Etnias e culturas na escola municipal Kunyata Putira no município de Manaus – AM, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Oliveira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40851
Resumo: A representação das etnias e culturas indígenas brasileiras no livro didático do programa nacional no ensino de História do 2.º seguimento do ensino fundamental, distribuído nos anos de 2020 a 2023, na escola indígena Kunyata Putira, emerge salutares questionamentos quanto a possível desvalorização desses povos, prejudicando o planejamento e desenvolvimento de atividades atrativas para os discentes. Desta maneira, objetivo geral deste estudo é analisar etnias e culturas indígenas e como são representadas no livro didático com ênfase na Escola Indígena Municipal Kunyata Putira no ano de 2021 a 2022. Metodologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, exploratória e de campo. Conforme a pesquisa etnográfica, realizada com os professores indígenas, moradores da comunidade, atuantes na Escola Indígena Municipal Kunyata Putira, localizada na comunidade São Thomé, na margem esquerda do Rio Negro em Manaus, Amazonas/Brasil, responderam à pesquisa por meio do questionário, expressaram que os povos indígenas representados no livro didático de história utilizados no fazer pedagógico em sala de aula são: Umbu, Sambiqui, Puris, Guaicuru, Kalapalo, Tapirapé, Paxató, Kamayura, Yanomami, Mondé, Tuparí, Juruna, Mundurukú e Ramarána, Bororo, ikpeng, Jê, Botocúdo, Karajá, Maxakalí, Asteca, Inca e Maia. Concluiu-se que os indígenas da Escola Indígena Municipal Kunyata Putira, não possuem livros de história voltados para sua realidade educacional e que os mesmos estudam culturas de outros povos indígenas.
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Desta maneira, objetivo geral deste estudo é analisar etnias e culturas indígenas e como são representadas no livro didático com ênfase na Escola Indígena Municipal Kunyata Putira no ano de 2021 a 2022. Metodologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, exploratória e de campo. Conforme a pesquisa etnográfica, realizada com os professores indígenas, moradores da comunidade, atuantes na Escola Indígena Municipal Kunyata Putira, localizada na comunidade São Thomé, na margem esquerda do Rio Negro em Manaus, Amazonas/Brasil, responderam à pesquisa por meio do questionário, expressaram que os povos indígenas representados no livro didático de história utilizados no fazer pedagógico em sala de aula são: Umbu, Sambiqui, Puris, Guaicuru, Kalapalo, Tapirapé, Paxató, Kamayura, Yanomami, Mondé, Tuparí, Juruna, Mundurukú e Ramarána, Bororo, ikpeng, Jê, Botocúdo, Karajá, Maxakalí, Asteca, Inca e Maia. Concluiu-se que os indígenas da Escola Indígena Municipal Kunyata Putira, não possuem livros de história voltados para sua realidade educacional e que os mesmos estudam culturas de outros povos indígenas.The representation of Brazilian indigenous ethnicities and cultures in the textbook of the national program in the teaching of History in the 2nd segment of fundamental education, distributed from 2020 to 2023, at the Kunyata Putira indigenous school, raises salutary questions regarding the possible devaluation of these peoples, hampering the planning and development of attractive activities for students. In this way, the general objective of this study is to analyze ethnic groups and indigenous cultures and how they are represented in the textbook with emphasis on the Municipal Indigenous School Kunyata Putira in the year 2021 to 2022. Methodology. This is a qualitative, exploratory and field bibliographic research. According to the ethnographic research, carried out with indigenous teachers, residents of the community, working at the Kunyata Putira Municipal Indigenous School, located in the São Thomé community, on the left bank of the Rio Negro in Manaus, Amazonas/Brazil, they responded to the survey through the questionnaire, expressed that the indigenous peoples represented in the history textbook used in the pedagogical work in the classroom are: Umbu, Sambiqui, Puris, Guaicuru, Kalapalo, Tapirapé, Paxató, Kamayura, Yanomami, Mondé, Tuparí, Juruna, Mundurukú and Ramarána, Bororo , Ikpeng, Jê, Botocúdo, Karajá, Maxakalí, Aztec, Inca and Maia. It was concluded that the indigenous people of the Kunyata Putira Municipal Indigenous School do not have history books focused on their educational reality and that they study cultures of other indigenous peoples.La representación de las etnias y culturas indígenas brasileñas en el libro de texto del programa nacional en la enseñanza de la Historia en el 2º segmento de educación fundamental, distribuido de 2020 a 2023, en la escuela indígena Kunyata Putira, suscita saludables interrogantes sobre la posible desvalorización de estos pueblos, dificultando la planificación y desarrollo de actividades atractivas para los estudiantes. De esta forma, el objetivo general de este estudio es analizar las etnias y culturas indígenas y cómo se representan en el libro de texto con énfasis en la Escuela Municipal Indígena Kunyata Putira en el año 2021 al 2022. Metodología. Se trata de una investigación bibliográfica cualitativa, exploratoria y de campo. Según la investigación etnográfica, realizada con profesores indígenas, residentes de la comunidad, que trabajan en la Escuela Indígena Municipal Kunyata Putira, ubicada en la comunidad de São Thomé, en la margen izquierda del Río Negro en Manaus, Amazonas/Brasil, respondieron a la encuesta a través del cuestionario, expresó que los pueblos indígenas representados en el libro de texto de historia utilizado en el trabajo pedagógico en el aula son: Umbu, Sambiqui, Puris, Guaicuru, Kalapalo, Tapirapé, Paxató, Kamayura, Yanomami, Mondé, Tuparí, Juruna , Mundurukú y Ramarána, Bororo , Ikpeng, Jê, Botocúdo, Karajá, Maxakalí, Aztec, Inca y Maia. Se concluyó que los indígenas de la Escuela Indígena Municipal Kunyata Putira no cuentan con libros de historia enfocados en su realidad educativa y que estudian culturas de otros pueblos indígenas.Research, Society and Development2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4085110.33448/rsd-v12i4.40851Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2912440851Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2912440851Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e29124408512525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40851/33333Copyright (c) 2023 Jorge Oliveira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jorge Oliveira dos2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40851Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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