Estudo de criação e validação de tecnologia educativa para cuidadores de crianças com fratura distal do antebraço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Keliane Serra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pessôa, Andreza Alves, Marinho, Daliane Ferreira, Paixão, Daniel Garcia, Nascimento, Debora Carolina Santos do, Lima, Fernanda da Silva, Oliveira, Josiete Batista de, Mota, Mayara Renata Lima, Alexandrino, Thiago da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36333
Resumo: Introdução: Mais de 40% das meninas e mais de 50% dos meninos sofrem pelo menos uma fratura durante a infância e adolescência, sendo as fraturas distais do antebraço as mais comuns e são responsáveis por até um terço de todas as fraturas pediátricas. A utilização de instrumentos educativos possibilita que o paciente e o cuidador superem suas dificuldades e obtenham maior autonomia no processor do cuidar para melhores condições de saúde e qualidade de vida. Objetivo: Elaborar e validar uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos para os cuidadores de crianças com fratura distal do antebraço, para ser utilizada tanto no ambiente hospitalar quanto domiciliar. Materiais e métodos: Estudo de desenvolvimento metodológico de criação e validação de tecnologia educativa, realizada no município de Santarém-Pará, no período de janeiro a agosto de 2021. A criação da tecnologia educativa foi baseada na literatura científica. Na validação de conteúdo participaram 10 juízes especialistas, e na aparente, 15 cuidadores, que responderam a um questionário com 4 e 6 blocos, respectivamente. Para a estatística, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo por meio do software BioEstat 5.3. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo de cada blogo e global dos questionários alcançaram um valor acima do proposto pelo estudo. Conclusão:  A tecnologia educativa produzida possui validade estatística do seu conteúdo por juízes especialistas e cuidadores.
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A utilização de instrumentos educativos possibilita que o paciente e o cuidador superem suas dificuldades e obtenham maior autonomia no processor do cuidar para melhores condições de saúde e qualidade de vida. Objetivo: Elaborar e validar uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos para os cuidadores de crianças com fratura distal do antebraço, para ser utilizada tanto no ambiente hospitalar quanto domiciliar. Materiais e métodos: Estudo de desenvolvimento metodológico de criação e validação de tecnologia educativa, realizada no município de Santarém-Pará, no período de janeiro a agosto de 2021. A criação da tecnologia educativa foi baseada na literatura científica. Na validação de conteúdo participaram 10 juízes especialistas, e na aparente, 15 cuidadores, que responderam a um questionário com 4 e 6 blocos, respectivamente. Para a estatística, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo por meio do software BioEstat 5.3. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo de cada blogo e global dos questionários alcançaram um valor acima do proposto pelo estudo. Conclusão:  A tecnologia educativa produzida possui validade estatística do seu conteúdo por juízes especialistas e cuidadores.Introduction: More than 40% of girls and more than 50% of boys suffer at least one fracture during childhood and adolescence, with distal forearm fractures being the most common and accounting for up to a third of all pediatric fractures. The use of educational instruments allows the patient and caregiver to overcome their difficulties and obtain greater autonomy in the care process for better health conditions and quality of life. Objective: To develop and validate a primer-type educational technology to mediate physical therapy care for caregivers of children with distal forearm fractures, to be used both in the hospital and in the home environment. Materials and methods: Methodological development study for the creation and validation of educational technology, carried out in the city of Santarém-Pará, from January to August 2021. The creation of educational technology was based on scientific literature. In the content validation, 10 specialist judges participated, and in the apparent one, 15 caregivers, who answered a questionnaire with 3 and 5 blocks, respectively. For statistics, the Content Validity Index was calculated using the BioEstat 5.3 software. Results: The Content Validity Index of each blog and the overall questionnaire reached a value above that proposed by the study. Conclusion: The educational technology produced has statistical validity of its content by expert judges and caregivers.Introducción: Más del 40% de las niñas y más del 50% de los niños sufren al menos una fractura durante la infancia y la adolescencia, siendo las fracturas de antebrazo distal las más frecuentes y responsables de hasta un tercio de todas las fracturas pediátricas. El uso de instrumentos educativos permite al paciente y cuidador superar sus dificultades y obtener mayor autonomía en el proceso de atención para mejores condiciones de salud y calidad de vida. Objetivo: Desarrollar y validar una tecnología educativa, del tipo cuadernillo, para mediar en el cuidado fisioterapéutico a cuidadores de niños con fractura de antebrazo distal, para ser utilizada tanto en el ámbito hospitalario como domiciliario. Materiales y métodos: Estudio de desarrollo metodológico de creación y validación de tecnología educativa, realizado en la ciudad de Santarém-Pará, de enero a agosto de 2021. La creación de tecnología educativa se basó en la literatura científica. En la validación de contenido participaron 10 jueces expertos y en la aparente 15 cuidadores, quienes respondieron un cuestionario de 4 y 6 bloques, respectivamente. Para las estadísticas, el Índice de Validez de Contenido se calculó utilizando el software BioEstat 5.3. Resultados: El Índice de Validez de Contenido de cada blog y el global de los cuestionarios alcanzaron un valor superior al propuesto por el estudio. Conclusión: La tecnología educativa producida tiene validez estadística de su contenido por jueces expertos y cuidadores.Research, Society and Development2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3633310.33448/rsd-v11i14.36333Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e359111436333Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e359111436333Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e3591114363332525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36333/30425Copyright (c) 2022 Keliane Serra Portela; Andreza Alves Pessôa; Daliane Ferreira Marinho; Daniel Garcia Paixão; Debora Carolina Santos do Nascimento; Fernanda da Silva Lima; Josiete Batista de Oliveira; Mayara Renata Lima Mota; Thiago da Costa Alexandrinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Keliane SerraPessôa, Andreza AlvesMarinho, Daliane FerreiraPaixão, Daniel GarciaNascimento, Debora Carolina Santos doLima, Fernanda da Silva Oliveira, Josiete Batista de Mota, Mayara Renata LimaAlexandrino, Thiago da Costa 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36333Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:56.101098Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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