title_sort Educação no contexto das restrições sanitárias: analisando as políticas do estado de Goiás na educação básica em 2020
author Cardoso, Jane Alves
author_facet Cardoso, Jane Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educación básica
Pandemia
Restricciones Sanitarias
REANP
SEDUCIR.
Educação básica
Pandemia
Restrições Sanitárias
REANP
SEDUC.
Basic education
Pandemic
Sanitary Restrictions
REANP
SEDUC.
topic Educación básica
Pandemia
Restricciones Sanitarias
REANP
SEDUCIR.
Educação básica
Pandemia
Restrições Sanitárias
REANP
SEDUC.
Basic education
Pandemic
Sanitary Restrictions
REANP
SEDUC.
description O objetivo deste trabalho é analisar as políticas adotadas pelo governo do Estado de Goiás na área da educação durante o período de restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, com foco no ano letivo de 2020. Em particular, discutiremos o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) para os alunos da rede estadual, oferecido por meio do portal oficial da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC), apontando os limites e as possibilidades desse modelo para uma educação de qualidade mediada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa realizada teve caráter exploratório e bibliográfico. Evidenciamos as regularidades, discrepâncias e intensidades das ações e políticas impulsionadas durante o período e publicadas na página oficial da SEDUC. Concluímos que existem muitos obstáculos à universalização e à permanência dos alunos nesse modelo de ensino mediado pelas novas TDICs e pelo contexto de restrições sanitárias. As desigualdades sociais são os principais limites dessa política, influenciando na condição de quem pode ou não acompanhar o ensino nessa modalidade, o que pode interferir no desenvolvimento educacional do estado nos próximos anos. Além disso, destacamos as possibilidades de utilização da internet e das novas tecnologias para incrementar a educação básica, construindo possibilidades de literacia e alfabetização digital para os estudantes, professores e gestores educacionais. Essas possibilidades devem ser exploradas de maneira mais ampla, permitindo a oferta de conteúdos diversificados, o desenvolvimento de habilidades e competências digitais e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41182
10.33448/rsd-v12i4.41182
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41182
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.41182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41182/33510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Jane Alves Cardoso
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Jane Alves Cardoso
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e18812441182
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e18812441182
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e18812441182
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052622629240832