Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolfo, Cristiano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42701
Resumo: Um dos desafios do ensino de marketing está no uso de estratégias e recursos didáticos que promovam um aprendizado ativo e significativo alinhado à realidade do mercado e do marketing contemporâneo. Com base nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de uso de histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de temas de marketing em sala de aula. Para atender esse objetivo elaborou-se um processo que descreve um conjunto de tarefas que podem ser seguidas em sala de aula e contextualizados de acordo com a realidade e o conteúdo de cada disciplina. O processo em questão foi elaborado com base na análise da literuratura sobre o tema e baseado também em experiências vivênciadas em sala de aula que indicam a viabilidade da proposta. Associar a elaboração de histórias em quadrinhos ao ensino e aprendizagem de marketing é uma das principais contribuições do trabalho, pois indica o potencial de utilizar-se este recurso didático para um aprendizado ativo e significativo sobre o tema. Também caracteriza uma contribuição do estudo, a concepção de um processo que pode ser adaptado no ensino superior, proporcionando a elaboração de histórias em quadrinhos sobre marketing em sala de aula. O uso de histórias em quadrinhos pode ser uma estratégia lúdica, capaz de atrair e estimular os alunos ao estudo de temas de marketing, promovendo assim motivação, interação e engajamento, em contraponto às aulas meramente expositivas e monólogas.
id UNIFEI_2fa83095ef815e5ef2a39c92fe39f3c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42701
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketingComics as a didactic resource for teaching and learning marketingEl cómic como recurso didáctico para la enseñanza y el aprendizaje del marketingEducación en mercadotecniaCómicsEnseñanza superior.Ensino de marketingHistórias em quadrinhosEnsino superior.Marketing educationComicsUniversity education.Um dos desafios do ensino de marketing está no uso de estratégias e recursos didáticos que promovam um aprendizado ativo e significativo alinhado à realidade do mercado e do marketing contemporâneo. Com base nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de uso de histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de temas de marketing em sala de aula. Para atender esse objetivo elaborou-se um processo que descreve um conjunto de tarefas que podem ser seguidas em sala de aula e contextualizados de acordo com a realidade e o conteúdo de cada disciplina. O processo em questão foi elaborado com base na análise da literuratura sobre o tema e baseado também em experiências vivênciadas em sala de aula que indicam a viabilidade da proposta. Associar a elaboração de histórias em quadrinhos ao ensino e aprendizagem de marketing é uma das principais contribuições do trabalho, pois indica o potencial de utilizar-se este recurso didático para um aprendizado ativo e significativo sobre o tema. Também caracteriza uma contribuição do estudo, a concepção de um processo que pode ser adaptado no ensino superior, proporcionando a elaboração de histórias em quadrinhos sobre marketing em sala de aula. O uso de histórias em quadrinhos pode ser uma estratégia lúdica, capaz de atrair e estimular os alunos ao estudo de temas de marketing, promovendo assim motivação, interação e engajamento, em contraponto às aulas meramente expositivas e monólogas.One of the challenges of teaching marketing is the use of strategies and didactic resources that promote active and meaningful learning about the reality of the market and contemporary marketing. Based on this context, this article aims to present a proposal for the use of comics as a didactic resource for teaching and learning marketing topics in the classroom. To meet this objective, a process was developed that describes a set of tasks that can be followed in the classroom and contextualized according to the reality and content of each discipline. The process in question was elaborated based on the analysis of the literature on the subject and also based on experiences in the classroom that show the viability of the proposal. Associating the creation of comics with marketing teaching and learning is one of the main contributions of the work, as it indicates the potential of using this didactic resource for active and meaningful learning on the subject. It also characterizes a contribution of the study, the conception of a process that can be adapted in higher education, providing the elaboration of comics about marketing in the classroom. The use of comics can be a playful strategy, capable of attracting and stimulating students to study marketing topics, thus promoting motivation, interaction and engagement, as opposed to merely lectures and monologues.Uno de los retos de la enseñanza del marketing es el uso de estrategias y recursos didácticos que promuevan un aprendizaje activo y significativo sobre la realidad del mercado y del marketing contemporáneo. A partir de este contexto, este artículo tiene como objetivo presentar una propuesta para el uso de la historieta como recurso didáctico para la enseñanza y el aprendizaje de temas de marketing en el aula. Para cumplir con este objetivo se desarrolló un proceso que describe un conjunto de tareas que pueden ser seguidas en el aula y contextualizadas de acuerdo a la realidad y contenido de cada disciplina. El proceso en mención fue elaborado con base en el análisis de la literatura sobre el tema y también en base a experiencias en el aula que muestran la viabilidad de la propuesta. Asociar la creación de historietas con la enseñanza y el aprendizaje del marketing es una de las principales contribuciones del trabajo, pues indica la potencialidad del uso de este recurso didáctico para el aprendizaje activo y significativo sobre el tema. También caracteriza una contribución del estudio, la concepción de un proceso que puede ser adaptado en la educación superior, proporcionando la elaboración de cómics sobre marketing en el aula. El uso de historietas puede ser una estrategia lúdica, capaz de atraer y estimular a los estudiantes a estudiar temas de marketing, promoviendo así la motivación, la interacción y el compromiso, en lugar de meras conferencias y monólogos.Research, Society and Development2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4270110.33448/rsd-v12i7.42701Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e14312742701Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e14312742701Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e143127427012525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42701/34447Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTolfo, Cristiano2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42701Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
Comics as a didactic resource for teaching and learning marketing
El cómic como recurso didáctico para la enseñanza y el aprendizaje del marketing
title Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
spellingShingle Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
Tolfo, Cristiano
Educación en mercadotecnia
Cómics
Enseñanza superior.
Ensino de marketing
Histórias em quadrinhos
Ensino superior.
Marketing education
Comics
University education.
title_short Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
title_full Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
title_fullStr Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
title_sort Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de marketing
author Tolfo, Cristiano
author_facet Tolfo, Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolfo, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educación en mercadotecnia
Cómics
Enseñanza superior.
Ensino de marketing
Histórias em quadrinhos
Ensino superior.
Marketing education
Comics
University education.
topic Educación en mercadotecnia
Cómics
Enseñanza superior.
Ensino de marketing
Histórias em quadrinhos
Ensino superior.
Marketing education
Comics
University education.
description Um dos desafios do ensino de marketing está no uso de estratégias e recursos didáticos que promovam um aprendizado ativo e significativo alinhado à realidade do mercado e do marketing contemporâneo. Com base nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de uso de histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizagem de temas de marketing em sala de aula. Para atender esse objetivo elaborou-se um processo que descreve um conjunto de tarefas que podem ser seguidas em sala de aula e contextualizados de acordo com a realidade e o conteúdo de cada disciplina. O processo em questão foi elaborado com base na análise da literuratura sobre o tema e baseado também em experiências vivênciadas em sala de aula que indicam a viabilidade da proposta. Associar a elaboração de histórias em quadrinhos ao ensino e aprendizagem de marketing é uma das principais contribuições do trabalho, pois indica o potencial de utilizar-se este recurso didático para um aprendizado ativo e significativo sobre o tema. Também caracteriza uma contribuição do estudo, a concepção de um processo que pode ser adaptado no ensino superior, proporcionando a elaboração de histórias em quadrinhos sobre marketing em sala de aula. O uso de histórias em quadrinhos pode ser uma estratégia lúdica, capaz de atrair e estimular os alunos ao estudo de temas de marketing, promovendo assim motivação, interação e engajamento, em contraponto às aulas meramente expositivas e monólogas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42701
10.33448/rsd-v12i7.42701
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42701
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42701/34447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiano Tolfo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e14312742701
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e14312742701
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e14312742701
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628604026880