Contribuições da educação física para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43171 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar e discutir a contribuição da educação física para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica a partir da percepção de profissionais vinculados ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família em municípios da Baixada Santista no estado de São Paulo. O estudo se baseou no método qualitativo com estratégia de pesquisa exploratória e análise de conteúdo através de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet. Como resultados, observou-se que é por meio do esporte, do exercício físico, da atividade física, da promoção da cultura corporal, das experiências comunitárias e das experiências das relações que, as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física buscam alternativas para contribuir com o cuidado em saúde mental na Atenção Básica. Como conclusão, as contribuições da educação física para o cuidado em saúde mental na atenção básica apesar de proferirem em uma lógica de cuidado a partir do adoecimento, nota-se o esforço dos profissionais para a promoção de bem-estar através das ferramentas específicas, do diálogo com outros profissionais do seu núcleo e da rede de saúde. |
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Contribuições da educação física para o cuidado em saúde mental na Atenção BásicaContributions of physical education to mental health care in Primary Health CareContribuciones de la educación física a la atención de la salud mental en Atención PrimariaPhysical EducationPrimary Health CareMental healthFamily health strategy.Educación FísicaAtención primariaSalud mentalEstrategia de salud familiar.Educação FísicaAtenção BásicaSaúde mentalEstratégia saúde da família.O objetivo deste estudo é investigar e discutir a contribuição da educação física para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica a partir da percepção de profissionais vinculados ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família em municípios da Baixada Santista no estado de São Paulo. O estudo se baseou no método qualitativo com estratégia de pesquisa exploratória e análise de conteúdo através de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet. Como resultados, observou-se que é por meio do esporte, do exercício físico, da atividade física, da promoção da cultura corporal, das experiências comunitárias e das experiências das relações que, as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física buscam alternativas para contribuir com o cuidado em saúde mental na Atenção Básica. Como conclusão, as contribuições da educação física para o cuidado em saúde mental na atenção básica apesar de proferirem em uma lógica de cuidado a partir do adoecimento, nota-se o esforço dos profissionais para a promoção de bem-estar através das ferramentas específicas, do diálogo com outros profissionais do seu núcleo e da rede de saúde.The research aimed to investigate and discuss the contribution of physical education to mental health care in Primary Care based on the perception of professionals linked to the Expanded Family Health Center in municipalities of Baixada Santista in the state of São Paulo. It is an exploratory research, case study with a qualitative approach. and content analysis through semi-structured interviews through the Google Meet platform. As a result, it was observed that it is through sport, physical exercise, physical activity, the promotion of body culture, community experiences and experiences of relationships that the perceptions of mental health care in the practice of education professionals seek alternatives to contribute to mental health care in Primary Care. In conclusion, the contributions of physical education to mental health care in primary care, despite being based on a logic of care based on the illness, it is noted the effort of professionals to promote well-being through specific tools, the dialogue with other professionals from its nucleus and the health network.El objetivo de este estudio es investigar y discutir la contribución de la educación física a la atención de la salud mental en la Atención Básica a partir de la percepción de los profesionales vinculados al Centro Ampliado de Salud de la Familia en municipios de la Baixada Santista en el estado de São Paulo. El estudio se basó en el método cualitativo con una estrategia de investigación exploratoria y análisis de contenido mediante entrevistas semiestructuradas a través de la plataforma Google Meet. Como resultado, se observó que es a través del deporte, el ejercicio físico, la actividad física, la promoción de la cultura corporal, las experiencias comunitarias y las experiencias de relación que las percepciones sobre el cuidado de la salud mental en la práctica de los profesionales de la educación buscan alternativas para contribuir a la salud mental en la Atención Primaria. En conclusión, los aportes de la educación física a la atención de la salud mental en la atención primaria, a pesar de basarse en una lógica de atención basada en la enfermedad, se constata el esfuerzo de los profesionales por promover el bienestar a través de herramientas específicas, el diálogo con otros profesionales de su núcleo y la red sanitaria.Research, Society and Development2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4317110.33448/rsd-v12i9.43171Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e6012943171Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e6012943171Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e60129431712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43171/34802Copyright (c) 2023 Alice Mota Iassia; Felipe Wachshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIassia, Alice Mota Wachs, Felipe 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43171Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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O objetivo deste estudo é investigar e discutir a contribuição da educação física para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica a partir da percepção de profissionais vinculados ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família em municípios da Baixada Santista no estado de São Paulo. O estudo se baseou no método qualitativo com estratégia de pesquisa exploratória e análise de conteúdo através de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet. Como resultados, observou-se que é por meio do esporte, do exercício físico, da atividade física, da promoção da cultura corporal, das experiências comunitárias e das experiências das relações que, as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física buscam alternativas para contribuir com o cuidado em saúde mental na Atenção Básica. Como conclusão, as contribuições da educação física para o cuidado em saúde mental na atenção básica apesar de proferirem em uma lógica de cuidado a partir do adoecimento, nota-se o esforço dos profissionais para a promoção de bem-estar através das ferramentas específicas, do diálogo com outros profissionais do seu núcleo e da rede de saúde. |
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