Extensão em micologia médica na percepção dos estudantes em tempos de pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36451 |
Resumo: | A área da micologia médica apresenta um desafio diagnóstico e terapêutico para profissionais da saúde. Diante das infecções fúngicas invasivas, a educação continuada pode desenvolver competências importantes para o diagnóstico e tratamento correto. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção dos estudantes da área da saúde quanto ao curso de extensão em micologia médica como ensino complementar na graduação, ofertado na modalidade a distância em tempos da COVID-19. A aplicação de questionário foi realizado por meio de formulário on-line composto por 21 pressupostos objetivos. As respostas seguiram a escala de Likert, visando avaliar aspectos quantitativos e qualitativos do curso. Os dados coletados foram analisados por estatística descritiva. Após a conclusão do curso, os estudantes concordaram que tiveram seu conhecimento teórico-prático ampliado, aumentando sua confiança em enfrentar os desafios profissionais que envolvem infecções fúngicas. Os estudantes aprovaram a estrutura do curso concordando com as proposições com alto Ranking Médio (RM) (entre 4,58 e 5,00). No total, 88% dos estudantes afirmaram que o tema "Infecções Fúngicas" não foi abordado em seus cursos de graduação com o mesmo detalhamento como ocorreu neste curso de extensão. Quando questionados se o aproveitamento e a execução do curso seriam melhores se fosse realizado presencialmente, um cenário heterogêneo de respostas foi observado (RM = 3,50). A micologia é uma área que merece atenção dentro da microbiologia médica e o curso de extensão pode ser uma alternativa eficiente de estratégia complementar para tornar os estudantes mais aptos a enfrentar os desafios profissionais relacionados às infecções fúngicas. |
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Extensão em micologia médica na percepção dos estudantes em tempos de pandemia da COVID-19 Extension in medical mycology in the perception of students during the COVID-19 pandemicExtensión en micología médica en la percepción de los estudiantes en tiempos de la pandemia del COVID-19Educación a distanciaEducación médica continuaMicología.Distance educationContinuing medical educationMycology.Educação a distânciaEducação médica continuadaMicologia. A área da micologia médica apresenta um desafio diagnóstico e terapêutico para profissionais da saúde. Diante das infecções fúngicas invasivas, a educação continuada pode desenvolver competências importantes para o diagnóstico e tratamento correto. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção dos estudantes da área da saúde quanto ao curso de extensão em micologia médica como ensino complementar na graduação, ofertado na modalidade a distância em tempos da COVID-19. A aplicação de questionário foi realizado por meio de formulário on-line composto por 21 pressupostos objetivos. As respostas seguiram a escala de Likert, visando avaliar aspectos quantitativos e qualitativos do curso. Os dados coletados foram analisados por estatística descritiva. Após a conclusão do curso, os estudantes concordaram que tiveram seu conhecimento teórico-prático ampliado, aumentando sua confiança em enfrentar os desafios profissionais que envolvem infecções fúngicas. Os estudantes aprovaram a estrutura do curso concordando com as proposições com alto Ranking Médio (RM) (entre 4,58 e 5,00). No total, 88% dos estudantes afirmaram que o tema "Infecções Fúngicas" não foi abordado em seus cursos de graduação com o mesmo detalhamento como ocorreu neste curso de extensão. Quando questionados se o aproveitamento e a execução do curso seriam melhores se fosse realizado presencialmente, um cenário heterogêneo de respostas foi observado (RM = 3,50). A micologia é uma área que merece atenção dentro da microbiologia médica e o curso de extensão pode ser uma alternativa eficiente de estratégia complementar para tornar os estudantes mais aptos a enfrentar os desafios profissionais relacionados às infecções fúngicas.The medical mycology area presents a diagnostic and therapeutic challenge for healthcare professionals. Continuing education can develop important competencies for the appropriate diagnosis and treatment in the face of invasive fungal infections. The aim of the study was verify the perception of undergraduate healthcare students about a mycology focused extension course (in distance learning modality) during the COVID-19 pandemic as a complementary education. Application of an online query composed of 21 objective assumptions was performed. The answers followed the Likert scale, aiming to evaluate the quantitative and qualitative aspects of the course. The collected data were analyzed using descriptive statistics. After the conclusion of the course, the students agreed that they had their theoretical-practical knowledge expanded, increasing their confidence in facing the professional challenges that involve fungal infections. Students approved the course structure agreeing with the propositions with a high Average Ranking (RM) (between 4.58 and 5.00). In total, 88% of the students affirm that the topic "Fungal Infections" did not have the same level of approach in their graduate courses as in this extension course. When asked whether their performance and execution of the course would be better if it were carried out in a traditional way (i.e., not in a distance learning modality) heterogeneous scenario of evaluations was observed (RM=3.50). Mycology is an area that deserves attention within medical microbiology and the extension course can be an efficient alternative of a complementary strategy to make students better able to face the professional challenges related to fungal infections.El campo de la micología médica presenta un desafío diagnóstico y terapéutico para los profesionales de la salud. Ante infecciones fúngicas invasivas, la educación continua puede desarrollar importantes habilidades para el correcto diagnóstico y tratamiento. El objetivo de este estudio fue verificar la percepción de los estudiantes de salud sobre el curso de extensión en micología médica como educación complementaria en la graduación, ofrecido en la modalidad a distancia en tiempos de COVID-19. La aplicación del cuestionario se realizó a través de un formulario en línea compuesto por 21 supuestos objetivos. Las respuestas siguieron la escala de Likert, con el objetivo de evaluar aspectos cuantitativos y cualitativos del curso. Los datos recolectados fueron analizados por estadística descriptiva. Al finalizar el curso, los estudiantes coincidieron en que ampliaron sus conocimientos teórico-prácticos, aumentando su confianza para enfrentar los desafíos profesionales que implican las infecciones fúngicas. Los estudiantes aprobaron la estructura del curso de acuerdo con las proposiciones con alta Clasificación Media (RM) (entre 4,58 y 5,00). En total, el 88% de los estudiantes manifestaron que el tema “Infecciones Fúngicas” no fue abordado en sus cursos de graduación con el mismo detalle que en este curso de extensión. Ante la pregunta de si el uso y ejecución del curso sería mejor si se realizara de forma presencial, se observó un escenario heterogéneo de respuestas (RM = 3,50). La micología es un área que merece atención dentro de la microbiología médica y el curso de extensión puede ser una alternativa eficiente de una estrategia complementaria para que los estudiantes estén más capacitados para enfrentar los desafíos profesionales relacionados con las infecciones fúngicas.Research, Society and Development2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3645110.33448/rsd-v11i14.36451Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e367111436451Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e367111436451Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e3671114364512525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36451/30434Copyright (c) 2022 Geovana Dagostim Savi Bortolotto; Tiago Bortolotto; Franciely Vanessa Costa ; Bruna Daniel Rabelo; Melissa Negro-Dellacqua; Iane Franceschet de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSavi Bortolotto, Geovana Dagostim Bortolotto, Tiago Costa , Franciely VanessaRabelo, Bruna DanielNegro-Dellacqua, Melissa Sousa , Iane Franceschet de 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36451Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:00.293272Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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A área da micologia médica apresenta um desafio diagnóstico e terapêutico para profissionais da saúde. Diante das infecções fúngicas invasivas, a educação continuada pode desenvolver competências importantes para o diagnóstico e tratamento correto. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção dos estudantes da área da saúde quanto ao curso de extensão em micologia médica como ensino complementar na graduação, ofertado na modalidade a distância em tempos da COVID-19. A aplicação de questionário foi realizado por meio de formulário on-line composto por 21 pressupostos objetivos. As respostas seguiram a escala de Likert, visando avaliar aspectos quantitativos e qualitativos do curso. Os dados coletados foram analisados por estatística descritiva. Após a conclusão do curso, os estudantes concordaram que tiveram seu conhecimento teórico-prático ampliado, aumentando sua confiança em enfrentar os desafios profissionais que envolvem infecções fúngicas. Os estudantes aprovaram a estrutura do curso concordando com as proposições com alto Ranking Médio (RM) (entre 4,58 e 5,00). No total, 88% dos estudantes afirmaram que o tema "Infecções Fúngicas" não foi abordado em seus cursos de graduação com o mesmo detalhamento como ocorreu neste curso de extensão. Quando questionados se o aproveitamento e a execução do curso seriam melhores se fosse realizado presencialmente, um cenário heterogêneo de respostas foi observado (RM = 3,50). A micologia é uma área que merece atenção dentro da microbiologia médica e o curso de extensão pode ser uma alternativa eficiente de estratégia complementar para tornar os estudantes mais aptos a enfrentar os desafios profissionais relacionados às infecções fúngicas. |
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