Programas educacionales para parejas: una revisión sistemática de la literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38481 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a produção internacional e nacional acerca dos programas educacionais para casais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas seguintes bases de dados: Pubmed, APA, Lilacs e Eric. Seguiu-se a proposta do método PRISMA. Os resultados mostraram que apenas no contexto internacional foi possível identificar programas na temática, com destaque para pesquisas estadunidenses. Além disso, é possível afirmar que estudos com programas educacionais para casais ainda permanecem com uma população relativamente homogênea, isto é, jovens e heterossexuais. Dentre os programas utilizados, aqueles mais presentes foram o Prevention Relationship Enhancement Program (PREP) e OurRelationship (OuR). Estudos com mediadores mostraram a comunicação como um importante mecanismo de mudança, enquanto estudos com moderadores evidenciaram os fatores de risco relacionais e individuais. Tanto a comunicação como a satisfação se mostraram como os desfechos mais utilizados para os estudos de eficácia. No contexto brasileiro, entretanto, não foram encontrados estudos com grupo controle. Discute-se a necessidade de mais estudos com programas educacionais para casais no contexto brasileiro. |
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Programas educacionales para parejas: una revisión sistemática de la literaturaProgramas educacionais para casais: uma revisão sistemática da literaturaEducational programs for couples: a systematic literature review CasaisPrograma educacional para casaisIntimidade conjugalSatisfação conjugalComunicação conjugalQualidade de vida conjugal.ParejasPrograma educativo para parejasIntimidad conyugalSatisfacción maritalComunicación maritalCalidad de vida matrimonial.CouplesEducational program for couplesMarital intimacyMarital satisfactionMarital communicationMarital quality of life.O presente estudo teve como objetivo analisar a produção internacional e nacional acerca dos programas educacionais para casais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas seguintes bases de dados: Pubmed, APA, Lilacs e Eric. Seguiu-se a proposta do método PRISMA. Os resultados mostraram que apenas no contexto internacional foi possível identificar programas na temática, com destaque para pesquisas estadunidenses. Além disso, é possível afirmar que estudos com programas educacionais para casais ainda permanecem com uma população relativamente homogênea, isto é, jovens e heterossexuais. Dentre os programas utilizados, aqueles mais presentes foram o Prevention Relationship Enhancement Program (PREP) e OurRelationship (OuR). Estudos com mediadores mostraram a comunicação como um importante mecanismo de mudança, enquanto estudos com moderadores evidenciaram os fatores de risco relacionais e individuais. Tanto a comunicação como a satisfação se mostraram como os desfechos mais utilizados para os estudos de eficácia. No contexto brasileiro, entretanto, não foram encontrados estudos com grupo controle. Discute-se a necessidade de mais estudos com programas educacionais para casais no contexto brasileiro.El presente estudio tuve como objetivo analizar la producción internacional y nacional acerca de los programas educativos para parejas. Para ello se realizó una revisión sistemática de la literatura en las siguientes bases de datos: Pubmed, APA, Lilacs y Eric. Para esta revisión se ha seguido la propuesta del método PRISMA. Los resultados revelan que solamente en el contexto internacional fue posible identificar programas sobre el tema, con énfasis en la investigación estadounidense. Además, es posible afirmar que los estudios con programas educativos para parejas aún se mantienen con una población relativamente homogénea, es decir, jóvenes y heterosexuales. Entre los programas utilizados, los más recurrentes son el Prevention Relationship Enhancement Program (PREP) y OurRelationship (OuR). Estudios con mediadores evidenciaron la comunicación como mecanismo de cambio, mientras estudios con moderadores evidenciaron los factores de riesgo relacionales e individuales. Así, se puede decir que la comunicación y la satisfacción son condiciones para los estudios de eficacia. Todavía, en el contexto brasileño no se encontraron estudios con grupo control. Se discute la necesidad de más estudios con programas educativos para parejas en el contexto brasileño.This study aimed to analyze international and national production regarding educational programs for couples. To this end we conducted a systematic literature review using the following databases: PubMed, APA, LILACS and ERIC. We followed the PRISMA method. The results showed that it was only possible to identify programs on the theme in the international context, with emphasis on American research. Moreover, it is possible to state that studies involving educational programs for couples continue to be centered on a relatively homogeneous population, that is, young and heterosexual couples. Most present among the programs used were the Prevention Relationship Enhancement Program (PREP) and OurRelationship (OuR). Studies with mediators showed communication to be an important mechanism for change, while studies with moderators highlighted relational and individual risk factors. Both communication and satisfaction were the most used outcomes for efficacy studies. In the Brazilian context, however, no studies with a control group were found. We discuss the need for more studies with educational programs for couples in the Brazilian context.Research, Society and Development2023-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3848110.33448/rsd-v12i2.38481Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e14012238481Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e14012238481Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e140122384812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38481/32806Copyright (c) 2023 Antoniela Yara Marques da Silva-Dias; Lidia Natalia Dobrianskyj Weber; Marieli Philippsen; Bruna Eduarda de Barros; Natália Domingos Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva-Dias, Antoniela Yara Marques daWeber, Lidia Natalia Dobrianskyj Philippsen, MarieliBarros, Bruna Eduarda deRodrigues, Natália Domingos 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38481Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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