Estratégia educacional em pacientes com insuficiência cardíaca crônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37520 |
Resumo: | A insuficiência cardíaca (IC) é considerada um grave problema de saúde pública cuja elevada prevalência está associada ao envelhecimento populacional e a melhorias no tratamento. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma estratégia educacional na qualidade de vida e na adesão ao tratamento ambulatorial dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Trata-se de um estudo clínico randomizado, com divisão em grupos intervenção (GI) e controle (GC) por meio de amostragem aleatória simples. Todos os dados foram analisados utilizando STATA 14.0 e o nivel de significância de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir dos resultados, a comparação entre os grupos após a intervenção educativa evidenciou significância estatística apenas na avaliação da qualidade de vida pelo questionário WHOQOL-BREF, nas dimensões psicológica e meio ambiente. No entanto, nenhuma diferença estatística foi relatada nas pontuações de adesão ao tratamento entre os grupos após a intervenção. A classificação da qualidade de vida (QV) pelo Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) após 12 meses de intervenção, que os pacientes classificados com boa QV passaram de 33,3% para 57,41%, com moderada QV aumentou de 31,48% para 38,89% e com ruim QV houve redução de aproximadamente 90%. |
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Estratégia educacional em pacientes com insuficiência cardíaca crônica Educational strategy in patients with chronic heart failureEstrategia educativa en pacientes con insuficiencia cardíaca crónicaCalidad de vidaEducaciónInsuficiencia cardíaca.EducaçãoQualidade de vidaInsuficiência cardíaca.Education Quality of lifeHeart failure.A insuficiência cardíaca (IC) é considerada um grave problema de saúde pública cuja elevada prevalência está associada ao envelhecimento populacional e a melhorias no tratamento. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma estratégia educacional na qualidade de vida e na adesão ao tratamento ambulatorial dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Trata-se de um estudo clínico randomizado, com divisão em grupos intervenção (GI) e controle (GC) por meio de amostragem aleatória simples. Todos os dados foram analisados utilizando STATA 14.0 e o nivel de significância de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir dos resultados, a comparação entre os grupos após a intervenção educativa evidenciou significância estatística apenas na avaliação da qualidade de vida pelo questionário WHOQOL-BREF, nas dimensões psicológica e meio ambiente. No entanto, nenhuma diferença estatística foi relatada nas pontuações de adesão ao tratamento entre os grupos após a intervenção. A classificação da qualidade de vida (QV) pelo Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) após 12 meses de intervenção, que os pacientes classificados com boa QV passaram de 33,3% para 57,41%, com moderada QV aumentou de 31,48% para 38,89% e com ruim QV houve redução de aproximadamente 90%.Heart failure (HF) is considered a serious public health problem whose high prevalence is associated with population aging and improvements in treatment. This study aimed to evaluate the impact of an educational strategy on quality of life and adherence to outpatient treatment of patients with chronic heart failure. This is a randomized clinical study, divided into intervention (IG) and control (CG) groups by means of simple random sampling. All data were analyzed using STATA 14.0 and the significance level of p<0.05. The study was approved by the Research Ethics Committee. Based on the results, the comparison between the groups after the educational intervention showed statistical significance only in the assessment of quality of life using the WHOQOL-BREF questionnaire, in the psychological and environmental dimensions. However, no statistical differences were reported in treatment adherence scores between the groups after the intervention. The quality of life (QoL) rating by the Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) after 12 months of intervention, that patients classified with good QoL increased from 33.3% to 57.41%, with moderate QoL increased from 31 .48% to 38.89% and with poor QOL there was a reduction of approximately 90%.La insuficiencia cardíaca (IC) se considera un grave problema de salud pública cuya alta prevalencia se asocia con el envejecimiento de la población y la mejora en el tratamiento. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el impacto de una estrategia educativa en la calidad de vida y la adherencia al tratamiento ambulatorio de pacientes con insuficiencia cardíaca crónica. Se trata de un estudio clínico aleatorizado, dividido en grupos de intervención (GI) y control (GC) mediante muestreo aleatorio simple. Todos los datos se analizaron utilizando STATA 14.0 y el nivel de significancia de p<0.05. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Con base en los resultados, la comparación entre los grupos después de la intervención educativa mostró significación estadística solo en la evaluación de la calidad de vida mediante el cuestionario WHOQOL-BREF, en las dimensiones psicológica y ambiental. Sin embargo, no se informaron diferencias estadísticas en las puntuaciones de adherencia al tratamiento entre los grupos después de la intervención. La calificación de la calidad de vida (QoL) por el Cuestionario de Vivir con Insuficiencia Cardíaca de Minnesota (MLHFQ) después de 12 meses de intervención, que los pacientes clasificados con buena QoL aumentó de 33,3% a 57,41%, con calidad de vida moderada aumentó de 31,48% a 38,89 % y con calidad de vida deficiente hubo una reducción de aproximadamente el 90%.Research, Society and Development2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3752010.33448/rsd-v11i15.37520Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e382111537520Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e382111537520Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3821115375202525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37520/31314Copyright (c) 2022 Tânia Pavão Oliveira Rocha; Darci Ramos Fernandes; José Albuquerque Neto; Jorgileia Braga Melo; Kátia Maria Sousa de Deus; Glauce Oliveira Lima Gonçalves; Arthurieta Silva; Lise Coutinho; Maria Paula Rocha Machado; Ricardo Mourilhe-Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Tânia Pavão OliveiraFernandes, Darci Ramos Albuquerque Neto, José Melo, Jorgileia Braga Deus, Kátia Maria Sousa deGonçalves, Glauce Oliveira LimaSilva, ArthurietaCoutinho, LiseMachado, Maria Paula RochaMourilhe-Rocha, Ricardo 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37520Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:39.914942Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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