Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Nataly Maria Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Abrantes, Ester Emanuele, Silva, Ana Karolina Alves da, Costa, Maria Vitória Ferreira da, Maia, Débora Monte Carlos Barbosa, Silva, Maitê Targino da, Silva, Luisiane de Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41432
Resumo: Objetivo: o presente estudo visa expor a experiência de acadêmicos de medicina com uma ação educativa abordando e discutindo sobre saúde mental e valorização da vida dos estudantes no período pré-vestibular a partir de uma dinâmica simbólica realizada com base no Programa Saúde na Escola (PSE). Este programa possui o intuito de realizar uma parceria entre a comunidade escolar e a atenção primária. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência da realização de uma dinâmica por um grupo de graduandos de medicina, abordando o tema da ansiedade que antecede o vestibular e a valorização da vida. Resultados: Notou-se grande prevalência de alunos com sintomas de ansiedade relacionada com o vestibular e desconhecimento das formas de buscar ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os profissionais de saúde que compõem a rede de Saúde Mental. Também foi abordado as diferenças entre ansiedade normal e patológica. Conclusão: Conclui-se que, de fato há um índice de instabilidade emocional nos pré-vestibulandos, uma vez que a maioria se identificou com os sentimentos ruins durante a atividade. Além disso, notou-se a necessidade da ampliação dos PSE para a docência, já que a ansiedade também os acomete, principalmente pelo alto índice de estresse cotidiano.
id UNIFEI_1acf6e9dfa2de3a33b0fab22f2315a63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41432
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiênciaSchool Health Program: mental health action with high school students – experience reportPrograma de Salud Escolar: acción de salud mental con estudiantes de secundaria – relato experienciaAnsiedadEducaciónBachilleratoExamen de admisiónSalud mental.AnxietyEducationHigh schoolMental healthEntrance exam.AnsiedadeEducaçãoEnsino MédioSaúde MentalVestibular.Objetivo: o presente estudo visa expor a experiência de acadêmicos de medicina com uma ação educativa abordando e discutindo sobre saúde mental e valorização da vida dos estudantes no período pré-vestibular a partir de uma dinâmica simbólica realizada com base no Programa Saúde na Escola (PSE). Este programa possui o intuito de realizar uma parceria entre a comunidade escolar e a atenção primária. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência da realização de uma dinâmica por um grupo de graduandos de medicina, abordando o tema da ansiedade que antecede o vestibular e a valorização da vida. Resultados: Notou-se grande prevalência de alunos com sintomas de ansiedade relacionada com o vestibular e desconhecimento das formas de buscar ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os profissionais de saúde que compõem a rede de Saúde Mental. Também foi abordado as diferenças entre ansiedade normal e patológica. Conclusão: Conclui-se que, de fato há um índice de instabilidade emocional nos pré-vestibulandos, uma vez que a maioria se identificou com os sentimentos ruins durante a atividade. Além disso, notou-se a necessidade da ampliação dos PSE para a docência, já que a ansiedade também os acomete, principalmente pelo alto índice de estresse cotidiano.Objective: The present study aims to expose the experience of medical students with an educational action explaining and discussing mental health and valuing the lives of students in the pre-university entrance exam on a dynamic monitored based on the School Health Program (PSE). This program focus to establish a partnership between the school community and primary care. Methodology: This study is characterized as an experience report of the realization of a dynamic by a group of medical students, approaching the theme of anxiety that precedes the entrance exam and the appreciation of life. Results: There was a high prevalence of students with symptoms of anxiety related to the entrance exam and lack of knowledge on how to seek help, such as the Centro de Valorização da Vida (CVV) and the health professionals that make up the Mental Health network. The difference between normal and pathological anxiety was also observed. Conclusion: It is concluded that there is an index of emotional instability in pre-university students, since most identified themselves with bad feelings during an activity. Furthermore, it was noted the need to extend the PSE to teaching, since anxiety also affects them, mainly due to the high level of daily stress.Objetivo: El presente estudio propone demonstrar la experiencia de académicos de medicina con una acción educativa al discutir sobre salud mental y valoración de la vida de estudiantes en periodos antes del examen de admisión desde la realización de una dinámica simbólica con basis del Programa de Salud Escolar (PSE). Este programa busca realizar una parcería entre la comunidad escolar y la atención primaria. Metodología: El estudio se caracteriza como un relato de la experiencia de una dinámica ejecutada por un grupo de académicos de medicina, al abordar el tema de la ansiedad antes de los exámenes de admision y la valoración de la vida. Resultados: Notase una prevalencia de síntomas de ansiedad entre los alumnos del estudio y desconocimiento acerca de cómo y donde buscar ayuda, como el Centro de Valorização da Vida (CVV) y los profesionales de salud que componen la red de Salud Mental (Saúde Mental, en traducción libre). Además, fue abordado las diferencias entre ansiedad normal y patológica. Conclusión: Se concluye que existe un índice de instabilidad emocional en los alumnos antes de los exámenes de admisión, dado que, en su mayoría fueron identificados sentimientos malos durante la actividad. Todavía, notase la necesidad de amplificación del PSE para docentes, visto que la ansiedad también los acomete, principalmente por el alto índice de stress cotidiano.Research, Society and Development2023-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4143210.33448/rsd-v12i5.41432Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e19212541432Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e19212541432Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e192125414322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41432/33842Copyright (c) 2023 Nataly Maria Bezerra de Luna; Ester Emanuele Abrantes; Ana Karolina Alves da Silva; Maria Vitória Ferreira da Costa; Débora Monte Carlos Barbosa Maia; Maitê Targino da Silva; Luisiane de Avila Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Nataly Maria Bezerra de Abrantes, Ester EmanueleSilva, Ana Karolina Alves da Costa, Maria Vitória Ferreira da Maia, Débora Monte Carlos Barbosa Silva, Maitê Targino da Silva, Luisiane de Avila 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41432Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
School Health Program: mental health action with high school students – experience report
Programa de Salud Escolar: acción de salud mental con estudiantes de secundaria – relato experiencia
title Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
spellingShingle Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
Luna, Nataly Maria Bezerra de
Ansiedad
Educación
Bachillerato
Examen de admisión
Salud mental.
Anxiety
Education
High school
Mental health
Entrance exam.
Ansiedade
Educação
Ensino Médio
Saúde Mental
Vestibular.
title_short Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
title_full Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
title_fullStr Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
title_full_unstemmed Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
title_sort Programa Saúde na Escola: ação em saúde mental com alunos do ensino médio - relato de experiência
author Luna, Nataly Maria Bezerra de
author_facet Luna, Nataly Maria Bezerra de
Abrantes, Ester Emanuele
Silva, Ana Karolina Alves da
Costa, Maria Vitória Ferreira da
Maia, Débora Monte Carlos Barbosa
Silva, Maitê Targino da
Silva, Luisiane de Avila
author_role author
author2 Abrantes, Ester Emanuele
Silva, Ana Karolina Alves da
Costa, Maria Vitória Ferreira da
Maia, Débora Monte Carlos Barbosa
Silva, Maitê Targino da
Silva, Luisiane de Avila
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Nataly Maria Bezerra de
Abrantes, Ester Emanuele
Silva, Ana Karolina Alves da
Costa, Maria Vitória Ferreira da
Maia, Débora Monte Carlos Barbosa
Silva, Maitê Targino da
Silva, Luisiane de Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedad
Educación
Bachillerato
Examen de admisión
Salud mental.
Anxiety
Education
High school
Mental health
Entrance exam.
Ansiedade
Educação
Ensino Médio
Saúde Mental
Vestibular.
topic Ansiedad
Educación
Bachillerato
Examen de admisión
Salud mental.
Anxiety
Education
High school
Mental health
Entrance exam.
Ansiedade
Educação
Ensino Médio
Saúde Mental
Vestibular.
description Objetivo: o presente estudo visa expor a experiência de acadêmicos de medicina com uma ação educativa abordando e discutindo sobre saúde mental e valorização da vida dos estudantes no período pré-vestibular a partir de uma dinâmica simbólica realizada com base no Programa Saúde na Escola (PSE). Este programa possui o intuito de realizar uma parceria entre a comunidade escolar e a atenção primária. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência da realização de uma dinâmica por um grupo de graduandos de medicina, abordando o tema da ansiedade que antecede o vestibular e a valorização da vida. Resultados: Notou-se grande prevalência de alunos com sintomas de ansiedade relacionada com o vestibular e desconhecimento das formas de buscar ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os profissionais de saúde que compõem a rede de Saúde Mental. Também foi abordado as diferenças entre ansiedade normal e patológica. Conclusão: Conclui-se que, de fato há um índice de instabilidade emocional nos pré-vestibulandos, uma vez que a maioria se identificou com os sentimentos ruins durante a atividade. Além disso, notou-se a necessidade da ampliação dos PSE para a docência, já que a ansiedade também os acomete, principalmente pelo alto índice de estresse cotidiano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41432
10.33448/rsd-v12i5.41432
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41432
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i5.41432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41432/33842
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e19212541432
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e19212541432
Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e19212541432
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052623442935808