Efeitos da Fisioterapia precoce na reabilitação de crianças com TEA: uma revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clistenis Clênio Cavalcante dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos Júnior, Jeovane Dantas dos, Holanda, Anna Carolyne Silva de, Silva, Andreza Gomes, Ferreira Júnior, Efraim José, Lopes, Raquel Ferreira, Silva, Geraedson Aristides da, Ferro, Elisabeth Ferreira Cavalcante Machado, Silva Neto, José Moisés da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35246
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apresenta cura, nem causa definida, podendo inibir o desenvolvimento da fala, processos de comunicação, interação e comportamento social da criança. A fisioterapia tem sido de suma importância para uma menor dependência ou até mesmo a conquista da independência dessas crianças. Na reabilitação de crianças com TEA, a fisioterapia através de seus recursos e atividade assistida, tem demostrado melhora do funcionamento neurológico em nível cognitivo, afetivo e motor. Objetivo: apresentar como a literatura científica relata os efeitos da fisioterapia precoce dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar na reabilitação de crianças com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando as seguintes bases de dados - Lilacs, MEDLINE, SCIELO e Periódicos CaPES, no período de 2009 a 2021; nos idiomas inglês, português e espanhol. Conclusão: Através da fisioterapia precoce, a criança com TEA conseguem obter uma maior independência em suas atividades diárias e uma melhora em seu desenvolvimento neuropsicomotor como um todo.
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spelling Efeitos da Fisioterapia precoce na reabilitação de crianças com TEA: uma revisão SistemáticaEffects of early physical therapy on the rehabilitation of children with ASD: a systematic reviewEfecto de la fisioterapia Efectos de la fisioterapia temprana en la rehabilitación de niños con TEA: una revisión sistemáticaInfantile autismAutistic disorderAutism spectrum disorderNeurodevelopmental disorderPhysiotherapyEarly stimulation.Autismo infantilTranstorno autísticoTranstorno do espectro autistaTranstorno do neurodesenvolvimentoFisioterapiaAutismo infantilTrastorno autistaDesorden del espectro autistaTrastorno del neurodesarrolloFisioterapiaEstimulación temprana.Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apresenta cura, nem causa definida, podendo inibir o desenvolvimento da fala, processos de comunicação, interação e comportamento social da criança. A fisioterapia tem sido de suma importância para uma menor dependência ou até mesmo a conquista da independência dessas crianças. Na reabilitação de crianças com TEA, a fisioterapia através de seus recursos e atividade assistida, tem demostrado melhora do funcionamento neurológico em nível cognitivo, afetivo e motor. Objetivo: apresentar como a literatura científica relata os efeitos da fisioterapia precoce dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar na reabilitação de crianças com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando as seguintes bases de dados - Lilacs, MEDLINE, SCIELO e Periódicos CaPES, no período de 2009 a 2021; nos idiomas inglês, português e espanhol. Conclusão: Através da fisioterapia precoce, a criança com TEA conseguem obter uma maior independência em suas atividades diárias e uma melhora em seu desenvolvimento neuropsicomotor como um todo.Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) has no cure, nor a defined cause, and may inhibit the child's speech development, communication processes, interaction and social behavior. Physiotherapy has been of paramount importance for less dependence or even the achievement of independence for these children. In the rehabilitation of children with ASD, physiotherapy, through its resources and assisted activity, has shown improvement in neurological functioning at a cognitive, affective and motor level. Objective: to present how the scientific literature reports the effects of early physical therapy within a multidisciplinary and interdisciplinary approach in the rehabilitation of children with ASD. Methodology: A systematic review was carried out using the following databases - LILACS, MEDLINE, SCIELO AND CAPES PERIODIC, from 2009 to 2021; in English, Portuguese and Spanish. Conclusion: Through early physical therapy, children with ASD are able to achieve greater independence in their daily activities and an improvement in their neuropsychomotor development as a whole.Introducción: El Trastorno del Espectro Autista (TEA) no tiene cura, ni causa definida, y puede inhibir el desarrollo del habla, los procesos de comunicación, la interacción y el comportamiento social del niño. La fisioterapia ha sido de suma importancia para la menor dependencia o incluso la consecución de la independencia de estos niños. En la rehabilitación de niños con TEA, la fisioterapia, a través de sus recursos y actividad asistida, ha demostrado una mejora del funcionamiento neurológico a nivel cognitivo, afectivo y motor. Objetivo: presentar cómo la literatura científica reporta los efectos de la fisioterapia temprana dentro de un abordaje multidisciplinario e interdisciplinario en la rehabilitación de niños con TEA. Metodología: Se realizó una revisión sistemática utilizando las siguientes bases de datos - LILACS, MEDLINE, SCIELO Y CAPES PERIODIC, de 2009 a 2021; en inglés, portugués y español. Conclusión: A través de la fisioterapia temprana, los niños con TEA son capaces de lograr una mayor independencia en sus actividades diarias y una mejora en su desarrollo neuropsicomotor en su conjunto.Research, Society and Development2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3524610.33448/rsd-v11i14.35246Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e191111435246Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e191111435246Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1911114352462525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35246/30256Copyright (c) 2022 Clistenis Clênio Cavalcante dos Santos; Jeovane Dantas dos Santos Júnior; Anna Carolyne Silva de Holanda; Andreza Gomes Silva; Efraim José Ferreira Júnior; Raquel Ferreira Lopes; Geraedson Aristides da Silva; Elisabeth Ferreira Cavalcante Machado Ferro; José Moisés da Silva Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clistenis Clênio Cavalcante dosSantos Júnior, Jeovane Dantas dos Holanda, Anna Carolyne Silva de Silva, Andreza Gomes Ferreira Júnior, Efraim José Lopes, Raquel FerreiraSilva, Geraedson Aristides da Ferro, Elisabeth Ferreira Cavalcante Machado Silva Neto, José Moisés da2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35246Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:13.291677Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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