Análisis del descarte de medicamentos: una perspectiva del saber de los estudiantes de educación básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Miranda da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Lígia Maria Ribeiro, Morais, Soraya Alves de, Silva, Vera Lúcia Meira de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39383
Resumo: No mundo inteiro, o consumo de medicamentos tem sido cada vez maior, principalmente após a pandemia do covid-19, consequentemente ocorre um maior armazenamento e descarte de medicamentos, porém a maioria das pessoas não sabe a forma adequada de descartar. Por isso, é necessário à conscientização e sensibilização da população em relação ao descarte correto. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento do perfil e do conhecimento prévio de alunos do ensino médio tanto da rede pública quanto da privada no que se refere ao descarte de medicamentos.  Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e o estudo ocorreu no município de Campina Grande - PB. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário no Google Forms. Os resultados obtidos indicaram que a maioria das famílias dos alunos da escola pública armazenam seus medicamentos em armários (48,1%) enquanto que as famílias dos alunos da escola privada (42,4%) armazenam em um local especifico para medicamentos. Em relação aos demais questionamentos sobre à leitura da bula, data de vencimento do medicamento, efeito prejudicial à saúde humana de medicamento vencido, realização do descarte dos medicamentos, provável lugar de descarte e se em sua cidade já observaram algum lugar de descarte, os maiores percentuais apresentaram o mesmo perfil de respostas para ambas as rede de ensino, indicando que independente da rede de ensino é necessário adotar o tema transversal no currículo escolar do ensino básico para despertar o interesse e curiosidade dos alunos pelo tema.
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O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento do perfil e do conhecimento prévio de alunos do ensino médio tanto da rede pública quanto da privada no que se refere ao descarte de medicamentos.  Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e o estudo ocorreu no município de Campina Grande - PB. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário no Google Forms. Os resultados obtidos indicaram que a maioria das famílias dos alunos da escola pública armazenam seus medicamentos em armários (48,1%) enquanto que as famílias dos alunos da escola privada (42,4%) armazenam em um local especifico para medicamentos. Em relação aos demais questionamentos sobre à leitura da bula, data de vencimento do medicamento, efeito prejudicial à saúde humana de medicamento vencido, realização do descarte dos medicamentos, provável lugar de descarte e se em sua cidade já observaram algum lugar de descarte, os maiores percentuais apresentaram o mesmo perfil de respostas para ambas as rede de ensino, indicando que independente da rede de ensino é necessário adotar o tema transversal no currículo escolar do ensino básico para despertar o interesse e curiosidade dos alunos pelo tema.Worldwide, the consumption of medicines has been increasing, especially after the covid-19 pandemic,  consequently, there is a greater storage and disposal of medicines, however most people do not know the proper way to dispose of it. Therefore, it is necessary to raise awareness and sensitize the population in relation to correct disposal. This study aimed to survey the profile and prior knowledge of high school students from both public and private schools with regard to medication disposal. An exploratory and descriptive research methodology with a quantitative approach was used and the study took place in the city of Campina Grande - PB. Data were obtained by applying a questionnaire on Google Forms. The results obtained indicated that most families of public school students store their medicines in cabinets (48.1%) while families of private school students (42.4%) store them in a specific place for medicines. Regarding the other questions about the reading of the leaflet, drug expiration date, harmful effect on human health of expired medicine, disposing of medications, likely disposal site and if in your city you have already observed a disposal site, the highest percentages had the same response profile for both school systems, indicating that regardless of the school system, it is necessary to adopt the cross-cutting theme in the basic education curriculum in order to arouse students' interest and curiosity about the topic.A nivel mundial, el consumo de medicamentos ha ido en aumento, especialmente después de la pandemia del covid-19, en consecuencia hay un mayor almacenamiento y disposición de medicamentos, pero la mayoría de las personas no conocen la forma correcta de desecharlo. Por lo tanto, es necesario concientizar y sensibilizar a la población en relación a la correcta disposición. Este estudio tuvo como objetivo relevar el perfil y los conocimientos previos de estudiantes de enseñanza media de escuelas públicas y privadas en relación con el desecho de medicamentos. Se utilizó una metodología de investigación exploratoria y descriptiva con enfoque cuantitativo y el estudio se llevó a cabo en la ciudad de Campina Grande - PB. Los datos se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario en Google Forms.Los resultados obtenidos indicaron que la mayoría de las familias de estudiantes de escuelas públicas almacenan sus medicamentos en botiquines (48,1%) mientras que las familias de estudiantes de escuelas privadas (42,4%) los guardan en un lugar específico para medicamentos. En cuanto a las otras preguntas sobre la lectura del folleto, fecha de caducidad del medicamento, efecto nocivo en la salud humana de medicamentos caducados, realizar la disposición de medicamentos, probable lugar de disposición y si en su ciudad ya han observado un lugar de disposición, los porcentajes más altos mostraron el mismo perfil de respuesta para ambos sistemas escolares, indicando que independientemente del sistema educativo, es necesario adoptar el tema transversal en el currículo de educación básica para despertar el interés y la curiosidad de los estudiantes por el tema.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3938310.33448/rsd-v12i1.39383Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e4712139383Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e4712139383Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e47121393832525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39383/32370Copyright (c) 2023 André Miranda da Silva; Lígia Maria Ribeiro Lima; Soraya Alves de Morais; Vera Lúcia Meira de Morais Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Miranda da Lima, Lígia Maria Ribeiro Morais, Soraya Alves de Silva, Vera Lúcia Meira de Morais 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39383Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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