As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39569 |
Resumo: | Objetivou-se identificar como se dá a assistência por profissionais da área da saúde com crianças que possuem o diagnóstico de autismo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, do tipo narrativa, exploratória e com uma abordagem qualitativa. Realizada através de busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), todos esses via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo uma biblioteca que reúne diversos bases dados. Para busca dentro dessas bases de dados, utilizou-se alguns Descritores em Ciências da Saúde (Decs), sendo eles: “Autismo”, “Autismo Infantil”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Profissionais da Saúde”, “Assistência em Saúde Mental” e “Assistência à Saúde”, em associação ao operador booleano AND e OR. Com isso, entende-se que o papel dos profissionais que atuam na área da saúde é assegurar que as necessidades da família sejam satisfeitas desde o diagnóstico até o tratamento Observou-se então que, de uma maneira geral, essa atuação dos profissionais inclui o acolhimento adequado com escuta qualificada, a criação de vínculos com a criança e com os pais, a identificação precoce sinais para o diagnóstico prévio, o apoio perante tal diagnóstico, a realização de intervenções, o estímulo a busca por grupos de apoio, e principalmente, o estimulo a superar as limitações, conforme a evolução única de cada criança. |
id |
UNIFEI_0facbed1c79279ba78959803d1dcb82c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39569 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantilHealth care practices in the face of childhood autismPrácticas de atención a la salud frente al autismo infantilAutismoAutismo infantilProfissionais da SaúdeAssistência à saúde.AutismoAutismo InfantilProfissionais da SaúdeAssistência à saúde.AutismInfantile AutismHealth professionalsHealth assistance.Objetivou-se identificar como se dá a assistência por profissionais da área da saúde com crianças que possuem o diagnóstico de autismo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, do tipo narrativa, exploratória e com uma abordagem qualitativa. Realizada através de busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), todos esses via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo uma biblioteca que reúne diversos bases dados. Para busca dentro dessas bases de dados, utilizou-se alguns Descritores em Ciências da Saúde (Decs), sendo eles: “Autismo”, “Autismo Infantil”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Profissionais da Saúde”, “Assistência em Saúde Mental” e “Assistência à Saúde”, em associação ao operador booleano AND e OR. Com isso, entende-se que o papel dos profissionais que atuam na área da saúde é assegurar que as necessidades da família sejam satisfeitas desde o diagnóstico até o tratamento Observou-se então que, de uma maneira geral, essa atuação dos profissionais inclui o acolhimento adequado com escuta qualificada, a criação de vínculos com a criança e com os pais, a identificação precoce sinais para o diagnóstico prévio, o apoio perante tal diagnóstico, a realização de intervenções, o estímulo a busca por grupos de apoio, e principalmente, o estimulo a superar as limitações, conforme a evolução única de cada criança.The objective was to identify how health professionals provide assistance to children diagnosed with autism. This is a bibliographic review research, narrative, exploratory and with a qualitative approach. Performed by searching the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), Nursing Database (BDENF) and Scientific Electronic Library Online (SciELO), all via the Virtual Health Library (VHL). ), being a library that brings together several databases. To search within these databases, some Health Sciences Descriptors (Decs) were used, namely: "Autism", "Childhood Autism", "Autistic Spectrum Disorder", "Health Professionals", "Health Care Mental” and “Health Care”, in association with the Boolean operator AND and OR. With this, it is understood that the role of professionals working in the health area is to ensure that the family's needs are met from diagnosis to treatment. with qualified listening, the creation of bonds with the child and with the parents, the early identification of signs for the previous diagnosis, the support before such a diagnosis, the performance of interventions, the stimulus to the search for support groups, and mainly, the I encourage them to overcome limitations, according to the unique evolution of each child.El objetivo fue identificar cómo los profesionales de la salud brindan asistencia a los niños diagnosticados con autismo. Se trata de una investigación de revisión bibliográfica, narrativa, exploratoria y con enfoque cualitativo. Realizada mediante búsquedas en las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilacs), Base de Datos de Enfermería (BDENF) y Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO), todas a través de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), siendo una biblioteca que reúne juntar varias bases de datos. Para la búsqueda dentro de estas bases de datos, se utilizaron algunos Descriptores de Ciencias de la Salud (Decs), a saber: "Autismo", "Autismo Infantil", "Trastorno del Espectro Autista", "Profesionales de la Salud", "Cuidado de la Salud Mental" y "Cuidado de la Salud", en asociación con el operador booleano AND y OR. Con esto, se entiende que el papel de los profesionales que actúan en el área de la salud es asegurar que las necesidades de la familia sean atendidas desde el diagnóstico hasta el tratamiento, con la escucha cualificada, la creación de vínculos con el niño y con los padres, la identificación temprana de las señales para el diagnóstico previo, el apoyo ante tal diagnóstico, la realización de intervenciones, el estímulo a la búsqueda de grupos de apoyo, y principalmente, el estímulo a la superación de limitaciones, según la evolución única de cada niño.Research, Society and Development2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3956910.33448/rsd-v12i1.39569Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15812139569Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15812139569Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e158121395692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39569/32487Copyright (c) 2023 Geovanna Renaissa Ferreira Caldas; Larissa da Silva Teixeira; Bárbara Lislla de Araújo Pereira; Aniedne Hellen Cavalcanti; Letícia Gabrielle César de Carvalho Menezes; Vitória Madureira Silva; Rafaela Caetano da Silva; Mirelly Samara Moreira de Lima; Bernardo Lannes Venturahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Geovanna Renaissa Ferreira Teixeira, Larissa da SilvaPereira, Bárbara Lislla de Araújo Cavalcanti, Aniedne Hellen Menezes, Letícia Gabrielle César de Carvalho Silva, Vitória Madureira Silva, Rafaela Caetano da Lima, Mirelly Samara Moreira de Ventura, Bernardo Lannes 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39569Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil Health care practices in the face of childhood autism Prácticas de atención a la salud frente al autismo infantil |
title |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
spellingShingle |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil Caldas, Geovanna Renaissa Ferreira Autismo Autismo infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autismo Autismo Infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autism Infantile Autism Health professionals Health assistance. |
title_short |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
title_full |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
title_fullStr |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
title_full_unstemmed |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
title_sort |
As práticas de assistência em saúde frente ao autismo infantil |
author |
Caldas, Geovanna Renaissa Ferreira |
author_facet |
Caldas, Geovanna Renaissa Ferreira Teixeira, Larissa da Silva Pereira, Bárbara Lislla de Araújo Cavalcanti, Aniedne Hellen Menezes, Letícia Gabrielle César de Carvalho Silva, Vitória Madureira Silva, Rafaela Caetano da Lima, Mirelly Samara Moreira de Ventura, Bernardo Lannes |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Larissa da Silva Pereira, Bárbara Lislla de Araújo Cavalcanti, Aniedne Hellen Menezes, Letícia Gabrielle César de Carvalho Silva, Vitória Madureira Silva, Rafaela Caetano da Lima, Mirelly Samara Moreira de Ventura, Bernardo Lannes |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Geovanna Renaissa Ferreira Teixeira, Larissa da Silva Pereira, Bárbara Lislla de Araújo Cavalcanti, Aniedne Hellen Menezes, Letícia Gabrielle César de Carvalho Silva, Vitória Madureira Silva, Rafaela Caetano da Lima, Mirelly Samara Moreira de Ventura, Bernardo Lannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Autismo infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autismo Autismo Infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autism Infantile Autism Health professionals Health assistance. |
topic |
Autismo Autismo infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autismo Autismo Infantil Profissionais da Saúde Assistência à saúde. Autism Infantile Autism Health professionals Health assistance. |
description |
Objetivou-se identificar como se dá a assistência por profissionais da área da saúde com crianças que possuem o diagnóstico de autismo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, do tipo narrativa, exploratória e com uma abordagem qualitativa. Realizada através de busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), todos esses via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo uma biblioteca que reúne diversos bases dados. Para busca dentro dessas bases de dados, utilizou-se alguns Descritores em Ciências da Saúde (Decs), sendo eles: “Autismo”, “Autismo Infantil”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Profissionais da Saúde”, “Assistência em Saúde Mental” e “Assistência à Saúde”, em associação ao operador booleano AND e OR. Com isso, entende-se que o papel dos profissionais que atuam na área da saúde é assegurar que as necessidades da família sejam satisfeitas desde o diagnóstico até o tratamento Observou-se então que, de uma maneira geral, essa atuação dos profissionais inclui o acolhimento adequado com escuta qualificada, a criação de vínculos com a criança e com os pais, a identificação precoce sinais para o diagnóstico prévio, o apoio perante tal diagnóstico, a realização de intervenções, o estímulo a busca por grupos de apoio, e principalmente, o estimulo a superar as limitações, conforme a evolução única de cada criança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39569 10.33448/rsd-v12i1.39569 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39569 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39569/32487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15812139569 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15812139569 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e15812139569 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052615493681152 |