Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Andréa Kelly da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Granja, Eliane Rabelo de Sousa, Pfeilsticker, Francis Jardim, Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39804
Resumo: Objetivos: Analisar como a pandemia da COVID-19 afetou a saúde mental das crianças, assim como das alterações comportamentais no desenvolvimento infantil. Métodos: Consiste de um estudo de revisão bibliográfica, em que foi realizada uma busca nos bancos de dados: SCIELO, PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), EbscoHost no período de 3 anos, entre 2020 e 2022, em línguas portuguesa e inglesa. Foram captados 48 artigos, dos quais 28 foram excluídos por não cumprirem os critérios de inclusão propostos, de modo que 20 estudos foram analisados. Resultados: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento social, as crianças ficaram mais propensas a desenvolver alterações psíquicas e físicas, como aumento no uso de telas, irritabilidade, queda do desempenho escolar e cognitivo, estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, aumento de peso, sedentarismo, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Conclusão: Foi constatada pela revisão literária a incidência de prejuízos à saúde mental assim como desordens no comportamento infantil ocasionadas durante o período pandêmico. Desse modo, destaca-se os possíveis impactos para o  desenvolvimento infantil e a importância do cuidado das demandas infantis acentuadas pela pandemia.
id UNIFEI_19193cda27e625ebcd4eed7552f5881e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39804
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográficaRepercusiones de la pandemia en el desarrollo infantil: Revisión bibliográfica Pandemic impacts on child development: A literature reviewDesarrollo InfantilAislamiento SocialNiñezSalud MentalPandemia.Saúde MentalCriançasDesenvolvimento InfantilIsolamento SocialPandemia.Mental HealthChildrenSocial IsolationChild DevelopmentPandemic.Objetivos: Analisar como a pandemia da COVID-19 afetou a saúde mental das crianças, assim como das alterações comportamentais no desenvolvimento infantil. Métodos: Consiste de um estudo de revisão bibliográfica, em que foi realizada uma busca nos bancos de dados: SCIELO, PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), EbscoHost no período de 3 anos, entre 2020 e 2022, em línguas portuguesa e inglesa. Foram captados 48 artigos, dos quais 28 foram excluídos por não cumprirem os critérios de inclusão propostos, de modo que 20 estudos foram analisados. Resultados: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento social, as crianças ficaram mais propensas a desenvolver alterações psíquicas e físicas, como aumento no uso de telas, irritabilidade, queda do desempenho escolar e cognitivo, estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, aumento de peso, sedentarismo, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Conclusão: Foi constatada pela revisão literária a incidência de prejuízos à saúde mental assim como desordens no comportamento infantil ocasionadas durante o período pandêmico. Desse modo, destaca-se os possíveis impactos para o  desenvolvimento infantil e a importância do cuidado das demandas infantis acentuadas pela pandemia.Objectives: To analyze how the COVID-19 pandemic affected children's mental health, as well as behavioral changes in child development. Methods: It consists of a bibliographic review study, in which a search was carried out in the databases: SCIELO, PubMed, Virtual Health Library (BVS), EbscoHost in the period of 3 years, between 2020 and 2022, in Portuguese and English. . 48 articles were selected, of which 28 were excluded for not meeting the proposed inclusion criteria, so that 20 studies were analyzed. Results: It was observed that during the period of isolation and social distancing, children were more likely to develop psychic and physical changes, such as increased use of screens, irritability, drop in school and cognitive performance, chronic and acute stress, anxiety, depression, sleep and appetite disorders, weight gain, sedentary lifestyle, irritability, fear, insecurity and impaired social interactions. Conclusion: The literature review found the incidence of damage to mental health as well as disorders in child behavior caused during the pandemic period. In this way, the possible impacts on child development and the importance of caring for children's demands accentuated by the pandemic are highlighted.Objetivos: Analizar cómo la pandemia de COVID-19 afectó la salud mental de los niños, así como los cambios de comportamiento en el desarrollo infantil. Métodos: Consiste en un estudio de revisión bibliográfica, en el que se realizó una búsqueda en las bases de datos: SCIELO, PubMed, Biblioteca Virtual en Salud (BVS), EbscoHost en el período de 3 años, entre 2020 y 2022, en portugués e inglés. . Se seleccionaron 48 artículos, de los cuales 28 fueron excluidos por no cumplir con los criterios de inclusión propuestos, por lo que se analizaron 20 estudios. Resultados: Se observó que durante el período de aislamiento y distanciamiento social, los niños eran más propensos a desarrollar cambios psíquicos y físicos, como mayor uso de pantallas, irritabilidad, caída en el rendimiento escolar y cognitivo, estrés crónico y agudo, ansiedad, depresión , trastornos del sueño y del apetito, aumento de peso, estilo de vida sedentario, irritabilidad, miedo, inseguridad y alteración de las interacciones sociales. Conclusión: La revisión de la literatura encontró la incidencia de daños a la salud mental, así como trastornos en el comportamiento infantil causados durante el período de pandemia. De esta manera, se destacan los posibles impactos en el desarrollo infantil y la importancia de atender las demandas infantiles acentuadas por la pandemia.Research, Society and Development2023-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3980410.33448/rsd-v12i2.39804Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e2412239804Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e2412239804Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e24122398042525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39804/32678Copyright (c) 2023 Andréa Kelly da Silva Maldonado; Eliane Rabelo de Sousa Granja; Francis Jardim Pfeilsticker; Natália de Fátima Gonçalves Amânciohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Andréa Kelly da Silva Granja, Eliane Rabelo de Sousa Pfeilsticker, Francis Jardim Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39804Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
Repercusiones de la pandemia en el desarrollo infantil: Revisión bibliográfica
Pandemic impacts on child development: A literature review
title Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
spellingShingle Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
Maldonado, Andréa Kelly da Silva
Desarrollo Infantil
Aislamiento Social
Niñez
Salud Mental
Pandemia.
Saúde Mental
Crianças
Desenvolvimento Infantil
Isolamento Social
Pandemia.
Mental Health
Children
Social Isolation
Child Development
Pandemic.
title_short Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
title_full Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
title_fullStr Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
title_sort Impactos da pandemia para o desenvolvimento infantil: Uma revisão bibliográfica
author Maldonado, Andréa Kelly da Silva
author_facet Maldonado, Andréa Kelly da Silva
Granja, Eliane Rabelo de Sousa
Pfeilsticker, Francis Jardim
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
author_role author
author2 Granja, Eliane Rabelo de Sousa
Pfeilsticker, Francis Jardim
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Andréa Kelly da Silva
Granja, Eliane Rabelo de Sousa
Pfeilsticker, Francis Jardim
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Desarrollo Infantil
Aislamiento Social
Niñez
Salud Mental
Pandemia.
Saúde Mental
Crianças
Desenvolvimento Infantil
Isolamento Social
Pandemia.
Mental Health
Children
Social Isolation
Child Development
Pandemic.
topic Desarrollo Infantil
Aislamiento Social
Niñez
Salud Mental
Pandemia.
Saúde Mental
Crianças
Desenvolvimento Infantil
Isolamento Social
Pandemia.
Mental Health
Children
Social Isolation
Child Development
Pandemic.
description Objetivos: Analisar como a pandemia da COVID-19 afetou a saúde mental das crianças, assim como das alterações comportamentais no desenvolvimento infantil. Métodos: Consiste de um estudo de revisão bibliográfica, em que foi realizada uma busca nos bancos de dados: SCIELO, PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), EbscoHost no período de 3 anos, entre 2020 e 2022, em línguas portuguesa e inglesa. Foram captados 48 artigos, dos quais 28 foram excluídos por não cumprirem os critérios de inclusão propostos, de modo que 20 estudos foram analisados. Resultados: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento social, as crianças ficaram mais propensas a desenvolver alterações psíquicas e físicas, como aumento no uso de telas, irritabilidade, queda do desempenho escolar e cognitivo, estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, aumento de peso, sedentarismo, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Conclusão: Foi constatada pela revisão literária a incidência de prejuízos à saúde mental assim como desordens no comportamento infantil ocasionadas durante o período pandêmico. Desse modo, destaca-se os possíveis impactos para o  desenvolvimento infantil e a importância do cuidado das demandas infantis acentuadas pela pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39804
10.33448/rsd-v12i2.39804
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39804
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i2.39804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39804/32678
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e2412239804
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e2412239804
Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e2412239804
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052616743583744