Valorização pessoal e a qualidade de vida dos servidores na coordenadoria pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43010 |
Resumo: | A Coordenadoria Pedagógica nos Institutos Federais desempenha um papel crucial na promoção e integração de alunos, professores e familiares, estabelecendo relações interpessoais saudáveis para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo visa identificar as causas das dificuldades de atendimento na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Joinville, com foco na valorização humana e qualidade de vida dos servidores. A pesquisa, qualitativa e de estudo de caso, coletou dados através de questionários respondidos por doze servidores da Coordenadoria. A análise dos resultados e revisão bibliográfica revelaram: a) o papel da coordenação pedagógica nos Institutos Federais; b) valorização dos servidores; c) perfil dos participantes da pesquisa; d) percepção dos servidores sobre qualidade de vida no trabalho. Os resultados indicaram que reconhecer os perfis dos servidores melhora as condições de trabalho e bem-estar. Os atuais fluxos de resolução de demandas afetam o bem-estar durante o expediente. Conclui-se que incentivar a valorização pessoal dos servidores da Coordenadoria Pedagógica aprimora a produtividade, reduzindo dificuldades de atendimento e melhorando a qualidade de vida no trabalho. |
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Valorização pessoal e a qualidade de vida dos servidores na coordenadoria pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Personal valuation and the quality of life of servers in the pedagogical coordination of a Federal Institute of Education, Science and TechnologyValoración personal y la calidad de vida de los servidores en la coordinación pedagógica de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y TecnologíaEducação profissional e tecnológicaCoordenadoria pedagógicaQualidade de vidaInstituto Federal.Educación profesional y tecnológicaCoordinación pedagógicaCalidad de vidaInstituto Federal.Professional and technological educationPedagogical coordinationQuality of lifeFederal Institute.A Coordenadoria Pedagógica nos Institutos Federais desempenha um papel crucial na promoção e integração de alunos, professores e familiares, estabelecendo relações interpessoais saudáveis para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo visa identificar as causas das dificuldades de atendimento na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Joinville, com foco na valorização humana e qualidade de vida dos servidores. A pesquisa, qualitativa e de estudo de caso, coletou dados através de questionários respondidos por doze servidores da Coordenadoria. A análise dos resultados e revisão bibliográfica revelaram: a) o papel da coordenação pedagógica nos Institutos Federais; b) valorização dos servidores; c) perfil dos participantes da pesquisa; d) percepção dos servidores sobre qualidade de vida no trabalho. Os resultados indicaram que reconhecer os perfis dos servidores melhora as condições de trabalho e bem-estar. Os atuais fluxos de resolução de demandas afetam o bem-estar durante o expediente. Conclui-se que incentivar a valorização pessoal dos servidores da Coordenadoria Pedagógica aprimora a produtividade, reduzindo dificuldades de atendimento e melhorando a qualidade de vida no trabalho.The Pedagogical Coordination in Federal Institutes plays a crucial role in promoting and integrating students, teachers, and families, establishing healthy interpersonal relationships to enhance the teaching and learning process. This article aims to identify the causes of difficulties in the service provided by the Pedagogical Coordination at the Federal Institute of Santa Catarina, Joinville campus, focusing on human appreciation and quality of life for these employees. This qualitative bibliographic research also constitutes an applied case study, collecting data through questionnaires from twelve Pedagogical Coordination employees. The analysis of the state of knowledge and the organization of the questionnaire responses revealed the following aspects: a) the role of pedagogical coordination in the context of Federal Institutes; b) staff appreciation; c) profile of the participants in the research; d) quality of work life: employees' perception. The results indicated that recognizing each staff member's profile improves both the workplace conditions and the well-being of the employees. It was also observed that the current resolution flows of demands in the sector affect employee well-being during work hours. In conclusion, encouraging the personal appreciation of the Pedagogical Coordination staff within the context of professional education enhances sector productivity, reduces service difficulties, and improves the quality of work life for these professionalsLa Coordinación Pedagógica en los Institutos Federales desempeña un papel fundamental en la promoción e integración de estudiantes, docentes y familias, estableciendo relaciones interpersonales saludables para mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo identificar las causas de las dificultades en el servicio proporcionado por la Coordinación Pedagógica en el Instituto Federal de Santa Catarina, campus Joinville, centrándose en la valoración humana y la calidad de vida de estos empleados en el entorno laboral. Esta investigación bibliográfica cualitativa también constituye un estudio de caso aplicado, recopilando datos a través de cuestionarios a doce empleados de la Coordinación Pedagógica. El análisis del estado del conocimiento y la organización de las respuestas al cuestionario revelaron los siguientes aspectos: a) el papel de la coordinación pedagógica en el contexto de los Institutos Federales; b) valoración del trabajo del empleado; c) perfil de los participantes en la investigación; d) calidad de vida laboral: percepción de los empleados. Los resultados indicaron que reconocer el perfil de cada miembro del personal mejora tanto las condiciones laborales como el bienestar de los empleados. También se observó que los flujos actuales de resolución de demandas en el sector afectan el bienestar de los empleados durante las horas de trabajo. En conclusión, fomentar la valoración personal del personal de la Coordinación Pedagógica en el contexto de la educación profesional mejora la productividad del sector, reduce las dificultades en el servicio y mejora la calidad de vida laboral de estos profesionales.Research, Society and Development2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4301010.33448/rsd-v12i8.43010Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17412843010Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17412843010Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e174128430102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43010/34706Copyright (c) 2023 Fábio Alexandre Pereira Lima da Silva Gomes; Gislene Miotto Catolino Raymundohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Fábio Alexandre Pereira Lima da Silva Raymundo, Gislene Miotto Catolino 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43010Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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