O trabalho psicomotor na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087 |
Resumo: | A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos. |
id |
UNIFEI_2e148fed51def3f6bf0934d545aa47a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38087 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho psicomotor na educação infantilPsychomotor work in early childhood educationEl trabajo psicomotor en la educación infantilPsicomotricidadeTrabalho psicomotorProfessores.PsicomotricidadTrabajo psicomotorMaestros.PsychomotricityPsychomotor workTeachers.A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos.Psychomotricity can be defined as a science that presents the connection between the psychic and the movement, favoring the development of the motor, affective, cognitive and social aspects. Psychomotor work in early childhood education is relevant, as the child is in a stage of discovery, of himself and the world around him. Based on this premise, this study aimed to review the literature, from 2015 to 2021, on the relationship between psychomotricity and early childhood education. The data search was carried out in the Google Scholar, Periodical Capes and Scielo databases, yielding 962 titles, and of these, 9 met the inclusion criteria and were reviewed. It was found that psychomotricity is part of the integral development of the child, and when well worked, it serves as a bridge to the learning of reading and writing. Therefore, it is essential that the teacher be a stimulator in the psychomotor work of children, getting involved with the subject, with the particularities of each one, and planning their work with a comprehensiveness of all the basic psychomotor factors.La psicomotricidad puede definirse como una ciencia que presenta el vínculo psíquico con el movimiento, favoreciendo el desarrollo de los aspectos motores, afectivos, cognitivos y sociales. El trabajo de psicomotricidad en la educación infantil es relevante, ya que el niño se encuentra en una etapa de descubrimientos, de sí mismo y del mundo que le rodea. Con base en esta premisa, este estudio tuvo como objetivo revisar la literatura, de 2015 a 2021, sobre la relación entre la psicomotricidad y la educación infantil. La búsqueda de datos se realizó en las bases de datos Google Academic, Periódico Capes y Scielo, arrojando 962 títulos, de estos, 9 cumplieron con los criterios de inclusión y fueron revisados. Se encontró que la psicomotricidad es parte del desarrollo integral del niño, y bien trabajada sirve de puente para el aprendizaje de la lectura y la escritura. Por ello, es fundamental que el docente sea un estimulador en la psicomotricidad de los niños, involucrándose con el tema, con las particularidades de cada uno, y planificando su trabajo con una integralidad de todos los factores psicomotores básicos.Research, Society and Development2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3808710.33448/rsd-v12i2.38087Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e17412238087Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e17412238087Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e174122380872525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087/32842Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPio, Mariana Regina Gonçalves Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38087Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho psicomotor na educação infantil Psychomotor work in early childhood education El trabajo psicomotor en la educación infantil |
title |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
spellingShingle |
O trabalho psicomotor na educação infantil Pio, Mariana Regina Gonçalves Psicomotricidade Trabalho psicomotor Professores. Psicomotricidad Trabajo psicomotor Maestros. Psychomotricity Psychomotor work Teachers. |
title_short |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
title_full |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
title_fullStr |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
title_sort |
O trabalho psicomotor na educação infantil |
author |
Pio, Mariana Regina Gonçalves |
author_facet |
Pio, Mariana Regina Gonçalves Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pio, Mariana Regina Gonçalves Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Trabalho psicomotor Professores. Psicomotricidad Trabajo psicomotor Maestros. Psychomotricity Psychomotor work Teachers. |
topic |
Psicomotricidade Trabalho psicomotor Professores. Psicomotricidad Trabajo psicomotor Maestros. Psychomotricity Psychomotor work Teachers. |
description |
A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que apresenta a ligação do psíquico com o movimento, favorecendo o desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo e social. É relevante o trabalho psicomotor na educação infantil, pois a criança se encontra numa etapa de descobertas, de si e do mundo em sua volta. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo revisar a literatura, no período de 2015 a 2021, sobre a relação entre a psicomotricidade e o ensino infantil. A busca de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Periódico Capes e Scielo, rendendo 962 títulos, e destes, 9 atenderam os critérios de inclusão e foram revisados. Constatou-se que a psicomotricidade faz parte do desenvolvimento integral da criança, e quando bem trabalhada serve como uma ponte as aprendizagens da leitura e escrita. Para tanto, é fundamental que o professor seja um estimulador no trabalho psicomotor das crianças, envolvendo-se com o assunto, com as particularidades de cada uma, e planejando o seu trabalho com abrangência de todos os fatores psicomotores básicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087 10.33448/rsd-v12i2.38087 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i2.38087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38087/32842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Regina Gonçalves Pio; Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e17412238087 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e17412238087 Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e17412238087 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052613746753536 |