Uso de antibióticos e a resistência bacteriana: análise do perfil de conhecimento de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Iara dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campos, Jerferson Cunha, Cartágenes, Sabrina de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38492
Resumo: Objetivo: Realizar análise do perfil de conhecimento do corpo discente de uma faculdade privada do município de Belém/PA, a respeito do uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo, a qual possibilitou analisar o perfil dos 207 participantes. De maneira anônima, sem coleta de dados pessoais obteve-se a participação de estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Direito, Administração e Engenharia civil, com dados coletados através de um questionário elaborado por meio da plataforma Google Forms. Resultados: De modo geral, a maioria os acadêmicos possuíam conhecimento sobre o uso irracional de antibióticos e a resistência bacteriana, afirmando estarem de acordo com a legislação RDC 20/2011, todavia a maioria relatou utilizar antibioticoterapia de maneira empírica, sem orientação médica. As demais respostas obtidas aos questionamentos aplicados, apontam para a mesma linha de resultados, onde a grande maioria do público em estudo é consciente da importância de cumprir um tratamento com antimicrobianos pelo tempo correto e estão de acordo com a necessidade da prescrição médica para compra dessa classe de medicamentos. Conclusão: A pesquisa evidenciou resultados positivos quanto ao grau de conhecimento dos acadêmicos acerca do tema em discussão, porém em contradição, a maioria dos entrevistados relatou práticas de automedicação. Com isso foi possível traçar um perfil de indivíduos informados, mas ainda não suficientemente conscientes da dimensão do crescente problema de saúde pública o qual tornou-se a disseminação de cepas bacterianas multirresistentes. 
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spelling Uso de antibióticos e a resistência bacteriana: análise do perfil de conhecimento de estudantes do ensino superiorUse of antibiotics and bacterial resistance: analysis of higher education students' knowledge profileUso de antibióticos y resistencia bacteriana: análisis del perfil de conocimientos de estudiantes de educación superiorAntibioticsBacterial resistanceDoctor's prescriptionStudents.AntibióticosResistencia bacterianaPrescripción médicaEstudiantes.AntibióticosResistência bacterianaPrescrição médicaEstudantes.Objetivo: Realizar análise do perfil de conhecimento do corpo discente de uma faculdade privada do município de Belém/PA, a respeito do uso indiscriminado de antibióticos e a resistência bacteriana. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo, a qual possibilitou analisar o perfil dos 207 participantes. De maneira anônima, sem coleta de dados pessoais obteve-se a participação de estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Direito, Administração e Engenharia civil, com dados coletados através de um questionário elaborado por meio da plataforma Google Forms. Resultados: De modo geral, a maioria os acadêmicos possuíam conhecimento sobre o uso irracional de antibióticos e a resistência bacteriana, afirmando estarem de acordo com a legislação RDC 20/2011, todavia a maioria relatou utilizar antibioticoterapia de maneira empírica, sem orientação médica. As demais respostas obtidas aos questionamentos aplicados, apontam para a mesma linha de resultados, onde a grande maioria do público em estudo é consciente da importância de cumprir um tratamento com antimicrobianos pelo tempo correto e estão de acordo com a necessidade da prescrição médica para compra dessa classe de medicamentos. Conclusão: A pesquisa evidenciou resultados positivos quanto ao grau de conhecimento dos acadêmicos acerca do tema em discussão, porém em contradição, a maioria dos entrevistados relatou práticas de automedicação. Com isso foi possível traçar um perfil de indivíduos informados, mas ainda não suficientemente conscientes da dimensão do crescente problema de saúde pública o qual tornou-se a disseminação de cepas bacterianas multirresistentes. Objective: To analyze the profile of the student body of a private college in the city of Belém/PA, regarding the indiscriminate use of antibiotics and bacterial resistance. Methodology: A descriptive, quantitative, and qualitative research was carried out, which made it possible to analyze the profile of the 207 participants. Anonymously, without collecting personal data, the participation of students from pharmacy, nursing, physiotherapy, biomedicine, law, administration, and engineering courses was obtained, with data collected through a questionnaire prepared through the Google Forms platform. Results: In general, most students had knowledge about the irrational use of antibiotics and bacterial resistance, claiming to be in accordance with the RDC 20/2011 legislation, however most reported using antibiotic therapy empirically, without medical advice. The other answers obtained to the applied questions point to the same line of results, where most of the public under study is aware of the importance of complying with an antimicrobial treatment for the correct time and are in accordance with the need for the medical prescription to purchase this medication. drug class. Conclusion: The research showed positive results regarding the degree of knowledge of academics about the topic under discussion, but in contradiction, most respondents reported self-medication practices. With this, it was possible to draw a profile of informed individuals, but not yet sufficiently aware of the dimension of the growing public health problem which has become the spread of multidrug-resistant bacterial strains.Objetivo: Realizar um análisis del perfil de conocimientos del estudiantado de una universidad privada de laciudad de Belém/PA, encuanto al uso indiscriminado de antibióticos y resistencia bacteriana. Metodología: Se realizó una investigación descriptiva, cuantitativa y cualitativa, que permitióanalizarel perfil de los 207 participantes. De forma anónima, sinrecabardatos personales, participaron estudiantes de lascarreras de Farmacia, Enfermería, Fisioterapia, Biomedicina, Derecho, Administración e Ingeniería Civil, cuyosdatosfueronrecabados a través de uncuestionario elaborado mediante la plataforma Google Forms. Resultados: En general, lamayoría de los académicos teníanconocimiento sobre el uso irracional de antibióticos y laresistencia bacteriana, afirmando estar de acuerdo com la legislación RDC 20/2011, sin embargo, lamayoría informó usar antibióticos de forma empírica, sinconsejo médico. Las demás respuesta sobtenidas a las preguntas aplicadas apuntan a lamisma línea de resultados, donde lagranmayoríadel público objeto de estudio es consciente de La importancia de cumplir coneltratamiento antimicrobiano eneltiempocorrecto y está de acuerdoconlanecesidad de prescripción médica. para comprar esta clase de drogas. Conclusión: La investigaciónmostró resultados positivos encuanto al grado de conocimiento de los académicos sobre el tema endiscusión, pero encontradicción, lamayoría de losencuestadosrelatóprácticas de automedicación. Conesto, fue posible dibujarun perfil de individuos informados, pero aún no suficientemente conscientes de ladimensión del creciente problema de salud pública que se ha convertido enladiseminación de cepas bacterianas multirresistentes.Research, Society and Development2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3849210.33448/rsd-v11i16.38492Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e373111638492Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e373111638492Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3731116384922525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38492/31924Copyright (c) 2022 Iara dos Santos Vasconcelos; Jerferson Cunha Campos; Sabrina de Carvalho Cartágeneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Iara dos SantosCampos, Jerferson CunhaCartágenes, Sabrina de Carvalho2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38492Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:12.528578Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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