O trabalho psicomotor na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pio, Mariana Regina Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087
Resumo: A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos.
id UNIFEI_2e148fed51def3f6bf0934d545aa47a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38087
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O trabalho psicomotor na educação infantilPsychomotor work in early childhood educationEl trabajo psicomotor en la educación infantilPsicomotricidadeTrabalho psicomotorProfessores.PsicomotricidadTrabajo psicomotorMaestros.PsychomotricityPsychomotor workTeachers.A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos.Psychomotricity can be defined as a science that presents the connection between the psychic and the movement, favoring the development of the motor, affective, cognitive and social aspects. Psychomotor work in early childhood education is relevant, as the child is in a stage of discovery, of himself and the world around him. Based on this premise, this study aimed to review the literature, from 2015 to 2021, on the relationship between psychomotricity and early childhood education. The data search was carried out in the Google Scholar, Periodical Capes and Scielo databases, yielding 962 titles, and of these, 9 met the inclusion criteria and were reviewed. It was found that psychomotricity is part of the integral development of the child, and when well worked, it serves as a bridge to the learning of reading and writing. Therefore, it is essential that the teacher be a stimulator in the psychomotor work of children, getting involved with the subject, with the particularities of each one, and planning their work with a comprehensiveness of all the basic psychomotor factors.La psicomotricidad puede definirse como una ciencia que presenta el vínculo psíquico con el movimiento, favoreciendo el desarrollo de los aspectos motores, afectivos, cognitivos y sociales. El trabajo de psicomotricidad en la educación infantil es relevante, ya que el niño se encuentra en una etapa de descubrimientos, de sí mismo y del mundo que le rodea. Con base en esta premisa, este estudio tuvo como objetivo revisar la literatura, de 2015 a 2021, sobre la relación entre la psicomotricidad y la educación infantil. La búsqueda de datos se realizó en las bases de datos Google Academic, Periódico Capes y Scielo, arrojando 962 títulos, de estos, 9 cumplieron con los criterios de inclusión y fueron revisados. Se encontró que la psicomotricidad es parte del desarrollo integral del niño, y bien trabajada sirve de puente para el aprendizaje de la lectura y la escritura. Por ello, es fundamental que el docente sea un estimulador en la psicomotricidad de los niños, involucrándose con el tema, con las particularidades de cada uno, y planificando su trabajo con una integralidad de todos los factores psicomotores básicos.Research, Society and Development2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3808710.33448/rsd-v12i2.38087Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e17412238087Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e17412238087Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e174122380872525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087/32842Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPio, Mariana Regina Gonçalves Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38087Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho psicomotor na educação infantil
Psychomotor work in early childhood education
El trabajo psicomotor en la educación infantil
title O trabalho psicomotor na educação infantil
spellingShingle O trabalho psicomotor na educação infantil
Pio, Mariana Regina Gonçalves
Psicomotricidade
Trabalho psicomotor
Professores.
Psicomotricidad
Trabajo psicomotor
Maestros.
Psychomotricity
Psychomotor work
Teachers.
title_short O trabalho psicomotor na educação infantil
title_full O trabalho psicomotor na educação infantil
title_fullStr O trabalho psicomotor na educação infantil
title_full_unstemmed O trabalho psicomotor na educação infantil
title_sort O trabalho psicomotor na educação infantil
author Pio, Mariana Regina Gonçalves
author_facet Pio, Mariana Regina Gonçalves
Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
author_role author
author2 Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pio, Mariana Regina Gonçalves
Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Trabalho psicomotor
Professores.
Psicomotricidad
Trabajo psicomotor
Maestros.
Psychomotricity
Psychomotor work
Teachers.
topic Psicomotricidade
Trabalho psicomotor
Professores.
Psicomotricidad
Trabajo psicomotor
Maestros.
Psychomotricity
Psychomotor work
Teachers.
description A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087
10.33448/rsd-v12i2.38087
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i2.38087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087/32842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e17412238087
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e17412238087
Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e17412238087
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052613746753536